NOVA AURORA

PARANÁ

Servidores da Saúde participam de ginástica laboral e incentivo à atividade física

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo de Recursos Humanos Setorial (NRHS), implantou um projeto com foco na saúde e bem-estar, seguindo a política de valorização dos servidores da pasta: a prática da ginástica laboral. Durante cerca de 15 minutos, duas vezes por semana, a rotina de mais de 1,5 mil funcionários é voltada à prevenção de doenças ocupacionais, motivação e diminuição no risco de acidentes de trabalho.

A ação, iniciada em junho, é direcionada também para a integração entre os profissionais e aumento da produtividade.

O educador físico Anderson Siqueira, que coordena as atividades, diz que os programas de ginástica laboral em geral estimulam a interação entre as pessoas e incentivam a atividade física. “Cada vez mais as instituições apostam nas atividades e o resultado é praticamente imediato. O principal objetivo é fazer render mais, proporcionar um relaxamento muscular e alertar para uma melhor postura”, destacou o professor.

Leia Também:  Apreensão de drogas em rodovias do Paraná cresceu 44% nos primeiros 7 meses do ano

“Os benefícios também se estendem à queda do número de afastamento por problemas de saúde. Eles são quase todos os mesmos: postura, dores na lombar, pescoço, articulações dos braços. Embora possa parecer pouco tempo, já é uma grande conquista”, completou.

A ginástica laboral é realizada por colaboradores do prédio central da Sesa, do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e do Laboratório Central do Estado (Lacen), todos em Curitiba.

Dentre as atividades, praticadas com adesão voluntária, estão o alongamento e o relaxamento muscular, atuando de forma preventiva e terapêutica nas tarefas ocupacionais diárias.

LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são algumas das doenças geralmente provocadas pela repetição das tarefas ocupacionais diárias.

“Somos pioneiros nas ações de promoção à saúde dos servidores e estamos em contato com a Secretaria de Estado de Administração e Previdência (SEAP) para o fortalecimento do serviço de saúde ocupacional do Estado. Outro intuito é que ações como ginástica laboral possam ser descentralizadas e executadas nas 22 Regionais de Saúde”, diz Maiquel Rodrigues chefe do NRHS.

Leia Também:  Com 116 carteiras emitidas, Saúde reforça importância de cadastro sobre doenças raras

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Biblioteca Pública promove em abril a Feira Literária de Curitiba e grandes novidades

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Governador anuncia reajuste de 5,79% para servidores e novo piso dos professores

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA