NOVA AURORA

PARANÁ

Terminam no dia 20 de dezembro as inscrições para adquirir casas populares em Ventania

Publicado em

As famílias que buscam comprar uma das 84 novas casas populares que o Governo do Estado está construindo em Ventania, na região dos Campos Gerais, têm até a próxima terça-feira (20) para se inscrever no processo seletivo. Os interessados devem preencher a ficha de cadastro no site da Cohapar, responsável pela fiscalização da obra e seleção dos beneficiários.

Financiados diretamente pela companhia, os imóveis têm plantas com 43 m² e unidades de 47 m² adaptadas para pessoas com deficiência. Todas as casas contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, cujo projeto arquitetônico e as dimensões dos lotes permitem futuras ampliações pelos proprietários.

Segundo o chefe em exercício do escritório regional da Cohapar em Ponta Grossa, Leonardo Linder, a obra será entregue assim que a comercialização das unidades for concluída. “A construção foi finalizada com sucesso e a vistoria já foi realizada, portanto entregaremos no prazo estipulado em contrato”, diz.

Leia Também:  Inscrições de empresas âncoras do BRDE Labs encerram na próxima terça-feira

PROCESSO SELETIVO – Com um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões, o Residencial Ventania I é destinado a pessoas com renda familiar de até seis salários mínimos e que não possuem casa própria. A prioridade de atendimento será para aquelas que atendem o maior número de critérios (mulher chefe de família, pessoa com deficiência na família, morador de área de risco ou desabrigado, criança e/ou adolescente na casa, BPC na família, ônus excessivo de aluguel).

Após o fechamento das inscrições, no dia 03 de janeiro os técnicos da Cohapar iniciarão a análise de crédito dos pretendentes. Até este período é necessário que aqueles que tiverem interesse em participar estejam sem restrições em seu nome. Os inscritos serão organizados por ordem dos critérios e convocados via telefone, e-mail e publicação no site para apresentação dos documentos comprobatórios e simulação do financiamento.

O custo do financiamento poderá ser dividido em até 420 meses pelos beneficiários aprovados, que também poderão ter isenção de entrada e arcarão com juros imobiliários de apenas 2% ao ano. Para este empreendimento haverá uma novidade: famílias com renda de até 3 salários mínimos terão um desconto de R$ 15 mil no valor da unidade.

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum de Hidrogênio Renovável do Paraná

ATENDIMENTO – Quem quiser saber mais sobre o projeto, tiver dúvidas ou tiver dificuldades na realização da inscrição deve entrar em contato com o escritório regional da Cohapar.

“Eles podem ligar das 8h às 12h e das 13h às 17h, no telefone (42) 3219-2950, do escritório da Cohapar em Ponta Grossa. Este número também funciona para mensagens via WhatsApp”, explica Luiz Mariotto, chefe da Divisão de Pesquisa. “A Prefeitura de Ventania também está prestando assistência no CRAS para quem precisa de ajuda presencialmente”.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ventania fica na Rua Henrique Lemes Pinheiro, 927, próximo ao ginásio de esportes municipal, no centro da cidade.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Projetek da UEL entrega 1º projeto e ajuda Cafeara a viabilizar barracões industriais

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum de Hidrogênio Renovável do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA