NOVA AURORA

PARANÁ

Técnicos da Sanepar visitam Ecobarreira, projeto que retirou 20 toneladas de lixo de rio

Publicado em

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, a gerente de Educação Socioambiental da companhia, Patrícia de Carvalho, e o técnico em edificações, Wilson Dib, visitaram nesta semana o Ecobarreira, projeto de despoluição hídrica no Rio Atuba, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. O projeto de limpeza do Rio Atuba chama a atenção ao impedir que o lixo avance seguindo o fluxo da água.

Premiada diversas vezes, a Ecobarreira do Atuba é uma ideia do paranaense Diego Saldanha, que desde 2016 decidiu trabalhar para salvar o rio onde ele brincava e nadava na infância. De lá para cá, cerca de 20 toneladas de lixo foram retiradas do rio com auxílio do equipamento. Entre os diversos aspectos positivos do trabalho de Diego estão a despoluição direta do Atuba e indireta do Iguaçu, o maior rio do Paraná.

“A Ecobarreira pode ser uma referência para o trabalho em outros rios, com a multiplicação dessa solução. Estamos realizando a visita para avaliar como ela pode ser aprimorada e se poderá ser replicada em outras situações”, disse Gonchorosky. “Certamente, muitas ações precisam ser realizadas para que a água possa estar mais preservada, porém nenhuma delas funciona sem pessoas como o Diego, que se comprometem verdadeiramente com o presente e com o futuro. Aqui vimos um exemplo de cidadania, de engajamento e de consciência ambiental”,.

Para o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, o projeto está diretamente relacionado com a vocação da Sanepar para a sustentabilidade. “Todas iniciativas, desde as pequenas às grandes, que trazem resultados positivos às questões ambientais são importantes”, afirmou. “Fazer parte desse ecossistema e potencializar as boas iniciativas é do nosso interesse e está na essência da Companhia. Também é papel da Sanepar esse diálogo com a sociedade para buscar e incentivar engajamento, que garantam resultados futuros, seguindo a orientação do governador Ratinho Junior em investir em projetos sustentáveis”.

Leia Também:  Agenda cultural para crianças: peça "Alumia" dá foco ao medo de um jeito lúdico

“Vi o Atuba se tornar um corredor de lixo. Por conta própria, decidi criar uma barreira com garrafas pet para retirar o que pudesse do lixo despejado no rio. Era muito simples, mas funcionava. O projeto foi se aperfeiçoando e hoje tem o formato de uma balsa, feita com tambores presos a uma estrutura metálica, o que me permite andar sobre ela, facilitando a retirada do lixo que desce flutuando pelo Atuba”, explica Diego Saldanha.

Segundo ele, o que fica parado na Ecobarreira é retirado do rio, separado e recebe destinação correta, com a doação para uma cooperativa de catadores. Alguns itens, como brinquedos, são recuperados e também doados. “Investi meu tempo e meu dinheiro e sei que estou fazendo o que é preciso e o que a natureza está clamando para que seja feito”, conta. Diego, que vendia frutas no sinaleiro, hoje sobrevive ministrando palestras de educação ambiental. “Faz dois anos que me dedico integralmente ao meu sonho, que são os meus projetos ambientais”, afirma.

Leia Também:  Saúde promove 1º treinamento para implantação da plataforma Paraná Saúde Digital

Para Diego, a visita da Sanepar trouxe um sentimento positivo. “Faz quase uma década que estou sozinho nisso, com apoios pontuais. Receber a visita da Sanepar, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil e referência no país, traz conforto para todos esses anos de luta, dá certeza de que estou no caminho certo, dá ânimo para continuar”, afirma.

“Se a ecobarreira ganhar esse apoio e for replicada, certamente mais rios poderão ter mais qualidade, com a água mais limpa inclusive para abastecimento público. Todo mundo ganha. Quem cuida do rio, cuida das pessoas. E as consequências positivas de se cuidar do rio hoje vão trazer reflexos para muitas gerações”, acrescenta Diego Saldanha.

Além da Ecobarreira, Diego tem vários outros projetos, como a Peneira Ecológica, usada para a limpeza no Litoral, e o Museu do Lixo, que reúne um acervo de mais de 500 peças, objetos inusitados que ele retirou do Atuba. Entre os prêmios mais recentes que Diego e seus projetos receberam estão o Lixo Zero (Rio de Janeiro – 2017), Ecologia e Ambientalismo (Curitiba – 2018), Bom exemplo (Paraná – 2020), Hugo Werneck (Belo Horizonte – 2023) e uma condecoração como Vulto Emérito (Curitiba – 2024), concedida pela Câmara Municipal da capital paranaense.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Paraná vai ganhar sete novos parques urbanos até o final de 2023

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Na Agroleite, Arena Paraná apresenta projetos científicos e programas para os produtores

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA