NOVA AURORA

PARANÁ

Sisu seleciona 4.446 candidatos para as universidades estaduais do Paraná

Publicado em

A chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) classificou 4.446 candidatos para 299 cursos de graduação ofertados por seis universidades estaduais do Paraná. Os aprovados podem efetuar a matrícula a partir desta quinta-feira (02), diretamente nas instituições de ensino superior, seguindo as orientações disponibilizadas no portal do Ministério da Educação (MEC).

Os procedimentos de matrícula e o prazo para participar da lista de espera seguem até a próxima quarta-feira (08). A convocação das próximas chamadas está prevista para começar em 13 de março.

Na região Norte do Paraná, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) receberá 526 estudantes selecionados para 47 cursos de diferentes áreas do conhecimento, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. No Noroeste, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) somou 620 candidatos para 49 cursos, no câmpus sede e em Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê e Umuarama.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve 1.161 classificados para 64 cursos, nos câmpus de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) somou 646 aprovados para 34 cursos, nos câmpus de Guarapuava, Chopinzinho, Coronel Vivida, Irati, Pitanga, Prudentópolis.

Leia Também:  Com 11 horas em abril, Paraná bate recorde de velocidade no tempo de registro de empresas

Na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), o Sisu classificou 288 estudantes para 29 cursos em Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tem 1.205 candidatos aprovados em 76 cursos em Paranavaí, Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá e União da Vitória.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destaca que o Sisu é mais uma forma de acesso à educação superior nas universidades estaduais. “O número de candidatos selecionados nessa edição do Sisu é muito positivo, pois representa a retomada do ensino superior depois do período crítico da pandemia do novo coronavírus. Essa seleção caracteriza mais uma possibilidade de ingresso nas instituições estaduais, em paralelo aos vestibulares tradicionais”, destaca.

Leia Também:  Patrimônio cultural: com apoio do Estado, Antonina recebe evento de conservação

SISTEMA – O Sisu seleciona estudantes para o ensino superior de todo o Brasil, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos são classificados de acordo com a primeira e a segunda opção de curso indicadas no momento da inscrição. Além da ampla concorrência, os candidatos às vagas ofertadas pelas universidades estaduais do Paraná contam com políticas afirmativas pelo sistema de cotas raciais e sociais.

As modalidades de cotas contemplam pessoas com deficiência (PCD), alunos que se declaram negros e pardos, alunos que cursaram de forma integral ou parcial os ensinos fundamental e médio em escolas públicas e aqueles que concluíram o ensino médio com base no Enem e no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Mecânico de Foz do Iguaçu recebe prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Estado intensifica ações para abordagem de pacientes e tratamento da dengue

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA