NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Saúde capacita profissionais da região Oeste no cuidado à pessoa idosa

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 20ª Regional de Saúde de Toledo, no Oeste, promoveu nesta quinta e sexta-feira (31 e 1º) uma capacitação voltada especialmente para o cuidado e atenção às pessoas acima de 60 anos. Os coordenadores e representantes da Atenção Primária dos municípios da região tiveram a oportunidade de expandir o conhecimento dentro da Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa.

Mais de 400 pessoas participaram do curso, que faz parte de uma série de iniciativas implementadas no Estado direcionadas aos idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa está sendo realizado pela primeira vez na região e contou com participantes dos 18 municípios de abrangência da 20ª RS. Eles acompanharam as atividades teóricas e práticas, com atendimentos especializados nas áreas da alimentação, cuidados físicos, farmacêutica e assistência social.  

Durante a capacitação foram atendidos 99 idosos, e os profissionais da saúde puderam colocar em prática muitos dos conteúdos aprofundados durante o encontro, como, por exemplo, a estratificação de risco do idoso, que tem como perspectiva traçar os riscos que esclareçam a priorização do atendimento, e a elaboração do plano de cuidados específicos no grupo de famílias. Foram montadas 10 estações de atendimento no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Doutor Ernesto Dall’óglio, no município.

Leia Também:  Paraná intensifica combate à dengue com Comitê Intersetorial e ações integradas

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, as mudanças no perfil da população paranaense, com aumento da expectativa de vida e das pessoas acima de 60 anos, sugerem o desenvolvimento de novas estratégias de educação e promoção da saúde. “É na atenção primária que se inicia o tratamento, por isso a necessidade de qualificação e reciclagem de todos os profissionais envolvidos, sejam dos municípios ou do Estado. Um trabalho conjunto refletirá em melhores atendimentos, maior resolutividade”, pontuou.

ESTATÍSTICA – Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente a 2022, existem cerca de 1,7 milhão de pessoas acima de 60 anos residentes no Paraná, a sexta maior população nesta faixa etária do País. Ainda de acordo com o IBGE, a expectativa de vida da população paranaense em 2010 era de 75,2 anos, sendo de 71,9 anos para homens e 78,6 anos para mulheres. Em 2021, subiu para 78,5, com média de 75,1 anos para os homens, enquanto as mulheres paranaenses vivem quase sete anos a mais, com média de 81,9 anos.

Leia Também:  Londrina e Apucarana receberão serviços do PCPR na Comunidade a partir de quarta

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Evolução da Portos do Paraná é destaque em evento nos Estados Unidos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Londrina e Apucarana receberão serviços do PCPR na Comunidade a partir de quarta

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA