NOVA AURORA

PARANÁ

Soltura de peixes no Iguaçu encerra programação especial do Dia do Rio no Paraná

Publicado em

Uma ação neste final de semana (26 e 27) envolveu diversas atividades ambientais no Rio Iguaçu, na Represa de Salto Caxias, no Oeste do Estado, e finalizou as atividades desenvolvidas no Paraná durante a semana em comemoração ao Dia do Rio. Ao todo, 74 barcos participaram do evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.  

O Rio Iguaçu recebeu a soltura de peixes nativos, oriundos de doação voluntária pelos apoiadores do evento, como forma de promover a educação ambiental e estimular na população a conscientização sobre a importância da natureza. 

A ação contou com um grande torneio de pesca esportiva (com a liberação dos peixes), organizado pelo Clube Pato Pescador no município de Cruzeiro do Iguaçu. Os participantes também fizeram coleta de lixo das águas e distribuíram mudas frutíferas nativas para a comunidade.

“Já estão programados mais de 30 eventos como este para o ano que vem, o que configura o real foco do projeto Rio Vivo, que é garantir os rios limpos, povoados com peixes nativos e promover a educação ambiental com a comunidade local”, destaca o superintendente de Bacias Hidrográficas e Pesca do Estado do Paraná, Francisco Martin.

Leia Também:  Estado lança programa Turismo na Escola para valorizar riquezas regionais, cultura e meio ambiente

RIO IGUAÇU – Dos aproximadamente 72.600 quilômetros quadrados de rios do Estado, a Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu é a maior, com 54.700 quilômetros quadrados.

As suas principais demandas hídricas se dão por abastecimento público (cerca de 63% do uso), com a região do Alto Iguaçu abrigando a maior porcentagem. Em seguida estão a agropecuária (cerca de 19%) e a atividade industrial (cerca de 18%), ambas com a maior concentração das suas atividades na região do Médio e Baixo Iguaçu.

DIA DO RIO – Durante toda a semana passada ocorreram diversas ações em todo o Estado em celebração ao Dia do Rio, como o plantio de mudas nativas raras ou ameaçadas de extinção, dentro do escopo do programa Paraná Mais Verde. Também foram realizadas atividades em campo para proteção de nascentes e lives com produtores rurais.

Leia Também:  14 mil vagas: Agências do Trabalhador do Paraná ofertam oportunidades em todo o Estado

O dia 24 de novembro foi instituído como o Dia do Rio com a finalidade de conscientizar as pessoas quanto à preocupação com a escassez da água.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Shows gratuitos vão agitar o verão nas praias de Matinhos e Pontal do Paraná

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Audiência pública apresenta detalhes da licitação do transporte da RMC

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA