NOVA AURORA

PARANÁ

Smart City, Festa do Peão e Páscoa movimentam turismo no final de março no Paraná

Publicado em

Duas importantes feiras com foco em destinos turísticos inteligentes integram o calendário de eventos da segunda quinzena do mês de março no Paraná. Ambas serão realizadas em Curitiba, com apoio do Governo do Estado. O mês tem também tradicional festa popular no Interior do Estado e evento relacionado à Semana Santa.

Com participantes de outros países, a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) tem início neste domingo (17) e a expectativa é reunir mais de mil pessoas em três dias, até a próxima terça-feira (19). A edição deste ano da FIDI marca o retorno do evento no formato presencial. A última edição foi realizada de forma virtual, em 2020, em plena pandemia da Covid-19. 

Os participantes da FIDI 2024 terão a oportunidade de vivenciar 10 circuitos temáticos, definidos para percorrer a cidade e realizar diversas atividades. Haverá visitas nos seguintes espaços: Memorial de Curitiba, Teatro Memorial de Curitiba, Casa Hoffman, Biblioteca Pública do Paraná, Teatro Universitário, Cine Passeio Luz, Cine Passeio Ritz, Cursos Sala de Cinema Passeio, Cinema Passeio Valêncio Xavier, Associação Comercial do Paraná, Cinema Passeio e Terraço Passeio e Palácio da Liberdade.

Leia Também:  Paraná Trifásico entrega 13,7 km de novas redes por dia e já beneficia 366 municípios

Em seguida, já no dia 20 (quarta-feira), começa o Smart City, maior evento de cidades inteligentes do Brasil, com a expectativa de reunir mais de 15 mil pessoas. Esta será a 5ª edição, com o tema “Reinventando cidades para todos”. O tema estimula o debate e reflexão sobre o reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas. Além disso, o evento oferece oportunidades de networking, apresentação de projetos inovadores e troca de conhecimento entre os participantes.

O evento acontece de 20 a 22 de março no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, reunindo representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil. Em 2023 o potencial de negócios gerados a partir da feira foi de R$ 150 milhões.

INTERIOR E LITORAL – O calendário turístico de março ainda tem festas tradicionais que alavancam o setor no Interior. O Paraná é palco da Festa do Peão de Boiadeiro na cidade de Colorado, no Noroeste, entre os dias 15 e 24 de março. Considerada a Capital do Rodeio no Paraná, a cidade de sedia anualmente o maior Rodeio do Sul e um dos cinco mais importantes do calendário nacional. Ela envolve as modalidades Montaria em Cutiano (cavalos), Montaria em Touros e prova dos Três Tambores.

Leia Também:  Paraná se prepara para nova fase de imunização contra a Covid-19

No turismo religioso, Arapongas, na região Norte, reunirá fiéis para o evento Paixão de Cristo – Mãe do Céu, (dia 24), que reúne milhares de pessoas para o espetáculo de teatro da cidade. No Litoral, nos dias 23 e 24, o Adora Antonina reúne fiéis da Assembleia de Deus para um grande festival de música e adoração.

No segmento de negócios outro pilar do mês será a Expovest Outono/Inverno em Cianorte, no Noroeste, entre os dias 24 e 29 de março. É a maior feira atacadista de moda de pronta entrega do Sul, com desfile das tendências da estação.

CONVENÇÃO – Entre os dias 17 e 21 de março, os destinos turísticos do Paraná serão apresentados na Convenção Schultz 2024, em Maceió (Alagoas). O encontro reúne operadores de viagem espalhados por todo o Brasil, que atuam com diversos segmentos do setor.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná Trifásico entrega 13,7 km de novas redes por dia e já beneficia 366 municípios

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo do Paraná, setor privado e entidades do agro trabalham para conter casos de gripe aviária

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA