PARANÁ
Simepar completa 32 anos e reforça papel no planejamento do futuro do Paraná
Publicado em
17 de março de 2025por

Um caminho trilhado com muito esforço e dedicação ao longo de 32 anos fez do Simepar uma referência em previsão do tempo 24 horas por dia em todo o País. O instituto faz aniversário neste dia 17 de março e comemora a participação ativa em setores como o agrícola, industrial e energético, impactando a economia paranaense e o cotidiano das pessoas.
Tudo começou quando um grupo de pesquisadores se reuniu para avaliar a possibilidade de melhorar o monitoramento climático e a previsão do tempo no Paraná. Depois de muitas pesquisas, eles comprovaram que era viável e benéfica ao Estado a criação de um sistema integrado de equipamentos que fornecessem informações em tempo real das condições atmosféricas para um banco de dados capaz de armazenar e analisar esses números.
Foi instituído, então, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), através do Decreto Estadual n° 2.152, de 17 de março de 1993. Inicialmente a instituição era regida por um convênio com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o extinto Iapar, incorporado ao IDR-Paraná. A equipe tinha menos de 20 funcionários.
Na época o Paraná tinha aproximadamente 50 estações meteorológicas de outras instituições, mas que não operavam de forma integrada e não forneciam informações coletadas em tempo real. Também não existia um programa de manutenção dos equipamentos – muitos estavam em condições precárias. O investimento nos equipamentos e a criação de um banco de dados meteorológicos permitiria a realização de estudos importantes para o desenvolvimento do Estado.
Marcos de Lacerda Pessoa, um dos coordenadores do processo de criação do Simepar, detalhou os objetivos da instituição á época: “deverá caracterizar-se como uma instituição de educação, ensino, pesquisa e desenvolvimento, tendo por finalidades dotar o Paraná de um serviço para o provimento de previsões e outras informações meteorológicas e climáticas, com o propósito de atender prioritariamente a necessidades de usuários do Estado, bem como conceber, desenvolver e executar atividades ligadas à formação e capacitação de pessoal, à pesquisa e extensão no campo das Ciências Atmosféricas e ciências afins, tendo em vista a promoção da modernização e da competitividade empresarial, no Paraná e no País”.
Esse foi o tom do primeiro decreto, que afirma que a finalidade do Simepar é “dotar o Estado do Paraná de um sistema de provimento de previsões e outras informações meteorológicas e climáticas”. A instituição, além dos convênios, ficaria vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral.
Sete anos depois, o Decreto n° 2.047 de 2000 transferiu o vínculo do Simepar da Secretaria de Planejamento para a Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior – SETI. Já em outubro de 2013, a Lei 17.709 instituiu o Simepar como pessoa jurídica de direito privado, sob a modalidade de Serviço Social Autônomo, organização sem fins lucrativos, de interesse coletivo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), como funciona até hoje.
- Paraná é reconduzido à coordenação da Mata Atlântica no Consórcio Brasil Verde
- Propriedade do alpinista Waldemar Niclevicz na RMC vira área de preservação ambiental
ESTRUTURA – Muito além da previsão do tempo, o Simepar hoje atua no desenvolvimento de tecnologias que impactam diretamente na vida das pessoas, além do monitoramento das mudanças climáticas. Para isso, conta com um corpo técnico em que 35% dos profissionais possuem mestrado, 15% doutorado e 12% especialização. Os demais se dividem em graduação e nível técnico, completos ou em andamento. Além dos 110 profissionais contratados, o Simepar também conta com a atuação de 48 bolsistas em pesquisas.
No setor de operação, os meteorologistas pioneiros em nowcasting (previsão de curtíssimo prazo), utilizam modelos numéricos computacionais para gerar previsões para todo o Brasil, por um período de até 15 dias. Para emitir alertas de tempo de alto impacto, a equipe monitora dados de três radares meteorológicos e mais de cem estações hidrometeorológicas próprias, além de dados de outras estações, satélites e redes de detecção de raios, 24 horas por dia.
O Governo do Estado vai ampliar a estrutura de monitoramento climático do Paraná nos próximos meses. Serão integrados ao SSimepar dois novos radares, 25 estações meteorológicas, sendo 10 meteorológicas automáticas e 15 hidrológicas telemétricas, e sistemas de informática atualizados. O investimento no projeto Monitora Paraná é de R$ 70 milhões.
O Simepar também executa projetos de instalação, operação e manutenção de redes de monitoramento hidrológico e ambiental. Além disso, possui uma equipe de inovação responsável pela criação de novas ferramentas e produtos de visualização de informações e tomada de decisão, como dispositivos de análise e processamento de dados, softwares para gestão de páginas web e ferramentas voltadas ao monitoramento ambiental.
Os profissionais do Simepar atendem o setor de energia em todo o País, seja na área de geração de energia eólica ou na transmissão de energia com o órgão regulador e demais empresas que monitoram os trechos, principalmente na área de focos de calor e risco de incêndio.
O trabalho é reconhecido: clientes privados e órgãos públicos de todos os cantos do Brasil têm contratos com o Simepar. Um exemplo são as equipes que trabalham diariamente na meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina e do Espírito Santo. Os técnicos paranaenses ofereceram orientações e treinamento para a instalação de equipamentos e centrais de monitoramento nos dois estados.
“O Simepar, mesmo no mercado há muitos anos, vem se atualizando em termos de tecnologias e se adapta às mudanças nos setores em que atua. Não está limitado a executar projetos e estudos apenas no País, mas também fora dele, inclusive com parceiros internacionais”, garante Vanessa D’Ávila, diretora executiva do Simepar.
No Paraná, o Simepar ainda é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Sedest, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
A população paranaense também tem acesso a previsão do tempo para os 399 municípios de forma facilitada no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
“O Simepar, através da sua equipe altamente especializada, está sempre pronto para atender o cidadão paranaense. Tanto para dar uma maior segurança na atividade produtiva do agronegócio e da indústria, quanto para proteger o cidadão neste momento grave da história em que estamos cada vez mais sujeitos a eventos naturais extremos. É o Simepar a serviço da sociedade”, ressalta Paulo de Tarso, diretor-presidente do Simepar.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Mil casais dizem “sim” em casamento coletivo na Ligga Arena

TJPR recebe Caravana Nacional da Cooperação Judiciária para debater litigância abusiva

TJPR recebe lançamento do livro “Recurso Especial” do ministro Mauro Campbell Marques

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça5 dias ago
TJPR realiza primeiro Encontro Regional de Política Antimanicomial do Poder Judiciário
-
Justiça5 dias ago
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
-
Justiça4 dias ago
Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
-
Justiça6 dias ago
1ª Roda de Conversa na Biblioteca debate a importância do diálogo para melhoria das relações institucionais