NOVA AURORA

PARANÁ

Solicitação de histórico escolar na rede estadual passa a ser apenas no formato digital

Publicado em

Documento que detalha a trajetória completa do estudante desde os primeiros anos letivos, o histórico escolar é indispensável para garantir a continuidade dos estudos e – em alguns casos – o ingresso no mercado de trabalho. Para facilitar a solicitação e retirada da documentação, a partir desta semana a emissão dos históricos se dará de forma totalmente virtual, tanto para alunos quanto para egressos da rede estadual de ensino do Paraná.

A medida, implementada pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), tem por objetivo tornar o acesso à documentação mais simples, ágil e rápido, por meio da Área do Aluno, no portal da Secretaria da Educação, garantindo a emissão em até 7 dias a partir da solicitação.

Segundo o secretário da Educação, Roni Miranda, a adoção da emissão digital de históricos escolares é especialmente benéfica para o estudante em processo de transferência, inscrições em cursos superiores ou em oportunidades de emprego, agilizando o trâmite e tornando o processo mais eficiente para o estudante.

Leia Também:  Homem tenta resistir a prisão mas é detido após agredir companheira em Cafelândia

“O formato digital, além de evitar o deslocamento dos estudantes e a longa espera pela emissão do documento físico, garante que com apenas alguns cliques, eles acessem seus históricos de maneira rápida e conveniente, a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet. Além disso, a versão virtual permite um arquivamento seguro e duradouro dos registros acadêmicos, minimizando a chance de perdas ou danos ao documento físico”, destaca.

Confira o passo a passo para solicitar o histórico escolar digital:

Para alunos da rede estadual: 

1 – Acesse a Área do Aluno e clique na função “histórico escolar”

2 – Selecione o nome do requerente e a série na qual estuda

3 – Clique em “solicitar”

4 – Digite o código de validação recebido no celular e clique em “confirmar”

5 – Histórico Escolar solicitado com sucesso

Para emissão via Portal PIÁ:

1 – Acesse/logue no Portal PIÁ

2 – Selecione a opção 1 e clique em “guia de serviços” e, em seguida em “documentos”

3 – Clique na opção “documentação escolar” e, depois, em “solicitar histórico escolar”

Leia Também:  Estado capacita servidores da educação para atuar como brigadistas nas escolas

4 – Clique no final da página em “solicitar”

ou

1 – Selecione a opção 2 e digite “histórico escolar” no campo “o que você procura hoje?”

2 – Solicite no chatbox clicando em “solicitar histórico escolar”

3 – Clique no final da página em “solicitar”

Para egressos (ex-alunos) da rede estadual:

1 – Acesse a Área do Aluno

2 – Clique na tela inicial (sem necessidade de fazer login) na opção “sou ex-aluno e quero solicitar o meu histórico escolar”

3 – Preencha os dados pessoais solicitados conforme consta no documento oficial de identificação

4 – Informe o telefone celular e endereço de e-mail pessoal

5 – Anexe uma cópia digital do documento oficial de identificação

6 – Clique no final da página em “solicitar”

7 – Aguarde o envio das orientações para impressão no endereço de e-mail informado

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Projeto do Deppen ajuda mulheres privadas de liberdade a refletirem sobre envolvimento com drogas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Jogos de Aventura e Natureza: Litoral do Paraná recebe competições nacionais de surf

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA