NOVA AURORA

PARANÁ

Servidores do IAT recebem treinamento e atualizações técnicas na sede da Sanepar

Publicado em

Aproximadamente 25 servidores do Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), alocados no município de Curitiba e demais escritórios regionais do Paraná, receberam treinamento e atualizações técnicas nesta terça e quarta-feira (28 e 29), na sede administrativa da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), na Capital.

A Sanepar disponibilizou profissionais de carreira e engenheiros com ampla experiência para compartilhar recentes atualizações e conteúdo técnico com a intenção de apoiar na capacitação dos responsáveis pelos licenciamentos no Estado, incorporados recentemente por concurso público.

A solenidade de abertura do workshop contou com a presença do diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, que reforçou o compromisso de apresentar tanto aos novos analistas ambientais quanto aos mais experientes do IAT, toda a mudança tecnológica que aconteceu nos últimos anos na Companhia, especialmente sobre técnicas relacionadas ao tratamento de esgoto e da água.

“Entendemos que é um grande momento de trocas de experiências e informações. Quem ganha é o Estado do Paraná, especialmente a sua população, com água de melhor qualidade na sua torneira, com os rios mais bem preservados e a saúde que traz o bom saneamento”, afirmou.

Leia Também:  Patrulha Rural 4.0 é tema de encontro da Polícia Militar com representantes da agricultura

NOVO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO – Julio citou que o momento é de grande desafio, não apenas para a Sanepar, mas para empresas privadas e para companhias municipais de tratamento de esgoto, uma vez que o Novo Marco Legal de Saneamento colocou como meta que, até 2030, 90% do território brasileiro ofereça captação e tratamento de esgoto à população. “Esse desafio é enorme. É extremamente importante o conhecimento para os técnicos do IAT, que são responsáveis pelos licenciamentos ambientais e outorgas do Estado”, disse.

A gerente de Licenciamento do IAT, Ivonete Chaves, destaca a relevância desta parceria com a Sanepar, e enfatiza que aprimorar a padronização dos licenciamentos de esgotos sanitários no Estado irá promover mais agilidade nos licenciamentos ambientais de sistemas de esgotamento sanitário. “A nossa equipe melhor preparada garante processos com ainda mais segurança técnica e jurídica. Desta forma, a população ganha com a liberação mais ágil de novas estações de coleta e tratamento esgoto que serão futuramente implantadas”, afirmou.

CONHECIMENTO – Rafael Cabral, gerente de Gestão Ambiental na Sanepar, detalhou que as informações compartilhadas abordaram como funciona o saneamento, desde a fase de projetos e concepção de sistemas, implantação de obras e operações de estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto.

Leia Também:  Museus abertos e teatro marcam feriado da Proclamação da República

“A sociedade como um todo ganha com esse workshop. O órgão ambiental tendo mais conhecimento a respeito de como funciona o saneamento, que é uma atividade de utilidade pública, ele consegue estabelecer melhor os condicionantes e padrões ambientais para operação desta atividade. A ideia é ser um benefício para o meio ambiente e para a população, que utiliza o saneamento no dia a dia”, explicou Cabral.

VISITAS TÉCNICAS – Além das informações sobre planejamento e tecnologias de tratamento de sistemas de abastecimento de água e de lodo, operação do tratamento de água, em especial o lodo de água, os servidores realizaram na quarta-feira visitas técnicas à ETA Miringuava, à Barragem Miringuava, à ETE Belém e ao Laboratório da Sanepar, no bairro Tarumã, em Curitiba.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Maiores do que a edição passada, palcos do Verão Maior começam a ganhar forma

Published

on

By

Com menos de 20 dias para o início da programação de shows do Verão Maior Paraná, a montagem dos palcos, que irão receber 33 artistas nacionais, está a todo vapor. Na arena construída próxima ao Pico de Matinhos, já é possível ver a estrutura tomando forma, enquanto que a montagem do palco no Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná, deverá começar nos próximos dias. As estruturas serão maiores do que a edição 2023/2024.

Cerca de 30 pessoas trabalham na montagem do palco em Matinhos, que começou na quinta-feira (19). A estrutura veio embarcada dentro de 12 carretas e funciona como uma espécie de lego, em que as peças de ferro são encaixadas uma na outra, sendo levantadas com o auxílio de um guindaste.

Na sequência, iniciam-se os trabalhos de acabamento, com instalação de sistemas de som, iluminação e 19 painéis de LED, somando mais de 500 metros quadrados, entre as laterais do palco e ao decorrer da faixa de areia. Nessa etapa devem ser acrescidas mais 20 pessoas à equipe. A previsão é que em 8 de janeiro sejam realizados os primeiros testes de som e luzes.

Serão seis torres de delay (que garante a qualidade de som em todos os pontos ao longo da faixa de areia), com um palco maior em relação à edição passada. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 16 metros de profundidade. Também haverá camarote de dois andares com house mix (casa de mixagem), estúdio de tv anexo e 20 tendas de alimentação.

É nesse palco que passarão grandes nomes da música brasileira, como Titãs, Fernando & Sorocaba, Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Guilherme & Santiago, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, Guilherme & Benuto, Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Sorriso Maroto, João Bosco & Vinícius, Clayton e Romário, Eduardo Costa, além de uma atração surpresa, que será revelada nos próximos dias.

Leia Também:  Governo encaminha Prestação de Contas de 2023 à Assembleia Legislativa

A abertura ficará por conta da banda de pop rock Jota Quest, no dia 10 de janeiro.

Ao todo, serão 17 shows em Matinhos, com atrações às sextas e sábados, e também em três domingos.

Já a estrutura do palco de Pontal do Paraná será montada no Centro de Eventos Marissol, onde aconteceu a abertura do Verão Maior Paraná no último sábado (21). Similar a Matinhos, a estrutura será montada em um piso fixo, o que deve agilizar o processo, previsto para começar já nos primeiros dias de janeiro e também com testes de som e iluminação no dia 8 do mesmo mês.

O palco também será maior em relação a edição 2023/2024. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 10 metros de profundidade. Duas torres de delay serão montadas, além de espaço para oito tendas de alimentação.

Assim como Matinhos, o palco de Pontal receberá estrelas da música como Loubet, Guilherme & Santiago, Sambô, César Menotti & Fabiano, João Haroldo & Betinho, Guilherme & Benuto, Bruninho & Davi, João Neto & Frederico, Felipe Araújo, Cezar & Paulinho, Thiago Carvalho, Eduardo Costa, Rio Negro & Solimões, George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner.

O pagode de Péricles é quem abre a temporada de shows na cidade. Serão 14 ao todo entre 10 de janeiro e 22 de fevereiro, compondo sete finais de semana seguidos de atrações.

Cada palco receberá uma equipe técnica do Verão Maior Paraná, sendo Matinhos com cerca de 100 pessoas, e Pontal do Paraná 60 pessoas, incluindo engenheiros de som e de luz, câmeras, carregadores, entre outros profissionais, mais a equipe dos próprios músicos, que, em média, envolve 30 técnicos.

Leia Também:  Patrulha Rural 4.0 é tema de encontro da Polícia Militar com representantes da agricultura

As forças de segurança pública estarão presentes em todos os shows com reforço do efetivo e helicópteros monitorando do alto a realização dos eventos. Também estarão nas ruas e imediações para garantir um deslocamento tranquilo da população, tanto na ida quanto na volta dos eventos.

ARENAS ESPORTIVAS — As estruturas da arena e dos postos de atendimento do esporte no Verão Maior Paraná seguem em ritmo avançado de montagem. Faltando seis dias para o início das atividades, que começam em 28 de dezembro, as equipes intensificam os preparativos para garantir uma temporada com atrações diversificadas para veranistas e moradores do Litoral e dos balneários do Noroeste do Paraná. As estruturas são contratadas pela Secretaria de Estado do Esporte.

A Arena Verão Maior fica em Caiobá e tem capacidade para mais de 1,5 mil pessoas acompanharem competições esportivas ao longo da programação. Já os postos fixos estão sendo instalados em Matinhos, Caiobá, Guaratuba, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, e nas praias de água doce em Porto São José (município de São Pedro do Paraná), Porto Maringá (na cidade de Marilena) e Porto Rico. Cada posto conta com decks, arquibancadas, palcos, tendas, stands e banheiros de contêiner.

Entre as atrações previstas para acontecer nestes pontos estratégicos estão aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA