NOVA AURORA

PARANÁ

TI na prática: alunos do Talento Tech fazem visita imersiva na Smart City Expo Curitiba

Publicado em

Os alunos do Talento Tech marcaram presença na Smart City Expo Curitiba 2025, maior evento de cidades inteligentes das Américas. Ao todo 120 alunos matriculados no programa estadual de qualificação profissional em Tecnologia da Informação participaram de um dia de visita à feira de inovação em conjunto com 40 assistentes do programa, entre professores, assistente e coordenadores.

O secretário da Inovação, Alex Canziani acompanhou os alunos na passagem pelo stand do Governo do Estado, o Smart Paraná, onde estão sendo realizadas apresentações de projetos e investimentos nas áreas de inovação, tecnologia, empreendedorismo e governança.

“Foi uma alegria enorme poder ver de perto o entusiasmo desses jovens com o programa, com as oportunidades que estão sendo geradas e todo o futuro que eles vão poder construir com essa formação que estão recebendo. Com certeza é uma iniciativa que está transformando não só a vida desses jovens, como das suas cidades e consequentemente do Paraná”, disse.

Desenvolvido de forma conjunta pelas secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Planejamento (SEPL), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Educação (Seed), Fundação Araucária e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o programa Talento Tech conta com um investimento de R$ 62 milhões e tem como objetivo capacitar jovens para atuar no setor de tecnologia, promovendo formação gratuita e conexão com o mercado de trabalho.

Moradores de Tunas do Paraná, cidade com pouco mais de 6.300 habitantes segundo o último censo do IBGE, o trio de amigos Dhyan Carlo (16 anos) Fellipe Amaral (17 anos) e Samuel de Souza Burkner (19 anos) estão no último módulo do curso do Talento Tech, que consiste na criação de um projeto em conjunto com as empresas parcerias do programa.

Leia Também:  Temporada do pinhão começa nesta terça-feira; IAT reforça regras para comercialização

Para Fellipe, o Talento Tech se tornou um importante instrumento para agregar na sua formação profissional. “Esse último ano no Talento Tech foi muito legal porque no começo eu não entendia muito sobre essas coisas de programação, códigos e linguagens, e agora eu consigo ter mais noção de como funcionam essas tecnologias”, disse.

Samuel conta sobre a experiência positiva de participar da feira e ver na prática tudo que havia estudado durante o curso. “Foi bem legal poder participar das palestras, ver produtos que usam inteligência artificial e outras coisas que a gente viu nos últimos módulos sendo aplicados, então foi um aprendizado bem interessante poder ver pessoalmente o que vimos antes na teoria”, afirmou.

Próximo do final do curso, Dhyan reflete sobre como usar seus conhecimentos para trazer benefícios para sua comunidade. “A base é o estudo, é isso que vai fazer a nossa mente se abrir e pensamos no que vamos poder fazer pela sociedade, o que a gente vai desenvolver para melhorar a vida das pessoas”, disse.

Dhyan conta ainda que já está com a cabeça pensando no futuro. “Eu tenho certeza que tudo que aprendi vai dar um grande salto para a minha vida, como pensar na faculdade que vou fazer, ou já engrenar em um emprego quando terminar o curso. Toda essa experiência vai ser muito importante para que lá na frente eu me torne um profissional melhor”, finalizou.

Leia Também:  Pesquisadores paranaenses levam ciência e inovação a crianças nas férias escolares

A professora da UEPG e coordenadora do programa, Paola Scortegagna, explica que a ideia de levar os alunos para o Smart City foi possibilitar um contato maior com tecnologias que vêm sendo criadas que impactam diretamente o cotidiano de pessoas ao redor do mundo.

“Embora exista o acesso à informação, esses jovens muitas vezes por estarem em cidades com uma infraestrutura menor não conhecem esse universo da tecnologia de perto. É uma forma deles verem o mundo por si mesmos, com os próprios pés. Trouxemos alunos dos mais diversos lugares, do Norte, do Oeste, alguns ficaram viajaram mais de oito horas, porque viram o potencial que isso traz para a formação deles”, disse

Durante a duração do programa serão 1.000 alunos por ano qualificados no curso, sendo 500 do ensino médio e 500 do ensino superior. O objetivo é formar 3.000 jovens até o final dos três anos do programa de qualificação. Participam do Talento Tech estudantes dos 50 municípios com as menores classificações no Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Em conjunto com entidades do setor, Paraná apresenta sugestões para o Plano Safra 2023/24

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Temporada do pinhão começa nesta terça-feira; IAT reforça regras para comercialização

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA