6 de Abril de 2025
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    Secretaria do Turismo do Paraná é selecionada em concurso da Embratur

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    A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) é uma das selecionadas pelo EmbraturLAB, o laboratório de Inovação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, para participar do Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que vai acontecer de maneira virtual, no próximo dia 26 de novembro.

    A seleção busca valorizar e incentivar as iniciativas sustentáveis mais bem sucedidas para serem replicadas no setor turístico e incorporadas na promoção internacional do Brasil. Os três vencedores, a serem anunciados no dia 4 de dezembro, terão como prêmios destaques na promoção internacional através da Embratur.

    Das 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas, as 10 escolhidas são: Secretaria do Turismo do Paraná (Setu); Instituto Municipal de Turismo de Curitiba; Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur; Secretaria do Turismo de Alagoas; Secretaria do Turismo do Rio Grande do Norte; Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Turismo de São Sebastião (SP); Secretaria de Turismo de São Paulo, Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (MA). 

    Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, a seleção mostra o grande destaque do turismo paranaense. “Além da Secretaria do Turismo, o Paraná conta também com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba na lista dos selecionados, mostrando como o setor tem se destacado em nível nacional e internacional”, disse. “Estar nessa lista mostra como o turismo paranaense já é um mercado forte e competitivo, e isso passa também pelo trabalho do Governo do Estado, que tem dado uma atenção muito forte a esse setor, responsável pela geração de emprego, renda e qualidade de vida as pessoas”, afirmou.

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    CONCURSO – No dia 26, os selecionados irão mostrar a viabilidade de suas propostas com foco em sustentabilidade nas cidades turísticas brasileiras à Coordenação ESG da Embratur e aos especialistas convidados. 

    Segundo o assessor Paulo Albuquerque, os destinos terão que mostrar, em cinco minutos, o quanto estão preparados para receber visitantes de outros países. 

    “Os destinos terão que mostrar que realmente estão preparados para receber os turistas internacionais, ou seja, se as experiências estão disponíveis em outros idiomas, se já recebem ou não turistas internacionais, como está a conectividade desses destinos brasileiros com os nossos mercados prioritários”, explicou ele.

    “Além disso, também irão revelar como a secretaria do turismo chegou a esse relato, se o seu processo de governança está bem estabelecido e qual a proximidade das secretarias com as empresas ou organizações responsáveis pela realização dessas experiências. Cada destino terá cinco minutos para relatar essas experiências e outros cinco para responder às perguntas e respostas da banca”, complementou Albuquerque. 

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    CRITÉRIOS – O concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros avalia as seguintes categorias: 1 – Ambiental: Mudanças Climáticas, Poluição, Biodiversidade e Recursos Naturais, 2. Social: Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão, Saúde e Segurança e Impacto Comunitário.  3. Governança: Estrutura Corporativa, Gerenciamento de Riscos, Adesão ao Pacto Global da ONU ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações ou premiações. 

    PRÊMIOS – O primeiro lugar do concurso receberá consultoria da Embratur para desenvolver uma estratégia ESG e criar um Comitê ESG, fortalecendo a governança regional. Também terá direito a uma campanha de marketing em 2025, alinhada à estratégia de mercado da Agência, ampliando a visibilidade do destino, e a participação como destaque em um episódio do minidocumentário ‘Turismo Transforma’, promovendo suas iniciativas. 

    Como benefícios empresariais, todos os vencedores participarão da jornada de promoção da Embratur, aumentando a exposição das suas experiências turísticas, além de participarem como destaque no capítulo de Sustentabilidade das redes da Embratur (incluindo posts em plataformas como LinkedIn e Instagram).

    Os vencedores também terão vídeos documentários produzidos sobre as jornadas ESG dos empreendimentos vencedores, aumentando a credibilidade e alcance, e possibilidade de serem escolhidos para implementar provas de conceito de startups do EmbraturLAB, testando inovações sustentáveis.

    Fonte: Governo PR

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    PARANÁ

    Governo do estado divulga o turismo paranaense durante a ExpoLondrina

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    O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

    A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

    “Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

    Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

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    “A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

    OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

     “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

    Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

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    IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

    Fonte: Governo PR

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