NOVA AURORA

PARANÁ

Torneio de futebol das forças de segurança vai ajudar crianças carentes

Publicado em

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), em parceria com o Club Athletico Paranaense e a Fundação Athletico Paranaense (Funcap), promoverá a 9ª edição do Torneio Master das Forças de Segurança no dia 14 de dezembro, das 8h às 20h, na Ligga Arena. O evento será aberto ao público, e a entrada será a doação de um brinquedo novo por pessoa. 

“Compareçam para prestigiar os agentes de segurança nesta que é a 9ª edição do Torneio Master das Forças de Segurança Pública e contará com a presença de forças municipais, estaduais e federais. Para a entrada, pedimos que as pessoas tragam brinquedos novos, os quais serão destinados às crianças, por meio de instituições filantrópicas, neste final de ano”, destacou um dos coordenadores do evento, major Jota Cruz.

Este ano o Torneio beneficente de futebol, que é realizado desde 2016, contará com a presença de 18 times, sendo duas equipes femininas. As forças que participarão incluem as Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, a Guarda Municipal de Curitiba e a equipe da Sesp.

Leia Também:  Por causa das chuvas, Parque Pico Marumbi é fechado para visitação

DOAÇÕES – Os brinquedos arrecadados serão entregues logo após o término dos jogos para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catamare), Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto – Legião da Boa Vontade, Instituto Anjo Azul e Eco Cavalaria. Cerca de 1.000 brinquedos já foram recebidos como parte da inscrição dos jogadores, e também serão entregues para as instituições no dia.

Além dos brinquedos, com a taxa de inscrição dos atletas foram adquiridas 6.400 fraldas geriátricas, que já foram entregues para a Cruzada Cosme e Damião de Assistência Social, no início de novembro.

“O Torneio está crescendo a cada ano por vários motivos, entre eles o apoio integral e irrestrito do Athletico e da FUNCAP, da população e dos servidores da Secretaria. O evento nos traz benefícios como a valorização e integração entre os servidores, aproximação com a comunidade e a filantropia, de forma a ajudar os que mais precisam”, comentou um dos coordenadores do Torneio, major Luciano Buski. 

Leia Também:  100 dias: Compagas tem foco na nova concessão e projetos ligados à sustentabilidade

Para o público que prestigiar o evento, serão sorteados diversos brindes, incluindo duas camisas oficiais do Club Athletico Paranaense. 

Confira o cronograma dos jogos:

8h às 9h15 – Bombeiros x 6° CRPM

9h20 às 10h35 – CME x Exército

10h40 às 11h55 – Militares – Fem. (PM-CBM-EB) x Fem. Civil (DEPPEN-PCP-PCPR-GM Ctba-PRF-PF)

12h às 13h15 – 1°CRPM (13°BPM-23°BPM) x Polícia Federal

13h20 às 14h35 – CPE x GM Ctba

14h40 às 15h55 – 1°CRPM (12°BPM-20°BPM) x PRF

16h às 17h15 – Comando-Geral x Polícia Penal

17h20 às 18h35 – Casa Militar x Polícia Civil

18h40 às 19h55 – Sesp x Polícia Científica

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com investimento de mais de R$ 260 milhões, Paraná vai ganhar 11 novos hospitais

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado participa da Feira da Saúde com exames e atividades junto à população de Londrina

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA