NOVA AURORA

PARANÁ

Secretário Nacional de Trânsito conhece ações promovidas no Paraná durante o Maio Amarelo

Publicado em

O secretário nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo de Lima Catão, reuniu-se nesta quinta-feira (04) com o vice-governador Darci Piana, no Palácio Iguaçu, em sua 1ª visita ao Paraná. Ele veio conhecer e entender as ações promovidas pelo Estado para a conscientização no trânsito neste mês do Maio Amarelo.

Em conversa com Catão, Piana reforçou que o Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), e que está empenhando esforços para alcançar o objetivo. Dentre estes esforços, Piana destacou o Pacto Social por um Trânsito Seguro, liderado pelo Comitê Trânsito Seguro, que visa engajar todos os segmentos sociais em uma consciência coletiva de que cada ação voltada à segurança viária é fundamental para o desenvolvimento da empatia e melhoria das condições do trânsito; e as reuniões mensais com o grupo técnico do Pnatrans, que começaram no mês passado.

“O Governo do Estado, junto com o Detran, tem que se juntar nas ações com a Secretaria Nacional para motivar as pessoas a salvar vidas, mais do que já estamos fazendo, no Paraná e no país”, afirmou Piana.

Leia Também:  Cuidado com cobranças indevidas nos estacionamentos públicos em dias de jogos em Cascavel

Junto com o diretor-presidente estadual do Departamento de Trânsito (Detran-PR), Adriano Furtado, e da comitiva da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), composta pela diretora de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento, Catão também conversou com os servidores do Detran-PR, e reforçou que o órgão paranaense serve de referência para todos os departamentos do Brasil. “Deve ser um orgulho para vocês trabalharem em um órgão que serve de referência para os outros, tanto em questão de soluções tecnológicas, como em atendimento aos usuários”, afirmou.

Adriano Furtado falou sobre o curso “Conhecendo o Pnatrans”, criado em parceria com a Senatran, que tem como objetivo apresentar o plano e seus pilares aos instrutores e educadores do Detran-PR. Neste primeiro momento, o curso será ofertado apenas para este público, na modalidade EAD, com certificação – posteriormente será disponibilizado aos demais interessados na capacitação.

ACP – Pela manhã, antes da chegada do secretário, a diretora e o assessor da Senatran, junto com os diretores do Detran-PR, foram recebidos na Associação Comercial do Paraná (ACP) pelo presidente Antonio Gilberto Deggerone e o vice-presidente Mauro Gil Meger. No encontro foi reforçado o apoio do setor nas ações do Maio Amarelo e na adesão ao Pacto Social por um Trânsito Seguro.

Leia Também:  Comec solicita alteração da temporização de semáforos na BR-116

Por serem polos geradores de fluxo, a ACP assumiu compromisso com ações para conscientizar a população sobre o trânsito em seus diversos setores.

“Temos aqui reunidos os vice-presidentes de vários setores que estão dispostos a contribuir e se engajarem na campanha do Maio Amarelo. A Senatran e o Detran tem total apoio dos comerciantes para esta causa nobre de salvar vidas”, afirmou Deggerone.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com agenda fixa e eventos, programação esportiva do verão alcança 477 mil atendimentos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado fortalece presença internacional em encontro do G20 sobre economias espaciais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA