NOVA AURORA

PARANÁ

Teatro Guaíra recebe projeto Rock ao Piano nesta terça-feira

Publicado em

Após passar por 114 cidades em 14 estados do País com suas releituras do rock, o pianista curitibano Bruno Hrabovsky apresenta na Capital uma edição única do projeto Rock ao Piano. O espetáculo acontecerá no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), no dia 13 de junho, e celebrará os dez anos de estrada do projeto.

Acompanhado por uma orquestra regida pelo maestro Felipe Biesek, o concerto visa mostrar o quanto esses dois mundos – o rock e o concerto – se misturam. Os artistas prepararam um setlist exclusivo e inédito para essa edição comemorativa, que passará por diferentes linhas dentro do rock, com arranjos para o piano, todos originais e escritos por Hrabovsky.

O repertório conta com System of a Down (“Aerials”), Black Sabbath (“Sabbath, Bloody Sabbath”), Iron Maiden (“Face in the Sand”), Led Zeppelin (“Dancing Days”), David Bowie (“Life on Mars”), The Strokes (“You Only Live Once”), Arctic Monkeys (“505”), Queen (“The Show Must Go On”), 
The Beatles (“Golden Slumbers” e “The End”), Rammstein (“Hallelujah”), Metallica (“Ride the Lightning”), Pink Floyd (“In the Flesh?”), e outras.

Leia Também:  Rodovia entre Paranavaí e Querência do Norte recebe reforço de segurança viária

Serviço:

Data: 13 de junho (terça-feira), às 20h

Auditório: Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: 120 minutos

Ingressos: de R$ 50,00 a R$ 80,00 (inteira) – Ticket Fácil

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Rodovia entre Paranavaí e Querência do Norte recebe reforço de segurança viária

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Deputados concluem debate sobre projeto de abono faltas de estudantes que competirem pelo Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA