NOVA AURORA

PARANÁ

Surpresa revelada: Luan Santana é confirmado como uma das atrações do Verão Maior Paraná

Publicado em

O cantor Luan Santana está confirmado como a atração surpresa na programação de grandes shows do Verão Maior Paraná 2024/2025. O artista se apresentará no dia 1º de fevereiro, no palco de Matinhos, no Litoral do Paraná, completando a programação de 33 shows nacionais gratuitos que acontecem entre janeiro e fevereiro nas praias do Estado.

No mesmo fim de semana, o conjunto Sorriso Maroto também se apresenta no palco de Matinhos, no dia 31 de janeiro, e as duplas Bruninho & Davi e João Neto & Frederico fazem shows em Pontal do Paraná, na maior programação musical da história do Litoral paranaense.

A programação completa ainda conta com Jota Quest, Titãs, Fernando e Sorocaba, Zezé di Camargo e Luciano, Michel Teló, Alexandre Pires e Péricles, entre outras atrações. Os shows acontecem entre 10 de janeiro e 20 de fevereiro.

O show de Luan Santana vai marcar o retorno do cantor aos palcos do Verão Maior Paraná. Em janeiro deste ano, ele fez história ao reunir cerca de 136 mil pessoas nas areias de Caiobá para um dos maiores shows da temporada de verão no Litoral.

Leia Também:  Governador inaugura Hospital de Cafelândia, que terá investimento mensal do Estado

Os 23 shows da edição passada do Verão Maior Paraná reuniram um público total de cerca de 1 milhão de pessoas. Com uma programação ainda maior nesta temporada, a expectativa é que esta marca seja superada.

ESTRUTURA – O Governo do Estado investiu em uma estrutura ainda maior para esta edição, com equipamentos de última geração. Os palcos terão quase 40 metros de largura e o público vai contar com seis torres de delay em Matinhos e duas em Pontal do Paraná, o que garante a qualidade de som em todos os pontos ao longo da faixa de areia.

O público que for aos shows também terá todo o apoio das forças de segurança do Paraná, que trabalharão durante a temporada para que as atividades transcorram com tranquilidade.

Durante os shows, helicópteros vão monitorar os eventos do alto e equipes atuarão reforçadas em terra, inclusive nas imediações dos palcos para garantir deslocamento seguro da população.

Leia Também:  Divulgadas chamadas do Ganhando o Mundo e Ganhando o Mundo Agrícola

A programação do Verão Maior Paraná também conta com atividades esportivas e de lazer espalhadas em vários pontos estratégicos em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral, e em São Pedro do Paraná e Porto Rico, no Noroeste. Cada posto tem profissionais prontos para atender a população com aulas de ginástica, dança, recreação, competições esportivas e gincanas.

A previsão é que o Estado atraia um volume recorde de turistas ao longo de toda a estação. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 120 milhões na preparação do Verão Maior Paraná, tanto nas praias do Litoral, quanto nas praias de água doce da região Noroeste.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Férias escolares: Festival de Bonecos oferece diversão com programação gratuita

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  265 instituições que atendem crianças receberão recursos para projetos de manutenção

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA