NOVA AURORA

PARANÁ

Segurança encerra atividades do Litoral Cidadão com última exposição em Paranaguá

Publicado em

A Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp) encerrou nesta quarta-feira (25) as atividades do Litoral Cidadão. A última exposição foi na Arena Albertina Salmon, em Paranaguá. O evento teve como objetivo apresentar à comunidade os serviços realizados pelas forças de segurança, aproximando a população das polícias e do Corpo de Bombeiros.

O Litoral Cidadão teve sua estreia durante a temporada do Verão Maior Paraná 2023 e iniciou as atividades no dia 4 de janeiro. A exposição aconteceu durante as quartas-feiras do mês de janeiro e passou por Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, encerrando suas atividades na cidade de Paranaguá. 

“O objetivo dessa exposição itinerante foi aproximar as pessoas que são moradoras do Litoral, para que primeiro conheçam a estrutura que está à disposição delas com relação à segurança pública, para que recebam algumas orientações, bem como a confecção de boletins de ocorrência na Delegacia Móvel da Polícia Civil. Tivemos vários exemplos, crianças com autismo que estão se aproximando dos cães, dos cavalos, conhecendo os policiais. Então, quanto mais próxima a sociedade for da polícia, melhor”, explicou o secretário Hudson Leôncio Teixeira.

O Litoral Cidadão reuniu equipes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros. Nesta última edição, ainda houve a participação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e da Secretaria do Esporte do Estado, que promoveram algumas atividades voltadas às crianças, como dança, bambolê e brincadeiras com dados. 

Leia Também:  Polícia Militar atendeu mais de 5 mil ocorrências no Litoral durante a temporada

Durante a exposição, foram feitas orientações sobre serviços das forças, bem como boletim de ocorrência, demonstração de perícias, dos equipamentos e veículos usados pelas polícias. Atração especial durante as quatro edições, os cães também estavam à disposição da população, que pode conhecer uma pouco mais da sua atuação em conjunto com as polícias.

“Foi um evento espetacular. Eu fui policial militar durante 30 anos e sempre buscamos essa interação da sociedade com as forças de segurança”, disse o secretário municipal de Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva. “É importante a gente quebrar esse paradigma de ensinar os filhos a terem medo da polícia. É fundamental que os pais orientem os filhos a falarem com o policial, caso necessário, porque quando você precisar eles estarão ali para apoiá-los”.

O Litoral Cidadão foi promovido em Paranaguá e recebeu seis grupos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paranaguá. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Leal Loiola Falanga, esse tipo de acontecimento na cidade é importante para que as crianças dos grupos de convivência dos CRAS possam ter intimidade e contato com as ações dos serviços da Secretaria de Segurança do Estado.

Leia Também:  IAT acelera licenciamentos e viabiliza quase R$ 300 milhões em novos investimentos no Litoral

“Tenho certeza que essa experiência sem dúvida nenhuma será muito rica para os grupos dos CRAS”, afirmou.

A moradora de Paranaguá Fernanda Neves disse que ficou sabendo dessa exposição pela rede social da Prefeitura de Paranaguá e trouxe os filhos, e sobrinhos. “Amaram os animais da exposição da Polícia Ambiental e também os cachorros da Polícia Civil e da Polícia Penal. Sem falar na tecnologia que o pessoal da Polícia Penal apresentou aqui, com os drones, e isso prende a atenção de crianças e também dos adultos”, disse.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site www.verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado, que acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, na região Noroeste.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Forças de segurança prendem quatro pessoas e apuram possível homicídio de mulher em Matinhos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sustentabilidade da Portos do Paraná é apresentada na COP29, no Azerbaijão

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA