NOVA AURORA

PARANÁ

Teatro Guaíra recebe Orquestra Cordas do Iguaçu unindo música pop e orquestral

Publicado em

O Teatro Guaíra será palco de um espetáculo que une a potência da música pop com a sofisticação da música orquestral. A apresentação da Orquestra Cordas do Iguaçu vai reunir Sandra Avila e grandes cantores convidados, guitarra e bateria na quarta-feira (4), às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). O evento dá visibilidade ao projeto social Cordas do Iguaçu, que transforma vidas de crianças e jovens paranaenses.

O repertório inclui clássicos como “Bohemian Rhapsody”, “Endless Love” e “Shallow”, músicas internacionais de artistas mundialmente renomados como Freddie Mercury, Tina Turner, Lionel Richie, Diana Ross, Elton John, Michael Jackson e sucessos atuais, como Lady Gaga, Adele, Bruno Mars e Coldplay.

A proposta do espetáculo surgiu a partir do sucesso do show Pop in Concert em 2019. Agora, sob a direção de Nanna Mercury, traz novidades e irá contar com performances cênicas dos cantores, que vêm se preparando há meses para esta apresentação. A produção de figurinos é assinada por Márcia Caldas e Luísa Martins e as peças são dos estilistas Alexandre Linhares e Thifany F. O espetáculo conta com performances solos, duetos e trios, além de um poderoso grupo vocal preparado pela regente e Débora Bergamo.

Leia Também:  Programa de capacitação profissional da Orla de Matinhos oferece 155 vagas no Litoral

Com uma formação abrangente nas artes, incluindo dança, coreografia, direção de atores, preparação de elenco, criação de roteiros e direção de produção, Nanna Mercury atua há anos como diretora em espetáculos de teatro musical e shows. “É um show todo elaborado para dar grandes emoções ao público e com uma equipe muito talentosa se unindo à excelente capacidade musical da Orquestra Cordas do Iguaçu”, diz.

Os cantores principais são Sandra Avila e Marco D’Lacerda, ambos com vasta experiência como solistas, acompanhados de Aline Motta, Thai Lopes, Raphael Ribeiro e Cezar Moreira, além da participação especial da cantora Débora Bérgamo.

Sandra Avila é cantora e atriz paranaense que já gravou dois discos e tem uma carreira repleta de participações em musicais como “Uma Noite na Broadway”, “Tributo ABBA” e em concertos, além de premiações nacionais da música.

Marco D’Lacerda é formado em música pela UFPR, cantor, compositor e professor de técnica vocal. Entre seus principais trabalhos estão as bandas Fire Shadow, Hot Foxxy e Unicircle, além de sua atuação na KISS Experience, um dos principais tributos ao KISS no Brasil. 

Leia Também:  Votação para a escolha do mascote da Ponte de Guaratuba está aberta até o dia 22

CORDAS DO IGUAÇU – O Projeto Cordas do Iguaçu foi criado pelo maestro José Maria Magalhães, membro da Orquestra Sinfônica do Paraná. Inspirado pelo apoio que recebeu durante sua formação, José Maria fundou o projeto em 2011 para ensinar música clássica a jovens em Tunas do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba.

Hoje, o projeto se expandiu para Curitiba, Balsa Nova e Araucária, oferecendo aulas de violino, viola e violoncelo a mais de 520 crianças e adolescentes. Alunos em situação de vulnerabilidade social recebem instrumentos doados e bolsas de estudo como forma de incentivo.

“Reunimos as nossas crianças, que se dedicam nos ensaios, para poderem brilhar no palco do grande Teatro Guaíra e os nossos professores músicos para oferecermos boa música no circuito da cultura em Curitiba e Região Metropolitana. Um show como esse ajuda a levar o nome deste projeto, que há 13 anos ensina com música como é possível mudar realidades. Neste show, o público também sonha e nos ajuda a realizar sonhos”, comenta o maestro.

Serviço:

Apresentação: 04/08 (quarta-feira), às 20h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guaírão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro – Curitiba

Classificação: livre

Ingressos (lugares numerados): Disk Ingressos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paranaenses aprovam nova estrutura de Paranaguá e proximidade com cruzeiros

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Está sem água? Sanepar tem canais disponíveis 24 horas por dia para atendimento

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA