NOVA AURORA

PARANÁ

Sustentabilidade, encontro de poesia, leitura e música integram a programação cultural do Paraná

Publicado em

Toda sexta-feira, a Agência Estadual de Notícias divulga os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, novidades e programações em cartaz, grande parte das atrações é gratuita. Um dos destaque é a agenda do Museu Alfredo Andersen, nesta sexta-feira (19), a partir das 15h. Pautada no tema da 21º Semana Nacional de Museus, “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, será ministrada a palestra “Dicas para um estilo de vida sustentável”, da professora e ecocidadã Ana Zattar, criadora do projeto Cata Comigo. 

Até domingo fica em cartaz no MAC a mostra “Forjada pelo Tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, de Cascavel. A exposição do projeto de HQ virtual do artista gráfico André Caliman é uma atração na Biblioteca Pública do Paraná. No Guairão, haverá o show de Dionne Warwick, nesta sexta-feira (19), às 21h. No Guairinha, a produtora Bife Seco apresenta o musical “O Fantasma de Friedrich”, uma produção com 14 artistas em cena e músicas originais de compositor vindo da Broadway. 

Confira a programação da semana:

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Ler Junto

Leituras coletivas de contos da literatura brasileira e mundial, com mediação do professor Guilherme Shibata. Segunda-feira, dia 22, às 18h, no Auditório. 

Vox Urbe

Encontro de poesia com Diva Ganjah, Mika e Serginho Smith. Quinta-feira, dia 25, às 19h, no auditório. Classificação indicativa: 16 anos. 

José Saramago: Voltar Aos Passos que Foram Dados

Exposição com textos e imagens que resgatam a trajetória do escritor português. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e sábado, das 8h30 às 13h, no hall térreo. 

Hora do Conto

Sessões de contação de história com o grupo Era Uma Vez, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado. De segunda a sexta-feira, às 11h e 15h, e sábados, às 11h, na Seção Infantil. 

As Andanças por Terra e Mar do Cavaleiro da Ilha de Vera Cruz

Exposição do projeto de HQ virtual do artista gráfico André Caliman. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e sábado, das 8h30 às 13h, na Seção Multimeios.

Cine Inclusivo

Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “Cartas para Julieta” (2010), “Como Eu Era Antes de Você” (2016) e “Gente Grande” (2010). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e sábados, das 8h30 às 13h, na Seção Braille.

Oficina Permanente de Poesia

Encontro semanal promovido pela Academia Paranaense da Poesia. Todas as quintas-feiras, às 18h, na sala de reuniões do 3º andar.

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

Arte para Maiores, com Delson Uchôa

Nesta terça-feira (23), das 14h às 15h30, o programa Arte para Maiores apresenta uma videoconferência com Delson Uchôa, artista contemporâneo em cartaz no Museu Oscar Niemeyer, com a exposição “Pintura Vingada”. Reaproximando a arte ao público com mais de 60 anos, interessados podem participar mediante inscrição prévia, disponível neste formulário.

Leia Também:  Encontro em Londrina formaliza rede de pesquisa que vai combater enfezamento do milho

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC-PR)

Fica em cartaz até domingo (21), na sala 09 do MAC no MON, a mostra “Forjada pelo Tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, de Cascavel. As obras do Coletivo fazem uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida através das obras em fotografia, vídeo e instalação. O MAC está funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer (MON) devido às reformas em sua sede original. 

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ (MIS-PR)

Música na Sacada

Nesta sexta e sábado (20 e 21), a sacada do Palácio da Liberdade, prédio histórico que abriga o Museu da Imagem e do Som, vira palco para sessões de música gratuitas, das 12h às 12h30. O projeto Música na Sacada leva ao público e aos transeuntes um repertório instrumental de cordas.

Tech Trash

O MIS-PR, em parceria com o Instituto Ibrasa e Aoca Eco Arte, promove o programa Tech Trash, uma campanha de descarte de materiais eletroeletrônicos, como telas, teclados, celulares, câmeras, entre outros. Como parte dessa iniciativa, o Museu se torna um ponto de coleta de tais materiais, onde os visitantes podem descartar corretamente esses resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A abertura acontece nesta sexta-feira (19), às 17h, com a ação educativa “Obsolescência programada e consciência verde”. Entrada livre e gratuita.

Quartas musicais

Toda quarta-feira, às 18h, o MIS-PR cria um espaço de convívio musical de variadas sonoridades, desde grupos de choro, duo de cordas, até bandas de rock.

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN (MCAA)

Vida sustentável

Pautada no tema da 21º Semana Nacional de Museus, “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, o Museu Alfredo Andersen recebe neste dia 19, das 15h às 16h, a  palestra “Dicas para um estilo de vida sustentável”, com a professora e ecocidadã Ana Zattar. Criadora do projeto Cata Comigo, nesta palestra Ana ensina como refletir boas práticas sustentáveis que garantem qualidade de vida e responsabilidade ambiental com pequenas atitudes. Entrada livre e gratuita.

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA (CCTG)

Show

A primeira parada de Dionne Warwick no retorno ao Brasil será em Curitiba, nesta sexta-feira (19), no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), às 21h. Cinco vezes vencedora do Grammy, Dionne se despede dos palcos com a turnê One Last Time. Aos 82 anos, ela dá um show com os sucessos que alcançaram o topo da lista das músicas mais tocadas no mundo.

Leia Também:  Paraná apresenta ações de sustentabilidade na Cúpula Mundial da Família

Musical

Com uma trajetória de 13 anos de sucesso pelos palcos do País, a produtora Bife Seco apresenta seu novo musical totalmente original no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). “O Fantasma de Friedrich” é uma grande produção com 14 artistas em cena e músicas originais de compositor vindo da Broadway. As sessões são sexta e sábado, às 20h, e domingo, 19h. Haverá sessões extras sábado e domingo, às 15 horas.

Teatro

“Arapuca”, com temporada gratuita até dia 4 de junho, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), é uma investigação cênica inédita, que destaca a pluralidade feminina. Sessões sexta (19) às 20h; sábado (20) e domingo (21) às 18h e 20h; quarta (24) e quinta (25) às 20h. Na quarta-feira (24), às 21h, também acontece uma roda de conversa sobre o modo de criação e produção cênica, juntamente com o lançamento do e-book da dramaturgia.

Orquestra Didática

A instalação “Orquestra Didática” estará aberta ao público na terça (23), quarta (24) e quinta-feira (25), das 10h às 17h, e proporciona conteúdo dinâmico sobre os instrumentos e elementos de uma orquestra. A entrada é franca e não precisa agendar. O acesso é pela lateral da bilheteria.

Confira endereços dos espaços culturais:

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba 

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba 

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba 

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Encontro em Londrina formaliza rede de pesquisa que vai combater enfezamento do milho

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Programa Nota Paraná já destinou mais de R$ 342 milhões a entidades sociais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA