NOVA AURORA

PARANÁ

Selo Clima Paraná é finalista de prêmio nacional de ESG do Grupo Tribuna

Publicado em

O Selo Clima Paraná, pelo qual o Governo do Estado reconhece empresas e entidades que atuam alinhadas com a preservação de recursos naturais, é finalista do Prêmio ESG do Grupo Tribuna.

O projeto da Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável está concorrendo em prêmio de votação popular com mais cinco projetos nacionais, tanto de empresas públicas como privadas, que apresentam boas práticas ambientais, sociais e de governança (de onde vem a sigla ESG, em inglês: Environmental, Social, Governance).

O prêmio teve a participação de 51 projetos de todo o País, sendo 27 públicos e 24 privados, e tem por objetivo, segundo os organizadores do evento, valorizar empresas públicas e privadas que tenham iniciativas bem-sucedidas em um dos eixos desse movimento mundial.

Além do Selo Clima Paraná, concorrem a Telemetria da Água (Santos Brasil), Inclusão Racial (Rumo), Economia de Água Eixo E (BTP), Projeto Beco Limpo (Prefeitura de Santos) e Projeto Água Pará (Companhia de Saneamento do Pará). Até o dia 16, é possível registrar o voto. O resultado do concurso será divulgado no dia 22, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos-SP.

Leia Também:  Estado repassa R$ 41,1 milhões para pavimentação e reforma de praça em Curitiba

SELO CLIMA PARANÁ – O Selo Clima Paraná reconhece empresas e entidades que atuam alinhadas com a preservação de recursos naturais, e em 2023 acontecerá sua 9ª edição. Os participantes podem incluir inventários sobre emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e ações ESG (Ambiental, Social e Governança).

O reconhecimento possui atualmente quatro categorias (A, B, C e D) para classificar as empresas. Sendo a categoria A conferida às empresas que alcançam a maior pontuação dentre os critérios definidos com base nos compromissos firmados pelo Governo do Estado com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; as campanhas Race to Zero e Race to Resilience; e a Declaração de Edimburgo.

Além de dar visibilidade às organizações que preservam os recursos naturais, a iniciativa busca incentivar as empresas paranaenses a reduzirem a “pegada de carbono”, para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Com isso, o selo contribui para que o Paraná mantenha o reconhecimento do estado mais sustentável do Brasil e fortalece o conceito de produção com sustentabilidade.

Leia Também:  Exposição no Palácio Iguaçu comemorou 50 anos da Defesa Civil do Paraná

Para votar no Selo Clima Paraná é só acessar o formulário de votação da organização do evento.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Três municípios da região Oeste aderem ao Susaf/PR durante o Show Rural

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Com média de 1,2 mil caminhões por dia, movimentação nos portos do Paraná segue em ritmo normal

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA