PARANÁ
Tecpar abre edital para selecionar empresas para programa de incubação
Publicado em
3 de fevereiro de 2025por

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) está com edital aberto para novos ingressos de empresas ou startups no seu programa de incubação. Serão selecionadas 11 empresas de base tecnológica que tenham propostas de produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores. Para se candidatar a uma vaga, os participantes precisam demostrar inovação em seu projeto, conforme critérios que serão avaliados por uma banca examinadora.
O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, ressalta que uma das vocações do instituto é estimular o empreendedorismo tecnológico inovador no Paraná e que, com a incubadora, o Tecpar oferece a oportunidade para empreendedores que precisam de suporte para alavancar sua ideia e transformá-la em negócios de alto impacto.
“Como uma incubadora do Governo do Estado, o papel do Tecpar está direcionado na promoção do empreendedorismo tecnológico inovador com foco na geração de mais empregos, melhoria de renda e aumento na arrecadação do próprio Estado por meio da atividade econômica. Desta forma, os interessados têm esse incentivo para iniciar suas empresas com o apoio do Tecpar”, disse.
Criada em 1989 para estimular a geração e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores.
AMPLIAÇÃO – Segundo o gerente do Creative Hub do Tecpar, Rogério de Oliveira, o edital para novos ingressos está aberto até 2026, e a intenção do instituto é chegar a 20 empresas apoiadas. Atualmente, sete startups de base tecnológica participam do programa de incubação do Tecpar, e outras duas estão em processo de adesão.
“Nosso foco são empresas de base tecnológica, ou seja, empresas que investem em tecnologia nos seus processos, no desenvolvimento de seus produtos, e que sejam preferencialmente empresas de hardware. Além disso, é importante que, além de promover o desenvolvimento econômico, estes projetos busquem promover um impacto positivo na sociedade”, observa.
O edital prevê que o processo de incubação seja destinado a empresas que atuem nas seguintes áreas temáticas: saúde, saúde pública e atenção à saúde; bioprodutos; tecnologias para turismo; cidades inteligentes; e sustentabilidade ambiental e energias renováveis.
Ao ingressarem na Intec, os empreendedores passaram a percorrer duas “trilhas”, de negócio e de tecnologia. Essas trilhas têm como fases a implantação da empresa, seu crescimento, a consolidação comercial e sua graduação; e, ainda, o desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia que é alvo da incubação.
- Com apoio do Estado, pesquisa do DNA dos paranaenses já coletou 3 mil amostras
-
Com apoio do Estado, startup desenvolve bateria duradoura para carros elétricos
INFRAESTRUTURA – A incubadora conta com duas modalidades de incubação: residente, no Câmpus CIC do instituto, e não residente. Em ambos os casos a empresa terá à disposição valores especiais para ter acesso à infraestrutura do Tecpar para apoio tecnológico, como serviços de calibração, de ensaios laboratoriais físico-químicos e microbiológicos, de certificação da conformidade e de informação e extensão tecnológica.
Existe ainda a possibilidade de apoio na captação de recursos e na submissão de projetos em parceria, para que a tecnologia se torne viável, já que, segundo Moreira, um grande desafio das startups e empresas de tecnologia é obter recursos para alavancar os projetos.
“Os projetos de inovação têm um risco e um custo muito alto no início do seu desenvolvimento. Esse risco vai diminuindo na medida em que o projeto amadurece, e é nesse momento que a Intec contribui, para dar a segurança que a empresa precisa para ingressar no mercado de forma sólida”, explica Moreira.
Na incubadora, o empreendedor contará ainda com serviços de assessoria e consultoria especializados, bem como acesso a um laboratório com serviços de impressão 3D e de prototipagem de placas de circuito impresso.
Para obter informações sobre como participar do programa acesse o edital que está disponível no site do Tecpar.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Em Foz do Iguaçu, 150 agentes de viagens participam da Convenção da Abreu, primeira de 2025
Published
17 horas agoon
15 de março de 2025By

A Convenção da Agência Abreu abriu neste sábado (15) a série de grandes convenções turísticas que serão sediadas no Estado ao longo deste ano, como resultado do trabalho do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor, vinculado à secretaria estadual do Turismo (Setu). A programação em Foz reúne 150 colaboradores da empresa, que são impactados com as informações sobre potenciais e destinos turísticos paranaenses. As atividades prosseguem neste domingo (16).
A Abreu é uma agência de viagens de origem portuguesa, datada de 1840, que atualmente conta com mais de 1,5 mil colaboradores, nacionais e internacionais. A convite do Viaje Paraná, também participam da Convenção a Prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto Municipal de Turismo (IMT); a Prefeitura de Foz do Iguaçu; e o Visit Iguassu, instituição de promoção do Destino Iguaçu.
“Iniciamos o ano das Convenções no Estado com a Abreu e teremos tantas outras ao longo de 2025. Com isso, mostramos o quanto o Paraná está engajado em trazer a iniciativa privada do setor de turismo cada vez mais próxima do poder público. Esse é um momento único, em que apresentamos destinos e mostramos, principalmente, às agências de viagens e operadoras, o grande potencial do nosso turismo”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Nas convenções é reunido todo o time de vendas de uma empresa e seus principais fornecedores, no caso, agências de viagens. O propósito é que, após os eventos, os profissionais e colaboradores estejam preparados para comercializar os destinos, atrativos e potenciais paranaenses, inserindo-os no mercado do setor.
Ronnie Correa, representante da Abreu, disse estar impressionado com as informações que recebe, porque seu conhecimento sobre o Paraná era básico, muito condicionado apenas às experiências de trabalho.
“Hoje aprendi como esse Estado é rico em opções e atrativos turísticos. Mostrar um destino com tanto potencial turísticos e de investimento, é impressionante”, afirmou. “Já está trazendo e vai trazer ainda mais resultados fortes ao Estado em pouco tempo, à exemplo da nossa convenção, em que tudo isso está sendo mostrado e explicado a quem está na ponta vendendo. Esse é um case que deve servir de exemplo para outros Estado, porque beber água na fonte é muito diferente de beber água no rio, ou seja, a gente veio conhecer de perto o que tem no Paraná e estamos impressionados”, explicou.
PLANO DE AÇÃO – Em 2025, o Estado deve receber cerca de 5,3 mil agentes do setor de todo o Brasil em 10 convenções, graças ao esforço coordenado pelo Viaje Paraná. As convenções fazem parte dos planos de ação do Governo do Estado, que tem como foco trazer grandes operadoras para que seus representantes possam desfrutar dos atrativos e conhecer de perto a infraestrutura e a rica gastronomia paranaense. Somente neste mês de março, três grandes Convenções acontecem na Terra das Cataratas e em Curitiba, reunindo um público de aproximadamente 1,1 mil agentes.
O Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrikoski, disse que é um privilégio receber a primeira das grandes convenções do ano no município. “É muito bom observar, ao vivo, todos esses agentes de viagens conhecendo e vivenciando as experiências turísticas paranaenses, em especial as de Foz do Iguaçu. Essa oportunidade precisa ser aproveitada, porque através deste incentivo conseguimos trazer mais resultados ao nosso turismo. O Estado tem feito um excelente trabalho ao atuar nessa frente, possibilitando às operadoras terem um treinamento adequado sobre o destino, o que trará muitos resultados ao Paraná”, destacou.
EXPECTATIVA – O presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), José Luis Veloso, também esteve presente na convenção da Abreu, em Foz do Iguaçu. Ele afirmou que as expectativas são positivas, porque a Capital recebe, entre os dias 28 de março a 1° de abril, a Convenção da Schultz Operadora, que vai reunir 400 empresários e agentes de viagens. Na ocasião, devem ser apresentados os potenciais turísticos curitibanos, como a Zombie Walk, que reuniu mais de 20 mil pessoas no último Carnaval e já esta sendo comercializado na operadora, com pacotes para a edição de 2026.
“É muito importante essa parceria que o Governo do Estado tem feito com as prefeituras, em especial com Curitiba. É um sucesso e grandiosidade ter a oportunidade de mostrar os atrativos e o turismo de Curitiba para o Brasil e o mundo. O trabalho do Viaje Paraná é relevante ao que nós queremos para a Capital, que é o protagonismo, colocando a cidade nas vitrines do turismo mundial”, disse Veloso.
CALENDÁRIO – Ainda nesta domingo (16), Foz do Iguaçu recebe a Convenção da Visual/Rextur, que capacitam outros 350 agentes de viagens, até o dia 19.
Confira o calendário completo de capacitações, convenções e eventos do setor que contam com a participação do Estado neste mês de março, clicando AQUI.
Fonte: Governo PR

Mercado do boi gordo mantém tendência de alta com demanda aquecida

Governo destina milhões ao MST enquanto produtores enfrentam insegurança e altos custos

FPA critica isenção de imposto para importação de sardinhas

Colheita da soja avança e estimativas divergem entre instituições

Carolina Dieckmann fala como lista com críticas ao seu corpo: ‘Tenho direito’
PARANÁ


Em Foz do Iguaçu, 150 agentes de viagens participam da Convenção da Abreu, primeira de 2025
A Convenção da Agência Abreu abriu neste sábado (15) a série de grandes convenções turísticas que serão sediadas no Estado...


Adrenalina e velocidade: fãs apaixonados vibram com apresentação de carros na Red Bull Showrun
A região central de Curitiba foi dominada por amantes da velocidade e do automobilismo neste sábado (15). Mais de 70...


90 anos do Porto de Paranaguá: portuários relembram suas trajetórias na empresa pública
Nos 90 anos da Portos do Paraná, três portuários com décadas de experiência e atuação na empresa pública compartilharam suas...
POLÍCIA


BPTran Detém Indivíduo com Mandado de Prisão Durante Fiscalização de Trânsito
Durante operação de fiscalização de trânsito na noite de 13 de março de 2025, a equipe de motociclistas da Companhia...


PCPR conclui inquérito que apurava sinistro que causou morte de motorista em Pato Branco
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu o inquérito policial que investigava o sinistro de trânsito que vitimou um homem,...


PCPR prende duas pessoas por tentativa de homicídio ocorrida em Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu duas pessoas pela prática do crime de tentativa de homicídio. A captura aconteceu...
ENTRETENIMENTO


Carolina Dieckmann fala como lista com críticas ao seu corpo: ‘Tenho direito’
Carolina Dieckmann explicou o motivo de rebater as críticas à magreza que recebe quando posta algumas fotos de biquíni no...


Adriana Sant’Anna impressiona após realizar jejum intermitente: ‘Definida’
Adriana Sant’Anna mostrou nas redes sociais, um vídeo da tranformação que o seu corpo dela passou em 37 dias após...


Bruna Biancardi mostra Mavie e amiguinha em tarde juntas: ‘Garotinha carinhosa’
Bruna Biancardi compartilhou um momento especial com a filha, Mavie. A influenciadora publicou uma foto com a pequena deitada em...
ESPORTES


São Paulo conquista a Supercopa Feminina em final épica contra o Corinthians
Em um clássico Majestoso emocionante, o São Paulo Futebol Clube sagrou-se campeão inédito da Supercopa Feminina ao vencer o Corinthians...


Atlético-MG é hexacampeão do Campeonato Mineiro
O Atlético-MG sagrou-se hexacampeão do Campeonato Mineiro na tarde deste sábado, mesmo após ser derrotado pelo América-MG por 1 a...


Corinthians vence Novorizontino e assume a melhor campanha do Paulistão
O Corinthians venceu o Grêmio Novorizontino por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (03.02), em partida antecipada da 11ª...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR2 dias ago
CCJ aprova projeto que cria a Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral e de Apoio às Vítimas
-
AGRONEGÓCIO2 dias ago
Prepare-se: maratona da declaração do IR começa segunda-feira
-
POLÍTICA PR2 dias ago
Deputado Marcio Pacheco (PP) e mais 14 parlamentares assinam Moção contra a Prática do Aborto no Brasil
-
AGRONEGÓCIO2 dias ago
Produção de grãos pode bater recorde na safra 2024/25