NOVA AURORA

PARANÁ

Solicitação de histórico escolar na rede estadual passa a ser apenas no formato digital

Publicado em

Documento que detalha a trajetória completa do estudante desde os primeiros anos letivos, o histórico escolar é indispensável para garantir a continuidade dos estudos e – em alguns casos – o ingresso no mercado de trabalho. Para facilitar a solicitação e retirada da documentação, a partir desta semana a emissão dos históricos se dará de forma totalmente virtual, tanto para alunos quanto para egressos da rede estadual de ensino do Paraná.

A medida, implementada pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), tem por objetivo tornar o acesso à documentação mais simples, ágil e rápido, por meio da Área do Aluno, no portal da Secretaria da Educação, garantindo a emissão em até 7 dias a partir da solicitação.

Segundo o secretário da Educação, Roni Miranda, a adoção da emissão digital de históricos escolares é especialmente benéfica para o estudante em processo de transferência, inscrições em cursos superiores ou em oportunidades de emprego, agilizando o trâmite e tornando o processo mais eficiente para o estudante.

Leia Também:  Educação divulga lista preliminar das inscrições do Ganhando o Mundo Diretor 

“O formato digital, além de evitar o deslocamento dos estudantes e a longa espera pela emissão do documento físico, garante que com apenas alguns cliques, eles acessem seus históricos de maneira rápida e conveniente, a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet. Além disso, a versão virtual permite um arquivamento seguro e duradouro dos registros acadêmicos, minimizando a chance de perdas ou danos ao documento físico”, destaca.

Confira o passo a passo para solicitar o histórico escolar digital:

Para alunos da rede estadual: 

1 – Acesse a Área do Aluno e clique na função “histórico escolar”

2 – Selecione o nome do requerente e a série na qual estuda

3 – Clique em “solicitar”

4 – Digite o código de validação recebido no celular e clique em “confirmar”

5 – Histórico Escolar solicitado com sucesso

Para emissão via Portal PIÁ:

1 – Acesse/logue no Portal PIÁ

2 – Selecione a opção 1 e clique em “guia de serviços” e, em seguida em “documentos”

3 – Clique na opção “documentação escolar” e, depois, em “solicitar histórico escolar”

Leia Também:  Cultura lança conjunto de editais da Lei Paulo Gustavo que passam de R$ 100 milhões

4 – Clique no final da página em “solicitar”

ou

1 – Selecione a opção 2 e digite “histórico escolar” no campo “o que você procura hoje?”

2 – Solicite no chatbox clicando em “solicitar histórico escolar”

3 – Clique no final da página em “solicitar”

Para egressos (ex-alunos) da rede estadual:

1 – Acesse a Área do Aluno

2 – Clique na tela inicial (sem necessidade de fazer login) na opção “sou ex-aluno e quero solicitar o meu histórico escolar”

3 – Preencha os dados pessoais solicitados conforme consta no documento oficial de identificação

4 – Informe o telefone celular e endereço de e-mail pessoal

5 – Anexe uma cópia digital do documento oficial de identificação

6 – Clique no final da página em “solicitar”

7 – Aguarde o envio das orientações para impressão no endereço de e-mail informado

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Saúde capacita profissionais para conter a chikungunya em Pato Branco

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  TCU coloca Paraná entre os primeiros no ranking de aplicação da Lei de Licitações

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA