PARANÁ
Secretaria da Saúde inicia mais um ciclo de oficinas sobre segurança dos pacientes
Publicado em
3 de abril de 2025por

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, deu início nesta semana a um ciclo de oficinas macrorregionais voltadas à melhoria da Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente em hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e serviços de diálise.
A iniciativa tem como objetivo reunir os serviços de saúde públicos e privados de diversas regiões do Paraná que participam da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e implementada pela Divisão de Vigilância Sanitária de Serviços do Estado (DVVSS).
“A segurança do paciente é essencial na gestão da saúde, pois está diretamente relacionada à qualidade dos serviços prestados e à redução de eventos adversos, sendo transversal a todas as áreas envolvidas na assistência à saúde da população. A adesão dos serviços de saúde na avaliação nacional reflete o comprometimento desses estabelecimentos com a qualidade do cuidado prestado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, explicou a importância das oficinas. “O objetivo do encontro é abordar temas relacionados à segurança do paciente, em especial os indicadores da avaliação nacional, para promover a melhoria dos processos de trabalho nestes hospitais, bem como a troca de experiências entre eles”, completa.
- No Dia da Conscientização do Autismo, Estado reforça avanços no sistema de saúde
-
Vacinação contra BCG em 27 maternidades facilita a vida de milhares de paranaenses
AVALIAÇÃO NACIONAL – A Anvisa promove anualmente a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente para Hospitais com UTI (desde 2016) e Serviços de Diálise (desde 2022), com o objetivo de estimular um movimento nacional em prol da melhoria da qualidade assistencial nesses estabelecimentos.
Essa avaliação é baseada na análise crítica de indicadores onde a adesão dos serviços às Práticas de Segurança do Paciente é classificada em: Plena (100%), Alta (67% a 99%), Média (34% a 66%) ou Baixa (0% a 33%), e os serviços que não aderem à Avaliação Nacional da Anvisa são automaticamente classificados como Baixa Adesão às Práticas de Segurança do Paciente.
RESULTADOS NO PARANÁ – O Estado participa desde o primeiro ciclo realizado em 2016 e tem demonstrado avanços tanto na adesão dos serviços participantes quanto nos percentuais de conformidade às práticas de Segurança do Paciente. Para os hospitais com UTI houve um aumento de 40% na participação, passando de 57% em 2016 para 96% em 2024, mantendo-se acima da média nacional de 90% estabelecida pela Anvisa.
Além disso, o número de hospitais com UTI classificados como Alta Conformidade vem aumentando no Estado, passando de 10 em 2021 para 46 em 2024. Os serviços com adesão plena às Práticas de Segurança do Paciente evoluíram de três em 2022 para 13 em 2024. Em relação aos Serviços de Diálise, que estão no terceiro ciclo da avaliação, o Paraná alcançou 94% de adesão em 2024, superando a média nacional de 70%, com nove serviços classificados em Alta Conformidade.
“Esses resultados demonstram o compromisso de todos os envolvidos em promover melhoria contínua para uma assistência cada vez mais segura ao cidadão paranaense”, afirmou a coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesa, Luciane Otaviano de Lima.
CERTIFICAÇÃO – As oficinas contam também com a entrega de certificados de Plena e Alta Conformidade às Práticas de Segurança do paciente aos serviços. Na 1ª Oficina, realizada nesta terça e quarta-feira (1 e 2), participaram os Hospitais com UTI e Serviços de Diálise da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá e 2ª Regional de Saúde Metropolitana.
Confira os certificados:
Hospitais com UTI com Plena Adesão:
Centro Hospitalar de Reabilitação do Paraná
Hospital do Trabalhador
Hospital INC
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Universitário Evangélico Mackenzie
Hospitais com UTI com Alta Conformidade:
Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR e MVFA
Hospital Cardiológico Costantini
Hospital da Polícia Militar do Paraná
Hospital do Centro de Campo Largo
Hospital do Idoso Zilda Arns
Hospital Infantil Doutor Waldemar Monastier
Hospital Nossa Senhora das Graças Maternidade Mater Dei
Hospital Nossa Senhora das Graças
Hospital Pilar
Hospital Regional da Lapa São Sebastião
Hospital Regional do Litoral
Hospital Santa Casa de Curitiba
Hospital Santa Cruz
Hospital São Marcelino Champagnat
Hospital São Vicente
Hospital Universitário Cajuru
Novaclinica Hospital e Maternidade
Serviços de Diálise com Alta Conformidade:
Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR e MVFA
Davita Cajuru
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
PRÓXIMOS ENCONTROS – Nos meses de abril, maio e junho serão realizadas as Oficinas Macrorregionais com os demais serviços participantes da Avaliação Nacional de Segurança do Paciente.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025
Published
10 horas agoon
25 de abril de 2025By

A tendência de queda no número de furtos e roubos no Paraná, que tinha fechado 2024 com os menores índices da série história desde 2007, segue no primeiro trimestre deste ano. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostram que 182 cidades não registraram um caso sequer de roubos no período, o que equivale a 45% dos municípios do Estado. Além disso, 26 delas não tiveram registros de furtos no período.
O Estado apresentou uma queda de 18,5% nos roubos no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, reduzindo de 38 mil para 34,6 mil casos. O número de roubos caiu em 171 cidades, enquanto que em 129 houve estabilização nesse tipo de ocorrência, sem nenhum a mais ou a menos no período. O aumento das ocorrências se concentrou em apenas um quarto das cidades, com 98 delas apresentando um número maior de casos desse tipo.
Já o número de furtos teve redução de 9% no período, passando de 4.957 para 4.037 em todo o Paraná. Segundo os dados da Sesp, 258 cidades diminuíram os casos de furtos, ou 63,6% do total, e 26 tiveram estabilidade nas ocorrências, que cresceram em 155 municípios.
“Tivemos um desempenho muito positivo no primeiro trimestre, com redução expressiva nos índices de criminalidade. Isso demonstra a eficiência das nossas polícias, que trabalham efetivamente de forma integrada”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira. “O Paraná vem com uma tendência de queda nos números de furtos de roubos. Em 2024, tivemos uma redução no número de roubos e 9% no de furtos. Nosso objetivo é reduzir ainda mais esses casos”.
Alguns municípios tiveram quedas expressivas nos números de furtos e roubos. Guapirama, no Norte Pioneiro, reduziu em 100% os casos, com oito furtos nos primeiros três meses de 2024 e nenhum no mesmo período deste ano. Em Itambaracá, no Norte do Estado, a queda foi de 91%, com 11 casos no primeiro trimestre do ano passado e nenhum neste ano. Em números absolutos, a maior diferença foi em Curitiba, com 1.020 ocorrências a menos (-8,82%). Londrina, no Norte do Estado, também teve uma redução expressivo, com 209 furtos a menos (-10,47%).
Em casos de roubos, 79 cidades tiveram queda de 100% nos índices. São municípios que já tinham números baixos de roubos, mas não apresentaram ocorrências no primeiro trimestre. Outros apresentaram quedas expressivas, como São José dos Pinhais, que passou de 157 para 103 casos de um período para outro, com queda de 34,39%. Em Curitiba, foram 340 casos a menos, passando de 1.903 para 1.563 casos (-17,87%).
MENORES ÍNDICES – A melhoria dos índices de segurança pública do Paraná em 2025, que superaram até mesmo as marcas recordes obtidas em 2024, seguem uma tendência iniciada em 2019 no Estado. Do primeiro trimestre de 2018, ano anterior ao início da atual gestão estadual atual, até o primeiro trimestre de 2025, a queda nas ocorrências foi generalizada.
No comparativo entre os primeiros três meses de 2018 e de 2025, houve 8.997 menos furtos (-20,6%) e 10.556 menos roubos (-74%). Os casos de roubos vem caindo ano a ano desde 2017, com 21.160 casos no primeiro trimestre daquele ano, passando para 15.513 em 2018, 12.543 em 2019, 11.194 em 2020, 6.900 em 2021, 6.234 em 2022, 6.767 em 2023, 4.957 em 2024 e 4.037 entre janeiro e março de 2025.
Os casos de furtos vêm em queda desde 2022, quando foram registrados 43.729 casos no primeiro trimestre. Passou para 43.008 em 2023, 38.095 em 2024 e 34.652 neste ano.
Fonte: Governo PR

Baile do Espadim marca início de formação dos novos cadetes da Polícia Militar

Anttonia, filha de Gloria Pires, abre álbum de viagem com o noivo: ‘Bahia’

PMPR encerra participação na Axon Week 2025 com foco em inovação e tecnologia para a segurança pública

Deborah Secco curte viagem com a filha, Maria Flor em Veneza: ‘Criando memórias’

ExpoFrísia mostra melhor da tecnologia e sustentabilidade no campo, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)
PARANÁ


45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025
A tendência de queda no número de furtos e roubos no Paraná, que tinha fechado 2024 com os menores índices...


Governo investe R$ 1 milhão em nova Unidade de Saúde em Matelândia, no Oeste do Estado
O Governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (25) uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Matelândia, na...


Estado convida empresários a participarem de eventos em estande do Viaje Paraná
O Governo do Estado convida empresários para participarem de duas grandes feiras de âmbito nacional e internacional como coexpositores em...
POLÍCIA


Baile do Espadim marca início de formação dos novos cadetes da Polícia Militar
Na noite desta sexta-feira (25), ocorreu o tradicional Baile do Espadim dos cadetes do 1º ano do Curso de Formação...


PMPR encerra participação na Axon Week 2025 com foco em inovação e tecnologia para a segurança pública
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Coronel Jefferson Silva, encerrou nesta sexta-feira, 25 de abril, sua participação na...


Comandante-Geral da PMPR destaca importância da tecnologia para o futuro da segurança pública durante visita técnica nos EUA
No dia 24 de abril, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, visitou diversos estandes da...
ENTRETENIMENTO


Anttonia, filha de Gloria Pires, abre álbum de viagem com o noivo: ‘Bahia’
Anttonia, de 32 anos, Filha da atriz Glória Pires e do cantor, Orlando Morais, aproveitou esta sexta-feira (25), para descansar...


Deborah Secco curte viagem com a filha, Maria Flor em Veneza: ‘Criando memórias’
Deborah Secco, de 45 anos, encantou seus seguidores ao compartilhar fotos de sua viagem a Veneza, na Itália, acompanhada de...


Bruna Biancardi dá spoiler de enxoval de Mel, nos EUA: ‘Bem acompanhada’
Bruna Biancardi, de 31 anos, que está grávida da segunda filha com Neymar, de 33 anos, está nos Estados Unidos...
ESPORTES


Bahia brilha na Fonte Nova, vence Atlético Nacional e assume a liderança do grupo F na Libertadores
Em uma noite mágica na Arena Fonte Nova, o Bahia conquistou uma importante vitória sobre o Atlético Nacional, da Colômbia,...


Cruzeiro afunda na Sul-Americana com mais uma derrota
A crise no Cruzeiro se agrava na Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, o time mineiro visitou o Palestino no Estádio Francisco...


Palmeiras desafia altitude e vence Bolívar na Libertadores com show de Flaco López
Em uma partida emocionante e disputada na altitude de La Paz, o Palmeiras superou o Bolívar por 3 a 2...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
Desembargador Guido Dobeli
-
PARANÁ7 dias ago
Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputado italiano fala sobre o decreto que restringe a concessão de cidadania italiana
-
POLÍCIA4 dias ago
Comandante-Geral da PMPR visita sede da Axon nos Estados Unidos