NOVA AURORA

PARANÁ

Semana de Ciência e Tecnologia recebe inscrições de pesquisadores até o dia 15

Publicado em

A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia – Paraná Faz Ciência 2023 recebe, até dia 15 de setembro, inscrições para pesquisadores, professores e demais interessados apresentarem propostas e projetos no encontro. O evento estadual, que ocorre de 6 a 10 de novembro, no Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), integra a 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023).

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Fundação Araucária (FA) e UEL, que sediará o evento. O edital completo pode ser acessado aqui.

As propostas selecionadas serão conhecidas no próximo dia 30. A Semana deverá mostrar projetos, programas e demais atividades acadêmicas, considerando potencial de interação com o público, qualidade, originalidade e importância científica. A mostra será organizada em seis partes, denominadas Eixos, que destacarão temas como ensino superior do futuro, mostra interativa de ciência, tecnologia e inovação, visitas técnicas, oficinas, cultura e arte e eventos acadêmicos.

Segundo o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) da UEL, Eduardo José de Almeida Araújo, é uma forma de mostrar o quão sério a universidade leva a responsabilidade social. “A formação de cidadãos inclui a educação científica, algo que faz parte da responsabilidade social das universidades, sobretudo daquelas que criam um grande volume de conhecimento e tecnologia, como é o caso da UEL. Por isso, é uma honra, para nós, sediarmos esse evento”, avalia. 

Leia Também:  Paraná adere ao movimento "Go, Blue", que alerta sobre prevenção de afogamentos

As inscrições devem ser feitas respeitando a temática relativa a cada Eixo. Os eixos 1 e 6 não receberão propostas, pois terão sua programação definida pela comissão organizadora.

Confira informações relativas a cada um deles:

Eixo 1 – Ensino Superior do Futuro

A programação será definida pela comissão organizadora.

Eixo 2 – Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação/Mostra Interativa de Projetos

Espaço destinado à exposição de projetos de universidades interessadas em mostrar atividades atrativas e sobre ciência, tecnologia e inovação. As ações e projetos desenvolvidos pela Universidade Estadual de Londrina serão expostas em todo o Campus Universitário.

Serão aceitas também inscrições de startups, que devem se inscrever como instituição de Ciência e Tecnologia e indicar a natureza. Serão selecionadas pelo menos 10 startups de acordo com a adesão ao tema do evento para apresentar-se em ambiente coletivo. Será disponibilizado um balcão para exposição de cada startup, durante um período do evento.

Também serão aceitas propostas de apresentação de projetos vinculados aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), da Fundação Araucária. As propostas deverão ser submetidas por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível aqui.

Leia Também:  MON promove encontros para público 60+ sobre a mostra de Efrain Almeida

Eixo 3 – Visitas Técnicas

Destinado a espaços da UEL que possam ser visitados pelo público-alvo, com acompanhamento de integrantes dos espaços/projetos, possibilitando a compreensão das atividades desenvolvidas no local. Órgãos e projetos da UEL devem submeter proposta por formulário eletrônico, disponível aqui.

Eixo 4 – Oficinas

Espaço direcionado à oferta de atividades práticas de curta duração relacionadas a ciência, tecnologia, inovação, educação, artes e cultura. A duração deverá ser de uma hora a quatro horas, em formato presencial ou remoto. As atividades podem ter a participação do público mediante inscrições prévias. A proposta de oferta de oficinas deverá ser submetida por meio do preenchimento de formulário eletrônico.

Eixo 5 – Cultura e Arte

Essa área será restrita à apresentação de atividades artísticas e culturais de curta duração, que possam ter a participação do público sem a necessidade de inscrições prévias. A proposta é aberta à UEL e a todos os parceiros institucionais e deverá ser submetida por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível aqui.

Na proposta, deverá ser apresentada a descrição da atividade, público-alvo, dia, horário, local e número mínimo e máximo de participantes, além da infraestrutura necessária para realização.

Eixo 6 – Eventos Acadêmicos

A programação será definida pela comissão organizadora.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Governador anuncia mudanças em secretarias e outros órgãos no Paraná

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Estado recebe contribuições técnicas referentes à cadeia de energias renováveis

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA