NOVA AURORA

PARANÁ

Secretário da Fazenda aborda consciência negra, economia e minorias em evento da ACP

Publicado em

“Economia e perspectivas para as minorias” foi o tema da palestra que o secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia, ministrou nesta segunda-feira (21) em evento sobre o Dia da Consciência Negra, promovido pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

Garcia destacou, pelo ponto de vista da economia, a população negra e seus esforços pela luta contra o preconceito racial. Também defendeu a inclusão da população negra no debate público como política para assegurar o fortalecimento da democracia.

“É preciso fortalecer as políticas públicas de igualde racial para que possamos ter uma sociedade mais inclusiva e participativa. Mesmo que uma pessoa negra tenha oportunidades, se forme em uma escola de renome, sendo um dos melhores da turma e aluno brilhante, o sarrafo é sempre alto”, afirmou o secretário.

“O racismo parte do pressuposto de que determinadas minorias têm um conteúdo de formação escolar pequeno ou não adequado. Por isso, não é uma questão de acesso, transcende isso. É uma sensação na pessoa racista de superioridade ao outro e de que ele não pertence àquele lugar”, completou.

Leia Também:  Paraná é primeiro estado a integrar a Aliança Global para os Cuidados

Renê de Oliveira Garcia Júnior é secretário da Fazenda desde 2019. É doutor e mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV), bacharel em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV e bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Mercado de Capitais e Estratégias Operacionais em Derivativos pelo INSEAD de Fontainebleau, na França.

Também foi professor na Faculdade de Economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e no Programa de MBA da EPGE/FGV, além de coordenador de projetos e estudos econômicos na FGV, entre outras atividades acadêmicas realizadas em diversas instituições. É coautor do livro “O Seguro no Brasil”, editado pela Sasse Seguradora, e autor de dezenas de artigos acadêmicos.

O evento na ACP teve como objetivo valorizar, fomentar e incentivar políticas e iniciativas culturais, para reconhecer em todas as camadas da sociedade a história negra brasileira para a redução das desigualdades raciais. Além do secretário, a consciência negra foi abordada por Roberta Kisy Guimarães, co-fundadora da ConectaFro. Ela falou sobre AfroEmpreendedorismo em Ação.

Leia Também:  Encontro do PlanificaSUS em Maringá discute cuidado e acesso aos serviços de saúde

“Todo mundo tem alguma ligação com a negritude, seja no sangue, em casa ou nas relações. Em todos os lugares existe uma potência com a cara preta, mas estamos invisibilizados. Por isso, combater o racismo é combater a invisibilidade e o protagonismo não começa dos negros falando de si, mas dos outros falando dos negros, dos seus negócios, dos seus potenciais”, frisou.

Participaram das discussões o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina; o presidente eleito da entidade para o período (2023-2025), Antônio Gilberto Deggerone; o secretário Estadual da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni; a presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Bruna Ravena; o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdades Racial – Consepir, Saul Dorval da Silva; a deputada estadual eleita, Cloara Pinheiro Lima; o presidente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Antoninho Caron; e o coordenador do Conselho Fiscal da ACP e auditor fiscal da Receita Estadual, Francisco Inocêncio.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Encontro do PlanificaSUS em Maringá discute cuidado e acesso aos serviços de saúde

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Estado vai apresentar atrativos turísticos de três regiões a 100 agentes de viagens

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA