NOVA AURORA

PARANÁ

Tecpar vai trabalhar em parceria com hospitais veterinários para melhorar prestação de serviços

Publicado em

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV) assinaram um acordo nesta quarta-feira (15) para que a área de certificação do Tecpar seja parceira na implementação do Programa de Acreditação da associação, para atuar como organismo certificador reconhecido da ABVH junto a hospitais, clínicas e centros de diagnósticos veterinários que buscam a acreditação.

Pelo acordo, a área de certificação do Tecpar irá atuar como avaliador de terceira parte, para realizar a avaliação, de maneira imparcial, da conformidade dos estabelecimentos veterinários com os requisitos do programa delineado pela associação.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou que a parceria é um reconhecimento do mercado veterinário brasileiro, tendo em vista que o instituto oferece diversas soluções para saúde pública veterinária.

“O Tecpar é o único laboratório oficial a produzir a vacina antirrábica veterinária ao Ministério da Saúde, é o primeiro laboratório do Sul do Brasil a ser credenciado nos Estados Unidos e na União Europeia para realizar a análise sorológica veterinária para animais de companhia e logo irá iniciar as obras do novo laboratório de produção de insumos veterinários. A parceria com a ABVH é um reconhecimento da área ao Tecpar”, observa.

Leia Também:  Paraná estuda parceria com a organização Gerando Falcões para acelerar desenvolvimento social

Os insumos que serão fabricados atendem ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao todo, sete insumos veterinários serão produzidos pelo Tecpar: tuberculina PPD bovina, tuberculina PPD aviária, antígeno acidificado tamponado (AAT), prova lenta (PL) em tubos, anel do leite Ring Test (RT), kit para diagnóstico da brucelose ovina e kit para diagnóstico da leucose bovina.

ACREDITAÇÃO – O Programa de Acreditação da ABVH, do qual agora o Tecpar irá realizar auditorias, busca evidenciar a competência técnica, capacidade de gestão e confiabilidade na prestação de serviços veterinários, abordando dimensões como exigências legais, infraestrutura e prestação de serviços, por exemplo.

Marcelus Sanson, vice-presidente da ABHV, salientou que a parceria com o Tecpar como avaliador da conformidade irá trazer ganhos para a área veterinária. “Com a acreditação, os estabelecimentos veterinários acreditados mantêm-se sempre atualizados, fazendo uso as melhores práticas da medicina veterinária. Esse acordo com o Tecpar fará parte da história da medicina veterinária”, ressalta.

Leia Também:  Com documentos centenários, Museu Penitenciário do Paraná reabre agendamento

De acordo com o diretor distrital do Paraná da ABHV, Roberto Lange, os estabelecimentos interessados em receber a acreditação entram em contato com a associação, que inicia o processo de auditorias, que passa a contar agora com o Tecpar como organismo certificador.

“É muito importante para a associação ter essa parceria com o Tecpar, uma instituição respeitada, genuinamente paranaense, do Governo do Estado e que trabalha para o público. O Tecpar vai apoiar a melhoria dos estabelecimentos veterinários”, salienta.

VISITA – Após a reunião de assinatura do acordo, os representantes da ABHV realizaram uma visita técnica à área de certificação do Tecpar, conduzidos pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Pessoa, e pelo gerente do Tecpar Certificação, Fabio Corrales.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

R$ 77 milhões: Governo divulga resultado preliminar do Compra Direta Paraná 2025

Published

on

By

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta sexta-feira (04) a classificação preliminar da Chamada Pública do Programa Compra Direta Paraná 2025. Por meio dele serão contratados gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e hospitais filantrópicos, entre outros.

Também serão atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estes poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.

Para esta edição deverão ser contratadas 185 Associações e Cooperativas, de todas as regionais do Estado, totalizando um investimento de R$ 77 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Nos próximos 12 meses serão entregues 63 gêneros, de 10 grupos: arroz, complementos, farinhas, feijão, frutas, hortaliças, legumes, ovos, pão, polpas e sucos, totalizando 8.300 toneladas.

Leia Também:  Para incentivar turismo, Paraná participou de 25 exposições, feiras e festivais em 2023

Os projetos preliminares foram encaminhados a todas as organizações para conferência e eventuais ajustes, como desistência de grupos, municípios a serem atendidos e valor limite do contrato. Neste caso o grupo passa automaticamente para o próximo classificado, que deverá se manifestar sobre o interesse no fornecimento por email.

Na próxima semana deverá ser divulgada a classificação final, com início da formalização dos contratos. Estima-se que o início do fornecimento ocorra na segunda quinzena de abril.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA