NOVA AURORA

PARANÁ

Sistema de Gestão Ambiental da Sanepar em Foz do Iguaçu recebe nota máxima

Publicado em

Os sistemas de água e de esgoto de Foz do Iguaçu passaram com louvor por auditoria externa da Certificação ISO 14.0001:2015. Nesta quinta-feira (28), a auditoria externa da QMS Certification atestou a manutenção da certificação, confirmando que o sistema está em conformidade com a norma ambiental.

Nos últimos três dias, o auditor Neimar Ricardo Silva percorreu e avaliou os processos de água, de esgoto, as atividades administrativas e comerciais, e verificou que os serviços prestados pela Sanepar na cidade estão de acordo com os requisitos da norma.

Segundo o auditor, os resultados foram positivos e não foi encontrada nenhuma não-conformidade no Sistema de Gestão Ambiental.

Silva destacou a integração entre tecnologia e o sistema de gestão ambiental, citando como exemplo o Centro de Controle Operacional da empresa, além do engajamento das equipes como os pontos mais fortes. Ele também ressaltou que, após 25 anos de certificação, a cultura da sustentabilidade está presente na organização, demonstrando a preocupação da Companhia com a sustentabilidade e os princípios ambientais.

Leia Também:  PCPR prende homens em Maringá e Ibaiti dentro da Operação Luz na Infância

Para a gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, o resultado de mais esta auditoria é reflexo da atuação dos empregados no seu dia a dia, demonstrando uma cultura voltada para a excelência ambiental. “Nossas equipes são responsáveis por manter o Sistema de Gestão Ambiental em Foz do Iguaçu e nestes 25 anos atingiram a maturidade de quem realiza o trabalho com convicção, consciência e compromisso ambiental”, diz.

Implantado desde 1999, o sistema passa por auditorias externas anuais para verificar se a prática adotada pela empresa está em conformidade com a legislação ambiental e de acordo com o estabelecido na ABNT NBR ISO 14.001.

A certificação abrange todas as unidades operacionais e administrativas da Sanepar em Foz do Iguaçu, sendo descrita como do rio ao rio. Ou seja, os requisitos ambientais são verificados desde a captação da água, tratamento e distribuição, até a coleta do esgoto, tratamento e disposição final nos corpos hídricos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Com vitrine tecnológica, Ceasa de Maringá ganha novo espaço para modernizar hortifruticultura

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Última parcela do IPVA das placas de finais 3 e 4 vence nesta sexta

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA