NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria do Turismo leva empresas e produtos para o Show Rural, em Cascavel

Publicado em

O estande da Secretaria do Turismo no Show Rural, em Cascavel, no Oeste, acolhe diversos parceiros para apresentar os produtos turísticos do Estado, especialmente focados no agronegócio. São 18 participantes do trade no estande de 100 m². Os produtos apresentados são de hotelaria, transportes, gastronomia, passeios nacionais e internacionais, e até turismo de aventura.

“Levar as empresas que atuam no segmento para feiras e eventos é essencial para mostrar que o Paraná tem infraestrutura para receber turistas do Brasil e do mundo todo. Queremos apresentar nosso potencial em eventos importantes como o Show Rural, por onde passam milhares de pessoas”, destacou o secretário do Turismo, Márcio Nunes.

Entre eles está a Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo), que é formada por empreendedores turísticos e a única do País que atua no formato de venda de produtos turísticos, atualmente englobando 14 municípios. O objetivo da cooperativa, que participa pela primeira vez do Show Rural, é promover o turismo rural.

Leia Também:  Com investimento de R$ 917 mil, Estado inicia obras de reforma em colégio de Campo Largo

“Para nós está sendo uma oportunidade de mostrar os produtos dos cooperados e também de vendermos o que temos, que são roteiros customizados com o objetivo de mostrar a força do agro paranaense”, destacou o vice-presidente e diretor executivo da cooperativa, Márcio Miranda.

Outra atração do estande é o trator utilizado para a prática de “arrancadão”, tradicional evento realizado em Maripá, no Oeste do Estado, todo mês de abril. A máquina foi levada para o Show Rural pela IGR (Instância de Governança Regional) Riquezas do Oeste. “É um trator modificado para fazer arrancadão, que é um dos carros-chefes da nossa região turística. O trator está exposto para que as pessoas conheçam essa modalidade”, disse a diretora executiva da IGR, Kátia Muller.

São duas IGRs participando da feira. A outra é a Adetur Cataratas e Caminhos. Ambas são responsáveis pela promoção do turismo de 35 municípios da região Oeste.

Leia Também:  Programa Litoral Cidadão estará em Guaratuba nesta quarta-feira

Também integram o estande do turismo representantes de empresas da gastronomia, transportes e hotelaria. São elas: Convention & Visitors Bureaus; Termas Águas do Verê; Jurema Águas Quentes; Família Madalosso; Maestro Thermas Park Hotel; Costa Neves Internacional LTDA.; Princesa dos Campos; Grupo Mentalize Inc. LTDA.; Grupo Gramado Parks; JL Hotel By Bourbon; TS Company Digital; Êxitos Eventos; Grupo Cellmotion; City Center Outlet Premium; Viale Hoteis Foz do Iguaçu.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado seleciona mais de 500 profissionais para residência técnica de inovação

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Nova edição do ​Cândido traz especial sobre a Geração de 1945 do Uruguai

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA