NOVA AURORA

PARANÁ

SEDEF nos Municípios chega à quinta edição com atendimento a 59 cidades

Publicado em

A quinta edição do SEDEF nos Municípios, projeto que descentraliza as informações técnicas da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, foi realizada em Tomazina, no Norte Pioneiro, nesta quinta-feira (15).

De acordo com relatório da Assessoria Técnica da Sedef, desde que os encontros começaram foram sanadas dúvidas de 36% dos municípios do Estado, tanto nas reuniões descentralizadas quanto na Secretaria. De março, quando aconteceu a primeira reunião, até este mês, 59 cidades do Paraná receberam dados financeiros, e informações de programas e projetos por meio do SEDEF nos Municípios.

“Essa foi a missão que o governador Ratinho Junior nos deu desde o início da nossa atuação, que estivéssemos perto dos municípios, que fizéssemos uma gestão ouvindo as dificuldades que os prefeitos enfrentam, mas que também mostrássemos as possibilidades de solução. E através deste projeto estamos buscando essa gestão parceira, e, pelos números, estamos no caminho certo”, disse o secretário Rogério Carboni.

Leia Também:  2 mil toneladas de aço, sapo raro e muito gelo: as curiosidades da Ponte de Guaratuba

Em Tomazina, participaram 15 municípios da região do Norte Pioneiro. Para o prefeito Flavio Zanrosso, essa aproximação refletirá diretamente nas ações para as pessoas, uma vez que a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família coordena projetos sociais para jovens e pessoas com deficiência, por exemplo. “Muitas vezes o município está com algum tipo de problema, com recurso na conta e não sabe bem o que fazer. Esse dia trouxe excelentes frutos”, afirmou.

Segundo Heloísa Maria Rodrigues Damin, psicóloga do município de Guapirama, essa aproximação torna as ações mais humanizadas. “A presença dos técnicos aqui humanizaram esses números. Podemos esclarecer nossas dúvidas, ver que muitas e muitas vezes não estamos sozinhos e que podemos contar com a ajuda do Estado. As vezes a gente não sabe o que fazer com o saldo que está na conta em um programa e fica com medo de gastar errado. Assim, conseguimos agora com mais tranquilidade”, disse.

Leia Também:  PCPR atenderá o público com Delegacia Móvel em municípios do Litoral

Durante todo o dia, foram abordados temas como prestação de contas nos sistemas como SIF e Sistag, utilizados nas prefeituras para acessar recursos estaduais e realizar a prestação de contas, além de esclarecimentos de programas e projetos nas áreas da assistência social, garantia de direitos de crianças e adolescentes, juventude e pessoa com deficiência.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com apoio do Estado, famílias de Almirante Tamandaré conquistam novas moradias

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Inscrição para certificação da EJA encerra nesta segunda-feira; provas serão em abril

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA