NOVA AURORA

PARANÁ

Semana da Água: IAT promove ações de conservação e conscientização ambiental

Publicado em

Conservação de nascentes, plantio de mudas e ações de conscientização ambiental. Essas são algumas das atividades que o Instituto Água e Terra (IAT) irá desenvolver no Paraná durante a Semana da Água. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado na sexta-feira (22). Por ser o órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos no Estado, o instituto aproveitará para reforçar ainda mais a necessidade da preservação do meio ambiente como forma de garantir água de qualidade a todos os paranaenses.

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, destaca a importância das ações do órgão para o uso sustentável da água no Estado. “A gestão dos recursos hídricos é feita em conjunto pelo IAT e pelos comitês de bacias hidrográficas. Esse funcionamento é essencial para garantir que a água possa trazer benefícios econômicos e sociais para a população e ainda assim manter a qualidade necessária para a manutenção da biodiversidade”, disse.

Uma das atividades previstas é a conservação de nascentes com solo-cimento. Na técnica, que é bastante difundida no meio rural, a fonte passa primeiramente por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), funcionando como um filtro físico da água. Na sequência, são colocados canos de abastecimento das caixas d’água. Por fim, a fonte é lacrada com uma mistura de solo com cimento.

A primeira ação de restauração acontecerá na quarta-feira (20), em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí. O órgão irá apoiar a conservação de uma nascente em uma propriedade rural do município, através do projeto Água é Vida, da prefeitura local. Além do IAT, a atividade conta com o apoio da Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí (Cooperval) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Leia Também:  PCPR deflagra operação contra organização ligada ao tráfico de animais silvestres

No mesmo dia, o IAT irá acompanhar o plantio de mudas nativas em uma nascente de outra propriedade privada de Jandaia do Sul. O reservatório já passou pelo processo de conservação na última quinta-feira (14) e para concluir os procedimentos as espécies exóticas de eucalipto (Eucalyptus sp.) do local serão substituídas por plantas nativas.

Em Maringá, mudas de espécies como gurucaia (Parapiptadenia rigida Bentham), araçá-amarelo (Psidium cattleyanum), pitanga (Eugenia uniflora), cedro (Cedrela fissilis Sprengel), canafístula (Peltophorum dubium) e peroba rosa (Aspidosperma polyneuron) serão fornecidas pelo viveiro do instituto que atende a região Noroeste.

Por fim, na sexta-feira (22), outras duas nascentes passarão pelo processo de reforço. Pela manhã, será feita a conservação de uma nascente que deságua no Ribeirão Coqueiro, afluente do Rio Pirapó, em Ângulo, na região Noroeste. À tarde, a ação será em uma nascente em Munhoz de Mello, na região Norte, responsável por abastecer cinco famílias da área rural do município. As duas atividades serão feitas com o apoio das prefeituras municipais e do IDR-Paraná.

CONSCIENTIZAÇÃO – Junto às ações de conservação, o instituto irá focar na conscientização ambiental. A primeira atividade ocorre na quinta-feira (21), em Itaúna do Sul, no Noroeste, em parceria com o município. A solenidade reunirá proprietários de imóveis e lideranças locais para discutir a preservação de nascentes do município, com a participação do IAT e do IDR-Paraná para explicar como funciona o processo de conservação.

Leia Também:  Com participação do Estado, Mariópolis promove a Festa da Uva

Em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, o instituto vai organizar a atividade Água de Qualidade, uma ação de conscientização destinada aos agricultores do município realizada no dia 22 de março. A ação é ligada ao programa Cultivando Água Limpa, da prefeitura, que promove a identificação e a preservação de nascentes em propriedades da bacia do Rio Pindaúva, manancial que abastece a cidade. Técnicos do IAT e do IDR-Paraná irão participar de oficinas sobre vários temas relacionados à água.

Além disso, os 21 núcleos regionais do IAT estarão envolvidos com a celebração, promovendo atividades de conservação, educação ambiental e sustentabilidade.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2024, o tema da data será “Água para a Paz”, para reforçar a importância do papel da água na promoção da harmonia e na prevenção de conflitos. Já no Brasil, o tema da data comemorativa neste ano é “A Água nos Une, o Clima nos Move”, definido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculado ao governo federal, como forma de destacar os impactos das mudanças climáticas sobre as águas.

Serviço:

21/3

Reunião para discutir a conservação de nascentes – 17h

Biblioteca Cidadã Municipal – Rua Paraná, 628 – Itaúna do Sul

22/3

Evento Água de Qualidade – 8h às 12h

Pesqueiro Castelinho – estrada para Santa Bárbara – Ivaiporã

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Sanepar discute mudanças climáticas e gestão de carbono em evento nacional

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Governo do Estado organiza 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA