NOVA AURORA

PARANÁ

Teatro Guaíra retoma atividades de visitas guiadas com agendamentos

Publicado em

O Centro Cultural Teatro Guaíra retomou as visitas guiadas em 2025. O espaço recebeu 47 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil – Centro universitário Filadélfia de Londrina, que participaram da atividade acompanhados pelo diretor artístico do espaço, Áldice Lopes.

Esta foi a primeira visita guiada de 2025, na sexta-feira (25), que vinha sendo realizada nos últimos dois anos regularmente, mediante agendamento prévio. “Por enquanto, as visitas guiadas serão feitas somente quando solicitadas por grupos específicos. Mas em breve, assim que forem finalizadas as reformas do Teatro Guaíra, deveremos retomar as visitas para o grande público, permitindo que as pessoas possam também conhecer um pouco dos bastidores do Teatro”, explicou Áldice Lopes.

Com 17 mil metros quadrados e capacidade para quase 3 mil pessoas, o Teatro Guaíra completou 140 anos em 2024, sendo 70 anos na atual edificação. A visita possibilitou aos alunos uma imersão na história e nos bastidores de um dos maiores complexos culturais da América Latina. Os estudantes percorreram os corredores históricos, conheceram os três auditórios que compõem o prédio, além de acessar as áreas dos bastidores e conhecer o funcionamento técnico do teatro.

Leia Também:  Com plantio de 8,5 milhões de mudas desde 2019, governo reforça áreas verdes do Paraná

Eles tiveram ainda a oportunidade de observar o trabalho dos técnicos na desmontagem de palco, com a retirada de instrumentos e equipamentos dos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, que encerravam o ensaio para a apresentação do concerto que aconteceu neste domingo (27).

O professor Roberto Ikeda, responsável pelo grupo, destacou a importância da experiência para a formação acadêmica dos alunos. “Essa visita é fantástica, porque agrega muito conhecimento na vida dos alunos. É uma prática fora da sala de aula, então é importante para que eles conheçam de perto como é formada toda a estrutura arquitetônica de um teatro. Isso faz muita diferença”, comentou. O grupo faz parte do projeto de viagens de estudos arquitetônicos e patrimoniais, que também passa por Paranaguá e Morretes.

Entre os alunos, a visita também causou impacto. “Achei maravilhoso, quero voltar aqui”, disse Vitória dos Santos, de 18 anos, em sua primeira vez no Teatro Guaíra. Já o estudante Winerson Moreira, também de 18 anos, destacou a conexão entre arte e arquitetura: “Eu gosto muito dessa parte da criação e da arte. Tem muita magia. Saber como esse teatro é feito tornou o passeio ainda mais especial”.

Leia Também:  Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governo envia à Assembleia projeto de lei que moderniza carreira dos policiais penais

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior encaminhou nesta segunda-feira (28) para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) um projeto de lei complementar que altera o Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP). A medida visa modernizar a carreira dos policiais penais e estabelece a necessidade de ensino superior para ingresso de futuros servidores da instituição.

A principal mudança está na diminuição do intervalo de tempo para promoção dos policiais penais, passando de três para dois anos. Isso faz com que o trabalho dos servidores seja valorizado, reconhecendo a atuação dos servidores na manutenção da ordem e da segurança no âmbito de estabelecimentos penais e de outros setores pertinentes à execução penal.

Também promove regras mais claras para a ascensão na carreira. A promoção ocorrerá tanto por aquisição de estabilidade, após o período de estágio probatório (exclusivo para o acesso à classe XI), quanto por merecimento. Isso estimula a constante atualização, por parte do servidor, como um dos critérios para promoção na carreira, seja com cursos de atualização, qualificação e/ou aperfeiçoamento profissional, e conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, compatíveis com o exercício do cargo.

Leia Também:  Veranistas do Litoral curtem manobras radicais de campeões do skate

Outra alteração proposta no projeto de lei complementar é a não limitação por número de vagas para a ascensão, permitindo que os policiais penais cheguem até o nível mais alto da carreira. Atualmente, as 9.750 vagas são distribuídas dentre 12 classes, sendo que cada uma delas possui um quantitativo próprio, limitando o número de promoções. Com a proposta, elas deixam de estar vinculadas a uma categoria específica.

A nova lei também altera o nível de escolaridade para ingresso, passando do ensino médio para o ensino superior completo, em qualquer área. Além disso, eles também precisarão ser aprovados em exame de aptidão física, de caráter eliminatório, para ingressarem na carreira. Para a promoção entre algumas classes, também será preciso cursos de especialização. É o caso da passagem das classes IX para VIII e V para IV.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, lembrou que esse é mais um passo dentro da reestruturação das forças de segurança pública. “Essa reestruturação permite que todo policial penal chegue ao último nível da carreira e a necessidade, como condição de ingresso, de nível superior, assim como já existe em outras carreiras”, destacou. “Além da redução de três para dois anos das promoções do policial penal, o que vai dar um avanço imediato na carreira de diversos servidores.”

Leia Também:  Copel antecipa obras e vai entregar cinco novas subestações em 2024

RECONHECIMENTO – Para a diretora-geral da Polícia Penal, Ananda Chalegre dos Santos, trata-se de uma conquista construída através do diálogo, responsabilidade e pensando no futuro da instituição. “A Polícia Penal do Paraná vive um momento histórico. O envio do projeto de lei demonstra, mais uma vez, o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho. Essa proposta de alteração do quadro é fundamental porque moderniza a nossa estrutura de cargos, atualiza as necessidades da carreira e abre novas possibilidades de crescimento profissional para os policiais penais”, disse.

No início de abril, Ratinho Junior autorizou a promoção e progressão para 51 mil servidores estaduais, entre eles, 669 policiais penais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA