NOVA AURORA

PARANÁ

Teatro de bonecos, música e museus: programação cultural tem atrações para todas as idades

Publicado em

Toda sexta-feira, a Agência Estadual de Notícias reúne os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, novidades e atrações em cartaz, grande parte são opções gratuitas e livres para todos os públicos.

A chegada das férias escolares traz para o público infantojuvenil uma programação que inclui sessões de cinema, oficinas e eventos lúdicos na Biblioteca Pública do Paraná e no Centro Juvenil de Artes Plásticas, além da estreia do 23° Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, no Teatro Guaíra.

Já os adultos podem acompanhar, a partir deste sábado, o espetáculo “GAG” – Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, que mergulha no universo mágico e intrigante do teatro de marionetes para abordar questões existenciais da condição humana. A produção é do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Nos museus, diferentes atrações esperam o público, como a visita guiada noturna, apresentação musical e roda de conversa no Museu da Imagem e do Som do Paraná, além de atividades especiais para as crianças no Museu Oscar Niemeyer.

Confira todas as atrações:

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ (BPP)

Samba do Compositor Paranaense – Roda de samba autoral aberta à comunidade. Dia 8, a partir das 9h30, no hall térreo.

23° Festival Espetacular de Teatro de Bonecos – às 10h e às 15h, no hall térreo.

Dia 10 — As Infindáveis Versões do Capuchinho e do Lobo Mau (Cia Caçuarte)

Dia 12 — Da Cor da Felicidade (Cia Manipulando)

Dia 14 — O Sapateiro Ambulante Contador de Histórias (Cia Mão Dupla)

Cartografias da Poesia Contemporânea – Lançamento do livro “Doce Mal Permanente” e bate-papo com o autor Leonardo Marona e os poetas Julia Raiz e André Luiz Costa. Dia 13, às 18h30, no hall térreo.

Oficina Permanente de Poesia – Encontro semanal promovido pela Academia Paranaense da Poesia. Todas as quintas, às 18h, na sala de reuniões do 3° andar.

Cine Pipoca – Exibição do filme “Monstros S.A.” (2001), com distribuição de pipoca para o público. Dia 7, às 14h30, no auditório.

Sábado Lúdico – Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. Dia 8, às 10h, na Gibiteca.

Lançamento – “O Livro do Patrimônio Histórico de Curitiba (Para Crianças de Zero a Cem Anos)”, de Giceli Portela (UTFPR). Dia 8, às 11h30, na Seção Infantil.

Hora do Conto com o grupo Era Uma Vez – De segunda a sexta-feira, às 11h e às 15h, e sábados, às 11h, na Seção Infantil.

Seção Braille

Mulheres Eficientes – Encontro do grupo de convivência com Larissa Hack, do Instituto Batom. Dia 7, às 14h, no coworking. Informações pelo telefone (41) 3221-4985.

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “A Família do Futuro” (2007), “Cazuza – O Tempo Não Para” (2004) e “Os Desafinados” (2008). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985.

CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS (CJAP)

Férias no CJAP

Acompanhando o período de férias escolares, o Centro Juvenil de Artes Plásticas preparou quatro atividades especiais para todo o público infantojuvenil. Confira as oficinas:

Desenhando com a tesoura – Teatro de sombras – Criação de objetos e personagens por meio de simples recortes, com jogo teatral formado pelos participantes. Dia 11, das 14h às 16h30. Público de 8 a 12 anos. 20 vagas.

Entrada: doação de lápis 4B, lápis 6B e borracha, 1 unidade de cada material. Formulário de inscrição disponível neste link.

Produção de máscaras e criação de personagens – Criação e produção individual de uma máscara ou adereço para a composição de personagem. Dia 12, das 14h às 16h30. Público de 8 a 12 anos. 20 vagas.

Entrada: doação de pincel cabo amarelo nº 14 e 1 pincel de cabo amarelo nº 18, 1 unidade de cada material. Formulário de inscrição disponível neste link.

Pintura criativa com inspiração nas obras Naïf da artista Marisa Vidigal – Os participantes produzirão uma releitura com base em uma das obras da artista, utilizando tintas e pincéis. Dia 13, das 14h às 16h30. Público de 8 a 12 anos. 20 vagas.

Entrada: Doação de 1 unidade de tinta guache branca de 250 ml. Formulário de inscrição disponível neste link.

Stop Motion – Imagem e Movimento – Criar uma animação divertida e como resultado a produção de um pequeno vídeo de sua autoria. Dia 13, das 14h às 16:30h. Público de 10 a 14 anos. 10 vagas. Cada inscrito deverá trazer: celular com câmera e aplicativo Stop Motion Studio instalado, tripé de mesa, bloco de papel tipo post it, lápis grafite, lápis de cor.

Leia Também:  49 cursos em um ano: Escola de Gestão do Governo têm recordista em certificações

Entrada: Doação de 1 unidade de rolo de fita crepe. Formulário de inscrição disponível neste link.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS-PR)

Visita guiada noturna

Na próxima terça-feira (11), às 19h, o Museu da Imagem e do Som oferece a Visita Guiada Noturna. Em um ambiente intimista, desta vez os visitantes também poderão conferir detalhes da exposição “Sinestesia dos Objetos”, mostra que traz uma nova perspectiva ao acervo tridimensional do museu.

Para se inscrever é necessário enviar um e-mail para educativo@mis.pr.gov com as informações solicitadas: nome completo, RG, curso de formação e contato. Inscrições até 11 de julho, às 12h.

Julho das Pretas: Sexualidades Dissidentes

Como parte da programação Movimenta Preta, o Museu da Imagem e do Som recebe na próxima quinta (13), às 17h, a roda de conversa “Julho das Pretas: Sexualidades Dissidentes” para um bate-papo com Branca Nogueira, coordenadora do Dig Trans, área de pessoas trans e travestis do Grupo Dignidade; Giorgia Prates, vereadora de Curitiba e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Ajusta da Procuradoria da Mulher na Câmara, Heliana Neves Hemeterio dos Santos, historiadora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Juliana Mitellbach, enfermeira, co-fundadora da Articulação Nacional da Enfermagem Negra e coordenadora executiva adjunta da Rede de Mulheres Negras do Paraná. Entrada livre e gratuita.

Quartas Musicais

Toda semana, o projeto Tons Vizinhos — parceria entre MIS-PR e Unespar— leva música de qualidade ao museu, em apresentações e repertórios que contemplam e experienciam diversos ritmos musicais. Nesta temporada, o evento ocorre toda quarta-feira às 18h. Entrada livre e gratuita.

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

Férias no MON

Na quarta(12) o museu oferece às crianças de 3 a 12 anos o ateliê aberto de desenho, disponível das 10h30 às 16h30 (entrada permitida até as 16h). Ponto de encontro: Espaço de Oficinas.

Retirada de ingresso (gratuito) de acesso comum ao MON. Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. Aberto para todas as idades. Sujeito à lotação de espaço.

Mediação interativa

Na próxima quinta (13) o MON recebe crianças de 5 a 12 anos para a mediação interativa na exposição “Pintura Vingada”, de Delson Uchôa, em duas sessões: das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h. Ponto de encontro: Espaço de Oficinas. 30 vagas. Acompanhamento obrigatório de um adulto durante as atividades. Ingressos AQUI.

Voando para Dentro do Amarelo

A edição de julho do programa MON Primeiros Passos convida crianças de 1 a 2 anos para explorar sensorialmente a cor amarela, especialmente a obra “Sem Título”, 2004, da artista Tomie Ohtake, parte do acervo do MON. A oficina artística acontecerá na quinta (13), das 10h30 às 11h30.

Para participar, é necessário adquirir os ingressos previamente neste link.

Arte para Maiores

A edição de julho do tradicional programa Arte para Maiores terá como tema a nova edição da exposição da Sala 4: “África: Diálogos com o Contemporâneo”. Haverá visita mediada e oficina artística, conduzidas pela equipe do setor Educativo do MON. O encontro presencial acontecerá na terça (11), das 14h às 17h.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line.

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA (CCTG)

Eventos internos

GAG – Kleist sobre o Teatro de Marionetes

Com estreia neste sábado (8), o espetáculo “GAG” – Kleist sobre o Teatro de Marionetes” mergulha no universo mágico e intrigante do teatro de marionetes para abordar questões existenciais da condição humana. A produção do Centro Cultural Teatro Guaíra conta com elenco formado por integrantes do G2, o grupo de dança de bailarinos Master do Teatro Guaíra, e participação do ator e músico Renet Lyon.

A peça, dirigida pelo renomado Gabriel Villela e com codireção de Ivan Andrade, será apresentada no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) nos dias 9, 14, 15 e 16 de julho. Sexta-feira (14) e sábados (8 e 15) o espetáculo acontece às 20h30 e domingos (9 e 16), às 18h. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra e pela plataforma DeuBalada, por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Leia Também:  Exposição no Espaço Cultural BRDE premia as obras classificadas nos três primeiros lugares

23º Festival de Teatro de Bonecos

Em sua 23ª edição, o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos começa no domingo (9) com apresentações em Curitiba e Região Metropolitana. Ao longo da programação, as companhias selecionadas e as convidadas irão se apresentar duas vezes cada. Serão 54 atrações gratuitas até 16 de julho, algumas com acessibilidade de conteúdo (audiodescrição e Libras). Elas ocorrem em espaços do Teatro Guaíra, no Hospital Pequeno Príncipe e na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, e também em oito municípios da Região Metropolitana. Programação completa no site do Teatro Guaíra. É necessário chegar com antecedência de uma hora ao local de apresentação para garantir seu lugar.

Eventos externos

61º Festival Folclórico e de Etnias do Paraná

“Tem Folclore em Todo o Lugar” é o tema do 61° Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, o mais longevo festival de canto e dança do Brasil, que vem trazendo apresentações inéditas desde segunda-feira (3). Mais de 2 mil artistas de 16 grupos folclóricos, que representam 11 etnias, vão se apresentar no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) até o dia 13 de julho.

O evento, que é realizado pela Aintepar (Associação Interétnica do Paraná), está com ingressos à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e pela plataforma DeuBalada. A entrada tem preço único de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). Mais detalhes no site do Teatro Guaíra.

8º Festival Projeto Broadway apresentando: “Uma Noite na Broadway” e “Te Ligo Segunda”

Em sua oitava edição, o Festival de Teatro Musical do Projeto Broadway oferece ao público peças do gênero musical no palco do Teatro José Maria Santos, entre 7 e 9 de julho. São dois espetáculos: Uma Noite na Broadway, com ingressos esgotados, e Te Ligo Segunda.

Na sexta (7), às 20h, e no domingo (9) às 18h, serão as apresentações de Te Ligo Segunda, um musical de humor ácido, repleto de sátiras da vida cotidiana e com personagens nada convencionais, afinal, são fantoches manipulados, baseado no famoso espetáculo da Broadway “Avenida Q”.

Já o espetáculo Uma Noite na Broadway é uma mistura cativante de números dançantes, melodias envolventes e letras emocionantes, como “Chicago” “La La Land”. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Ticket Fácil por R$ 61,50 (inteira) e R$ 31,00 (meia-entrada).

A Aforista

De 12 a 30 de julho, Curitiba recebe o espetáculo “A Aforista”, do dramaturgo e diretor Marcos Damaceno (Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia por Homem Ao Vento). As apresentações ocorrem no Teatro José Maria Santos, de quarta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h. A peça traz à cena uma mulher, vivida pela atriz Rosana Stavis, caminhando sem parar em direção ao enterro de um antigo amigo da faculdade de música. Caminhos que vão da plenitude da realização ao fracasso fatal. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Ticket Fácil, por R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada).

Endereços:

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Alfredo Andersen (MAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Paraná é segundo colocado no VII Prêmio Queijo Brasil, com 129 premiações

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Banco do Agricultor ultrapassa R$ 300 milhões em financiamentos de projetos sustentáveis no campo

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA