NOVA AURORA

PARANÁ

Substituição de equipamento afeta abastecimento em vários bairros de Londrina

Publicado em

A Sanepar informa que, devido à substituição emergencial de equipamento na Rua Angelina Ricci Vezozzo, esquina com BR-369, em Londrina, pode haver desabastecimento de água ou oscilação de pressão na rede nesta segunda-feira (20). A previsão é que os serviços serão concluídos até as 17h e o abastecimento deve normalizar, de forma gradativa, até as 21h.

Podem ser afetados os seguintes locais: Jardim Alemanha, Vila Amália, Jd. Arabela, Conjunto Habitacional Barra Grande, CH Barra Vento, Jd. Bom Retiro, Vila Casoni, Jd. Castelo, Chácaras Lote 14, 45 e 58, Parque das Águias, Parque das Indústrias Leves, Jd. Eliza I e II, Parque Residencial Elizabeth, Jd. Espanha, CH Farid Libos, Jd. Fortaleza, Jd. França, Vila Franchesco, Parque Industrial Francisco Schiarra, Jd. Fujiama, Vila Galvão, Garden Park Residence, Vila Góis, Parque Guaratuba, Jd. Ideal, Vila Independência, Jd. Indusville 1, Jd. Itaipu, Vila Izabel, Jd. Jerônimo N. Figueiredo, CH Jesualdo Garcia Pessoa, CH José M. Barroso (Eucaliptos), Jd. Kaze, Jd. Lago Norte, Chácaras Lindoia, Jd. Luiz Meneghel, Jd. Marissol, Jd. Marízia, Vila Marízia, Vila Matarazzo, Vila Matsunaga, CH Milton Gavetti, CH Mister Thomas, Jd. Moema, Jd. Montecatini, Jd. Nacional, CH Novo Amparo, Jd. Novo Mundo, CH Nubar Bogossian (Semirames 2), Jd. Oriente, Jd. Ouro Preto, Jd. Pacaembu, Vila Paraíso, Jd. Paschoal Cantoni, Jd. Paulista, Portal de Itamaracá, Vila Portuguesa, Jd. Progresso, Vila Recreio, Vila Rica, Jd. Rosale, Parque Ruy Barbosa, Jd. Santa Inês, Jd. Santa Luzia, Jd. Santa Mônica, Vila Santa Terezinha, Vila Santi, Parque São Caetano, Parque São Gabriel, Jd. São João, Jd. São José, Parque São Lourenço, Jd. São Luiz, Jd. São Paulo, Jd. Shinzato, Jd. Social, Jd. Souza Coelho, Jd. Tropical, Jd. Tsukamoto, Jd. Vânia, Residencial Vila Romana, CH Villa Antonio B. Vicentini, Parque Waldemar Hauer, Vila Yara e Jd. Yoshikawa.

Leia Também:  ELEIÇÕES 2024 - EDITAL PARTIDO LIBERAL

Em situações como esta, a orientação é para que se faça uso econômico da água, priorizando alimentação e higiene. Atividades que demandam grande volume de água devem ser adiadas. 

Clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere uma capacidade de pelo menos 500 litros.

No caso de serviços programados, eles podem ser cancelados ou adiados dependendo das condições técnicas para realização ou das condições climáticas.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, é preciso ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Novos viadutos de Sarandi receberão investimento de R$ 36,8 milhões

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governador entrega 225 novas viaturas e 1,4 mil coletes balísticos à Polícia Penal

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA