NOVA AURORA

PARANÁ

Tecpar vai trabalhar em parceria com hospitais veterinários para melhorar prestação de serviços

Publicado em

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV) assinaram um acordo nesta quarta-feira (15) para que a área de certificação do Tecpar seja parceira na implementação do Programa de Acreditação da associação, para atuar como organismo certificador reconhecido da ABVH junto a hospitais, clínicas e centros de diagnósticos veterinários que buscam a acreditação.

Pelo acordo, a área de certificação do Tecpar irá atuar como avaliador de terceira parte, para realizar a avaliação, de maneira imparcial, da conformidade dos estabelecimentos veterinários com os requisitos do programa delineado pela associação.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou que a parceria é um reconhecimento do mercado veterinário brasileiro, tendo em vista que o instituto oferece diversas soluções para saúde pública veterinária.

“O Tecpar é o único laboratório oficial a produzir a vacina antirrábica veterinária ao Ministério da Saúde, é o primeiro laboratório do Sul do Brasil a ser credenciado nos Estados Unidos e na União Europeia para realizar a análise sorológica veterinária para animais de companhia e logo irá iniciar as obras do novo laboratório de produção de insumos veterinários. A parceria com a ABVH é um reconhecimento da área ao Tecpar”, observa.

Leia Também:  De maneira inédita, Governo vai aumentar repasse de recursos para hospitais do Paraná

Os insumos que serão fabricados atendem ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao todo, sete insumos veterinários serão produzidos pelo Tecpar: tuberculina PPD bovina, tuberculina PPD aviária, antígeno acidificado tamponado (AAT), prova lenta (PL) em tubos, anel do leite Ring Test (RT), kit para diagnóstico da brucelose ovina e kit para diagnóstico da leucose bovina.

ACREDITAÇÃO – O Programa de Acreditação da ABVH, do qual agora o Tecpar irá realizar auditorias, busca evidenciar a competência técnica, capacidade de gestão e confiabilidade na prestação de serviços veterinários, abordando dimensões como exigências legais, infraestrutura e prestação de serviços, por exemplo.

Marcelus Sanson, vice-presidente da ABHV, salientou que a parceria com o Tecpar como avaliador da conformidade irá trazer ganhos para a área veterinária. “Com a acreditação, os estabelecimentos veterinários acreditados mantêm-se sempre atualizados, fazendo uso as melhores práticas da medicina veterinária. Esse acordo com o Tecpar fará parte da história da medicina veterinária”, ressalta.

Leia Também:  Técnicos da Saúde debatem políticas de prevenção de acidentes de trânsito, em Brasília

De acordo com o diretor distrital do Paraná da ABHV, Roberto Lange, os estabelecimentos interessados em receber a acreditação entram em contato com a associação, que inicia o processo de auditorias, que passa a contar agora com o Tecpar como organismo certificador.

“É muito importante para a associação ter essa parceria com o Tecpar, uma instituição respeitada, genuinamente paranaense, do Governo do Estado e que trabalha para o público. O Tecpar vai apoiar a melhoria dos estabelecimentos veterinários”, salienta.

VISITA – Após a reunião de assinatura do acordo, os representantes da ABHV realizaram uma visita técnica à área de certificação do Tecpar, conduzidos pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Pessoa, e pelo gerente do Tecpar Certificação, Fabio Corrales.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Projeto Unicentro de Braços Abertos reúne 800 alunos de Ensino Médio em Prudentópolis

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR investiga furtos ocorridos em hospitais de Curitiba

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA