NOVA AURORA

PARANÁ

Teatro Guaíra recebe Orquestra Cordas do Iguaçu unindo música pop e orquestral

Publicado em

O Teatro Guaíra será palco de um espetáculo que une a potência da música pop com a sofisticação da música orquestral. A apresentação da Orquestra Cordas do Iguaçu vai reunir Sandra Avila e grandes cantores convidados, guitarra e bateria na quarta-feira (4), às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). O evento dá visibilidade ao projeto social Cordas do Iguaçu, que transforma vidas de crianças e jovens paranaenses.

O repertório inclui clássicos como “Bohemian Rhapsody”, “Endless Love” e “Shallow”, músicas internacionais de artistas mundialmente renomados como Freddie Mercury, Tina Turner, Lionel Richie, Diana Ross, Elton John, Michael Jackson e sucessos atuais, como Lady Gaga, Adele, Bruno Mars e Coldplay.

A proposta do espetáculo surgiu a partir do sucesso do show Pop in Concert em 2019. Agora, sob a direção de Nanna Mercury, traz novidades e irá contar com performances cênicas dos cantores, que vêm se preparando há meses para esta apresentação. A produção de figurinos é assinada por Márcia Caldas e Luísa Martins e as peças são dos estilistas Alexandre Linhares e Thifany F. O espetáculo conta com performances solos, duetos e trios, além de um poderoso grupo vocal preparado pela regente e Débora Bergamo.

Leia Também:  Mutirão exclusivo para mulheres encaminha 362 trabalhadoras para vagas formais

Com uma formação abrangente nas artes, incluindo dança, coreografia, direção de atores, preparação de elenco, criação de roteiros e direção de produção, Nanna Mercury atua há anos como diretora em espetáculos de teatro musical e shows. “É um show todo elaborado para dar grandes emoções ao público e com uma equipe muito talentosa se unindo à excelente capacidade musical da Orquestra Cordas do Iguaçu”, diz.

Os cantores principais são Sandra Avila e Marco D’Lacerda, ambos com vasta experiência como solistas, acompanhados de Aline Motta, Thai Lopes, Raphael Ribeiro e Cezar Moreira, além da participação especial da cantora Débora Bérgamo.

Sandra Avila é cantora e atriz paranaense que já gravou dois discos e tem uma carreira repleta de participações em musicais como “Uma Noite na Broadway”, “Tributo ABBA” e em concertos, além de premiações nacionais da música.

Marco D’Lacerda é formado em música pela UFPR, cantor, compositor e professor de técnica vocal. Entre seus principais trabalhos estão as bandas Fire Shadow, Hot Foxxy e Unicircle, além de sua atuação na KISS Experience, um dos principais tributos ao KISS no Brasil. 

Leia Também:  DER/PR testa uso de tachas bidirecionais com LED em rodovia estadual da região Norte

CORDAS DO IGUAÇU – O Projeto Cordas do Iguaçu foi criado pelo maestro José Maria Magalhães, membro da Orquestra Sinfônica do Paraná. Inspirado pelo apoio que recebeu durante sua formação, José Maria fundou o projeto em 2011 para ensinar música clássica a jovens em Tunas do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba.

Hoje, o projeto se expandiu para Curitiba, Balsa Nova e Araucária, oferecendo aulas de violino, viola e violoncelo a mais de 520 crianças e adolescentes. Alunos em situação de vulnerabilidade social recebem instrumentos doados e bolsas de estudo como forma de incentivo.

“Reunimos as nossas crianças, que se dedicam nos ensaios, para poderem brilhar no palco do grande Teatro Guaíra e os nossos professores músicos para oferecermos boa música no circuito da cultura em Curitiba e Região Metropolitana. Um show como esse ajuda a levar o nome deste projeto, que há 13 anos ensina com música como é possível mudar realidades. Neste show, o público também sonha e nos ajuda a realizar sonhos”, comenta o maestro.

Serviço:

Apresentação: 04/08 (quarta-feira), às 20h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guaírão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro – Curitiba

Classificação: livre

Ingressos (lugares numerados): Disk Ingressos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Polícias Militar e Federal apreendem mais de 600 quilos de droga em Guaíra

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com 42 milhões de toneladas, movimentação nos portos do Paraná cresce em 2023

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA