PARANÁ
Secretaria de Educação entrega livros afro-brasileiros para escolas estaduais
Publicado em
30 de agosto de 2024por
Itajuba Tadeu
Nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) deu mais um importante passo na valorização da cultura negra como temática crucial para a educação, com a entrega simbólica dos livros “Oralidades Afro-paranaenses: fragmentos da presença negra na história do Paraná” e “Sankofa: a história dos afro-curitibanos”.
As obras foram entregues a quatro estudantes convidados da rede estadual, que na ocasião representaram os cerca de 1 milhão de alunos matriculados na rede em todo o Estado. Os livros passarão a integrar o acervo das escolas do Paraná a partir das próximas semanas. A ação aconteceu no Gabinete da Secretaria e contou com a presença do secretário de Educação, Roni Miranda, além de professores e estudantes dos colégios estaduais São Braz e Paula Gomes, de Curitiba.
O evento marca a distribuição de 11.032 exemplares para as 2.492 escolas estaduais do Paraná – incluindo 2.091 escolas regulares e 401 de educação especial.
“A iniciativa visa destacar e reconhecer o papel significativo dos negros na formação da identidade cultural, econômica e no desenvolvimento do Estado. A escola é fundamental para esse processo, funcionando como um vetor essencial para a disseminação de boas políticas e promoção da tolerância. Acreditamos que a educação deve ser um instrumento para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou o Roni Miranda.
Para o aluno Arthur Oliveira de Andrade, de 13 anos, que representou o Colégio Estadual São Brás, a distribuição do material antirracismo nas escolas simboliza a formação de cidadãos mais conscientes e críticos em relação às injustiças sociais. “A iniciativa é importante porque muitas vezes não há representação e cuidado com as questões de racismo. Então acaba sendo uma oportunidade de dar voz aos colegas que enfrentam discriminação e bullying nas escolas, ressaltando a importância de não ignorar essas questões”.
DIRETRIZES PEDAGÓGICAS – Com as novas entregas, a prática pedagógica nas escolas será enriquecida com metodologias ativas de ensino, como debates e rodas de conversa, possibilitando uma participação mais dinâmica dos alunos. Além disso, as obras servirão como base para projetos de pesquisa interdisciplinares envolvendo história, literatura, artes e ciências sociais. Para apoiar os professores, a Secretaria da Educação planeja realizar formações específicas para capacitá-los a tratar essas temáticas de forma crítica e contextualizada.
O impacto dos livros também deve ser ampliado por eventos culturais promovidos nas escolas, como feiras literárias e exposições artísticas, que celebraram a cultura afro-brasileira e afro-paranaense. A valorização da diversidade e a criação de espaços de diálogo são essenciais para construir um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso, contribuindo para a autoestima de estudantes negros e para a luta contra o racismo.
Segundo Galindo Pedro Ramos, técnico pedagógico na Coordenação de Diversidade e Direitos Humanos da Seed, “esses livros complementam o trabalho da secretaria, que já investe há tempos em material didático e paradidático focado na população negra e nos povos indígenas. Eles destacam a contribuição da população negra no Paraná, oferecendo exemplos de paranaenses notáveis e ajudando a promover o combate ao racismo e a valorização da diversidade nas escolas”.
Para fortalecer as práticas educacionais voltadas para a diversidade e a equidade racial, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná lançou o edital do Selo ERER (Enedina Alves Marques). O selo tem como objetivo reconhecer, mapear, divulgar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão escolar realizadas entre junho de 2023 e agosto de 2024, que promovam o protagonismo estudantil e abordem a Educação para as Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena nas instituições da rede pública estadual.
Serão premiadas as escolas que obtiverem uma pontuação mínima de 60% nos eixos de Currículo e Projeto Político-Pedagógico, Recursos de mídias e materiais didático-pedagógicos, e Gestão e espaço físico. As inscrições estão abertas até 7 de outubro e podem ser realizadas através do link.
“Recentemente lançamos o selo de escolas antirracistas, homenageando a primeira engenheira negra do Paraná, uma pioneira em um período desafiador. Com isso, estamos certificando escolas em todo o Estado para promover uma cultura antirracista, valorizar a população negra e respeitar as diferenças. A educação é essencial para esse processo, e o governo do Estado, liderado pelo governador Ratinho Júnior, está comprometido em oferecer uma cultura mais inclusiva para nossos estudantes”, destacou o secretário, Roni Miranda.
ORALIDADES AFROPARANAENSES – A Coleção Oralidades Afroparanaenses foi criada pelo Centro Cultural Humaitá com o objetivo de compartilhar saberes sobre a presença negra e a herança cultural afro no Paraná. A obra, de autoria de Mel e Kandiero (do Centro Cultural Humaita), narra em linguagem poética e acessível diversos fragmentos da presença negra na história do Paraná, apresentando as comunidades negras e personalidades afro paranaenses marcantes de Curitiba, Paranaguá, Castro, Quatro Barras, Palmas, Turvo e Lapa sob o ponto de vista afrodescendente, a partir de seus valores e modos de viver.
“Sankofa: a história dos afro-curitibanos”- Primeiro livro da quadrinista Raphaela Corsi, a HQ “Sankofa: a história dos afro-curitibanos” retrata personagens reais da nossa história, entre o passado e o presente: uma mulher negra livre no fim do século XIX, um soldado que não foi “voluntário” da pátria e participantes da lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Published
1 hora agoon
18 de abril de 2025By

Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.
Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.
Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.
“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.
Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.
Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.
Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.
CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.
Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.
“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.
A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.
“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.
CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.
As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.
Fonte: Governo PR

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