NOVA AURORA

PARANÁ

Secretário Nacional de Trânsito conhece ações promovidas no Paraná durante o Maio Amarelo

Publicado em

O secretário nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo de Lima Catão, reuniu-se nesta quinta-feira (04) com o vice-governador Darci Piana, no Palácio Iguaçu, em sua 1ª visita ao Paraná. Ele veio conhecer e entender as ações promovidas pelo Estado para a conscientização no trânsito neste mês do Maio Amarelo.

Em conversa com Catão, Piana reforçou que o Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), e que está empenhando esforços para alcançar o objetivo. Dentre estes esforços, Piana destacou o Pacto Social por um Trânsito Seguro, liderado pelo Comitê Trânsito Seguro, que visa engajar todos os segmentos sociais em uma consciência coletiva de que cada ação voltada à segurança viária é fundamental para o desenvolvimento da empatia e melhoria das condições do trânsito; e as reuniões mensais com o grupo técnico do Pnatrans, que começaram no mês passado.

“O Governo do Estado, junto com o Detran, tem que se juntar nas ações com a Secretaria Nacional para motivar as pessoas a salvar vidas, mais do que já estamos fazendo, no Paraná e no país”, afirmou Piana.

Leia Também:  Fomento Paraná tem R$ 23,3 milhões disponíveis para investimentos no setor de turismo

Junto com o diretor-presidente estadual do Departamento de Trânsito (Detran-PR), Adriano Furtado, e da comitiva da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), composta pela diretora de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento, Catão também conversou com os servidores do Detran-PR, e reforçou que o órgão paranaense serve de referência para todos os departamentos do Brasil. “Deve ser um orgulho para vocês trabalharem em um órgão que serve de referência para os outros, tanto em questão de soluções tecnológicas, como em atendimento aos usuários”, afirmou.

Adriano Furtado falou sobre o curso “Conhecendo o Pnatrans”, criado em parceria com a Senatran, que tem como objetivo apresentar o plano e seus pilares aos instrutores e educadores do Detran-PR. Neste primeiro momento, o curso será ofertado apenas para este público, na modalidade EAD, com certificação – posteriormente será disponibilizado aos demais interessados na capacitação.

ACP – Pela manhã, antes da chegada do secretário, a diretora e o assessor da Senatran, junto com os diretores do Detran-PR, foram recebidos na Associação Comercial do Paraná (ACP) pelo presidente Antonio Gilberto Deggerone e o vice-presidente Mauro Gil Meger. No encontro foi reforçado o apoio do setor nas ações do Maio Amarelo e na adesão ao Pacto Social por um Trânsito Seguro.

Leia Também:  PCPR prende homem por violência doméstica e tentativa de homicídio em Ponta Grossa

Por serem polos geradores de fluxo, a ACP assumiu compromisso com ações para conscientizar a população sobre o trânsito em seus diversos setores.

“Temos aqui reunidos os vice-presidentes de vários setores que estão dispostos a contribuir e se engajarem na campanha do Maio Amarelo. A Senatran e o Detran tem total apoio dos comerciantes para esta causa nobre de salvar vidas”, afirmou Deggerone.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Comando de Policiamento Especializado da PMPR realiza solenidade de Entrega de Comando

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Temporais destroem 5,1 mil postes em 4 meses e demandam mobilização total da Copel

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA