NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Mulher vai trabalhar em parceria com gestoras municipais para fortalecer ações

Publicado em

Para começar março, mês em que se celebram atividades alusivas ao Dia da Mulher, com o pé direito, a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Paraná (SEMI) promoveu uma reunião nesta quinta-feira (02) com representantes do Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do Paraná (FGMPM). Durante o encontro, foram debatidas as prioridades de ações para a proteção dos direitos das mulheres no Estado. As gestoras também trocaram informações sobre políticas em andamento.

Participaram da reunião, na Escola de Gestão, a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte; diretoras e coordenadoras da pasta; gestoras de políticas para mulheres dos municípios que compõem o Fórum; a presidente do FGMPM, Terezinha Pereira; e a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus.

Na abertura da reunião, Leandre falou sobre a importância da criação da Secretaria na construção de políticas públicas mais eficazes para diminuir as desigualdades e transformar histórias de vida. “Este é um momento de diálogo. Queremos ouvir a experiência destas gestoras municipais de políticas para mulheres, pois a temática da nova pasta é transversal. Ou seja: temos a clareza de que é importante que as políticas públicas para as mulheres cheguem nos municípios, onde as mulheres vivem”, destacou.

Leia Também:  Estudantes e professores da UEL adaptam máquinas caça-níqueis para fins educativos

Em reconhecimento à luta histórica de todas as gestoras de políticas para as mulheres que a precederam, Leandre destacou a sensibilidade do governador Carlos Massa Ratinho Junior na criação de uma Secretaria para congregar as informações relativas ao tema. Ela lembrou que no dia 15 de março será realizado um workshop com todas as secretarias estaduais, no qual serão apresentadas as ações promovidas dentro da temática das mulheres.

Já a presidente do Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres enfatizou que a SEMI cria um canal de diálogo com os municípios. Ela compartilhou ações e políticas públicas desenvolvidas em Maringá, onde é secretária de Políticas Públicas para Mulheres. “O governador entra para a história por ter tido a sensibilidade de criar essa Secretaria. E maior ainda será o legado que ficará com as ações colocadas em prática pela pasta a partir dos próximos meses”, destacou.

Ao final do encontro, Leandre se comprometeu a trabalhar em parceria com o Fórum e disponibilizou a equipe da SEMI para participar de todas as reuniões do coletivo de gestoras municipais. A secretária também firmou o compromisso de visitar todos os 13 municípios que o compõem e conhecer de perto os programas e práticas já colocadas em práticas nas gestões municipais.

Leia Também:  Athletico Paranaense e Copacol renovam parceria para 2024

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

R$ 77 milhões: Governo divulga resultado preliminar do Compra Direta Paraná 2025

Published

on

By

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta sexta-feira (04) a classificação preliminar da Chamada Pública do Programa Compra Direta Paraná 2025. Por meio dele serão contratados gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e hospitais filantrópicos, entre outros.

Também serão atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estes poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.

Para esta edição deverão ser contratadas 185 Associações e Cooperativas, de todas as regionais do Estado, totalizando um investimento de R$ 77 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Nos próximos 12 meses serão entregues 63 gêneros, de 10 grupos: arroz, complementos, farinhas, feijão, frutas, hortaliças, legumes, ovos, pão, polpas e sucos, totalizando 8.300 toneladas.

Leia Também:  Forças de segurança que atuaram no Rio Grande do Sul são homenageadas na Alep

Os projetos preliminares foram encaminhados a todas as organizações para conferência e eventuais ajustes, como desistência de grupos, municípios a serem atendidos e valor limite do contrato. Neste caso o grupo passa automaticamente para o próximo classificado, que deverá se manifestar sobre o interesse no fornecimento por email.

Na próxima semana deverá ser divulgada a classificação final, com início da formalização dos contratos. Estima-se que o início do fornecimento ocorra na segunda quinzena de abril.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA