NOVA AURORA

PARANÁ

Sustentabilidade, encontro de poesia, leitura e música integram a programação cultural do Paraná

Publicado em

Toda sexta-feira, a Agência Estadual de Notícias divulga os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, novidades e programações em cartaz, grande parte das atrações é gratuita. Um dos destaque é a agenda do Museu Alfredo Andersen, nesta sexta-feira (19), a partir das 15h. Pautada no tema da 21º Semana Nacional de Museus, “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, será ministrada a palestra “Dicas para um estilo de vida sustentável”, da professora e ecocidadã Ana Zattar, criadora do projeto Cata Comigo. 

Até domingo fica em cartaz no MAC a mostra “Forjada pelo Tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, de Cascavel. A exposição do projeto de HQ virtual do artista gráfico André Caliman é uma atração na Biblioteca Pública do Paraná. No Guairão, haverá o show de Dionne Warwick, nesta sexta-feira (19), às 21h. No Guairinha, a produtora Bife Seco apresenta o musical “O Fantasma de Friedrich”, uma produção com 14 artistas em cena e músicas originais de compositor vindo da Broadway. 

Confira a programação da semana:

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Ler Junto

Leituras coletivas de contos da literatura brasileira e mundial, com mediação do professor Guilherme Shibata. Segunda-feira, dia 22, às 18h, no Auditório. 

Vox Urbe

Encontro de poesia com Diva Ganjah, Mika e Serginho Smith. Quinta-feira, dia 25, às 19h, no auditório. Classificação indicativa: 16 anos. 

José Saramago: Voltar Aos Passos que Foram Dados

Exposição com textos e imagens que resgatam a trajetória do escritor português. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e sábado, das 8h30 às 13h, no hall térreo. 

Hora do Conto

Sessões de contação de história com o grupo Era Uma Vez, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado. De segunda a sexta-feira, às 11h e 15h, e sábados, às 11h, na Seção Infantil. 

As Andanças por Terra e Mar do Cavaleiro da Ilha de Vera Cruz

Exposição do projeto de HQ virtual do artista gráfico André Caliman. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e sábado, das 8h30 às 13h, na Seção Multimeios.

Cine Inclusivo

Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “Cartas para Julieta” (2010), “Como Eu Era Antes de Você” (2016) e “Gente Grande” (2010). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e sábados, das 8h30 às 13h, na Seção Braille.

Oficina Permanente de Poesia

Encontro semanal promovido pela Academia Paranaense da Poesia. Todas as quintas-feiras, às 18h, na sala de reuniões do 3º andar.

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

Arte para Maiores, com Delson Uchôa

Nesta terça-feira (23), das 14h às 15h30, o programa Arte para Maiores apresenta uma videoconferência com Delson Uchôa, artista contemporâneo em cartaz no Museu Oscar Niemeyer, com a exposição “Pintura Vingada”. Reaproximando a arte ao público com mais de 60 anos, interessados podem participar mediante inscrição prévia, disponível neste formulário.

Leia Também:  Com reforço nas eletivas e metas ultrapassadas, Saúde apresenta resultados de 2023

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC-PR)

Fica em cartaz até domingo (21), na sala 09 do MAC no MON, a mostra “Forjada pelo Tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, de Cascavel. As obras do Coletivo fazem uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida através das obras em fotografia, vídeo e instalação. O MAC está funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer (MON) devido às reformas em sua sede original. 

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ (MIS-PR)

Música na Sacada

Nesta sexta e sábado (20 e 21), a sacada do Palácio da Liberdade, prédio histórico que abriga o Museu da Imagem e do Som, vira palco para sessões de música gratuitas, das 12h às 12h30. O projeto Música na Sacada leva ao público e aos transeuntes um repertório instrumental de cordas.

Tech Trash

O MIS-PR, em parceria com o Instituto Ibrasa e Aoca Eco Arte, promove o programa Tech Trash, uma campanha de descarte de materiais eletroeletrônicos, como telas, teclados, celulares, câmeras, entre outros. Como parte dessa iniciativa, o Museu se torna um ponto de coleta de tais materiais, onde os visitantes podem descartar corretamente esses resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A abertura acontece nesta sexta-feira (19), às 17h, com a ação educativa “Obsolescência programada e consciência verde”. Entrada livre e gratuita.

Quartas musicais

Toda quarta-feira, às 18h, o MIS-PR cria um espaço de convívio musical de variadas sonoridades, desde grupos de choro, duo de cordas, até bandas de rock.

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN (MCAA)

Vida sustentável

Pautada no tema da 21º Semana Nacional de Museus, “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, o Museu Alfredo Andersen recebe neste dia 19, das 15h às 16h, a  palestra “Dicas para um estilo de vida sustentável”, com a professora e ecocidadã Ana Zattar. Criadora do projeto Cata Comigo, nesta palestra Ana ensina como refletir boas práticas sustentáveis que garantem qualidade de vida e responsabilidade ambiental com pequenas atitudes. Entrada livre e gratuita.

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA (CCTG)

Show

A primeira parada de Dionne Warwick no retorno ao Brasil será em Curitiba, nesta sexta-feira (19), no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), às 21h. Cinco vezes vencedora do Grammy, Dionne se despede dos palcos com a turnê One Last Time. Aos 82 anos, ela dá um show com os sucessos que alcançaram o topo da lista das músicas mais tocadas no mundo.

Leia Também:  JBS eleva score em ranking global de sustentabilidade do CDP

Musical

Com uma trajetória de 13 anos de sucesso pelos palcos do País, a produtora Bife Seco apresenta seu novo musical totalmente original no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). “O Fantasma de Friedrich” é uma grande produção com 14 artistas em cena e músicas originais de compositor vindo da Broadway. As sessões são sexta e sábado, às 20h, e domingo, 19h. Haverá sessões extras sábado e domingo, às 15 horas.

Teatro

“Arapuca”, com temporada gratuita até dia 4 de junho, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), é uma investigação cênica inédita, que destaca a pluralidade feminina. Sessões sexta (19) às 20h; sábado (20) e domingo (21) às 18h e 20h; quarta (24) e quinta (25) às 20h. Na quarta-feira (24), às 21h, também acontece uma roda de conversa sobre o modo de criação e produção cênica, juntamente com o lançamento do e-book da dramaturgia.

Orquestra Didática

A instalação “Orquestra Didática” estará aberta ao público na terça (23), quarta (24) e quinta-feira (25), das 10h às 17h, e proporciona conteúdo dinâmico sobre os instrumentos e elementos de uma orquestra. A entrada é franca e não precisa agendar. O acesso é pela lateral da bilheteria.

Confira endereços dos espaços culturais:

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba 

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba 

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba 

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

Published

on

By

O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, está presente no Roadshow Festival Brasil, no México. Equipes do órgão participam das programações desde o início da semana, com foco em estreitar laços e abrir novos campos de mercado ao Paraná.

O evento itinerante já passou por duas localidades do país (Cidade do México e Guadalajara) e nesta quinta-feira (3) encerra a programação em Monterrey. O festival é uma oportunidade ao Paraná, que pode apresentar seus potenciais, atrativos e serviços ao trade mexicano, um dos mercados turísticos que mais cresce no mundo.

A participação do Viaje Paraná na programação internacional faz parte dos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e colocar o Paraná nos holofotes do turismo e do mercado mundial de viagens. Com mais de 130 milhões de habitantes, o México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas – todas encontradas em abundância no Estado.

“Estamos falando de um grande país, que também tem uma das maiores economias da América. Estar aqui e poder conversar, apresentar e introduzir ao mercado mexicano o quão atrativo é o Paraná, não tem preço”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Enquanto órgão de promoção, nossa expectativa é ampliar o nosso mercado, investindo no trade sul-americano, europeu e agora norte-americano, disseminando o grande potencial do turismo paranaense”.

RESULTADOS NA PRÁTICA – Em cada cidade, o Viaje Paraná realizou uma capacitação do trade mexicano sobre as potencialidades do Estado, sendo destaque em muitos momentos do evento. Foram apresentados potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além da sua diversidade cultural, natural e gastronômica.

Leia Também:  Com policiamento reforçado, PM atendeu 2.231 ocorrências durante a Operação Páscoa

Adriana Goméz é gerente da empresa Imacop Internacional, de Guadalajara. Ela aprovou a capacitação e comentou que espera ver os destinos paranaenses configurando cada vez mais nas agências mexicanas. “Essa capacitação que tivemos sobre o Paraná foi muito interessante, porque pudemos aprender mais sobre Curitiba e outros destinos que não conhecíamos, com muitos atrativos e pontos turísticos chamativos. Eu espero que os viajantes se interessem por esses destinos e que as agências os incluam na oferta mexicana”, disse a mexicana.

“Estou muito feliz de conhecer os estados brasileiros. Nós mandamos muitos turistas ao Brasil e percebemos que o Paraná é um destino em potencial, pela localização, oferta e belezas. Eu adorei saber mais sobre o turismo de Curitiba e fiquei surpreso, porque não sabia que as Cataratas do Iguaçu ficavam nesse Estado. A capacitação foi muito eficiente”, disse Hermano Gomez, participante do evento, também de Guadalajara.

EM ALTA – O Road Show Festival no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico tendência, atraindo operadoras de turismo, jornalistas, agentes de viagens e demais profissionais mexicanos especializados no setor.

A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais no futuro. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171, enquanto de janeiro a setembro de 2023 foram 52.725 visitantes e, no mesmo período de 2024, 63.872 viajantes.

“O México é um mercado em que as pessoas viajam muito, por isso a importância de estarmos aqui. Foz do Iguaçu é um dos focos da nossa apresentação para esse público, ao lado de Curitiba, muito pela configuração cosmopolita da Capital, porque os mexicanos buscam esse tipo de mercado, com alta gastronomia e boa oferta de hospedagens”, explicou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Leia Também:  Com reforço nas eletivas e metas ultrapassadas, Saúde apresenta resultados de 2023

SEQUÊNCIA – De lá, a equipe do órgão de promoção comercial segue sua missão internacional, com foco no mercado norte-americano. Ela parte para Miami, nos Estados Unidos, onde acontece o Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.

A programação é uma oportunidade de continuar negociações e conversas já iniciadas no Seatrade de 2024. Neste ano, devem ser apresentados novamente os potenciais do Litoral paranaense, que já contou com duas temporadas de cruzeiros e outras paradas feitas a parte.

Na semana passada, o navio Scenic Eclipse fundeou na Baía de Paranaguá, com mais de 200 turistas vindos dos Estados Unidos que tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel. A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa de navios de cruzeiros com sede em Miami, onde acontece o evento Seatrade.

Já as temporadas de navios de cruzeiros em Paranaguá aconteceram entre dezembro de 2023 e março de 2024 – com 16 paradas em que mais de 39 mil turistas foram recepcionados – e entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, quando foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em oito paradas no Litoral do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA