NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Mulher e Consepir debatem políticas de promoção à igualdade racial

Publicado em

A secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre dal Ponte, e a diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da pasta, Clemilda Santiago, participaram nesta quarta-feira (1º) da primeira reunião do ano do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), no Palácio das Araucárias. Pelo Consepir, estiverem presentes o presidente, Saul Dorval da Silva, e Maiara de Almeida Abreu, Isabella Augusto, Denis Demilto, Luzia Messias da Silva, Eduardo Filho e Henrique Lopes. 

As representantes da Secretaria e do Conselho debateram o Fundo da Igualdade Racial, o Plano de Ação da Diretoria de Igualdade Racial e a 5ª Conferência de Igualdade Racial, realizada em Maringá no ano passado, que resultou em algumas demandas específicas, como a criação de conselhos municipais nessa área. O colegiado também apresentou à Secretaria da Mulher e Igualdade Racial algumas prioridades, como a construção de uma sede própria e reivindicações orçamentárias.

“Tive a oportunidade de conhecer ainda mais sobre o trabalho realizado pelo Consepir e debater temas relevantes e urgentes de promoção à igualdade racial em nosso Estado. Foi muito inspirador ver a paixão e o comprometimento dos membros do conselho em relação à causa”, afirmou Leandre. Ainda de acordo com ela, o Paraná tem uma visão clara e estratégica nas mais diversas frentes de trabalho relacionadas a esses grupos para combater o racismo e promover a inclusão social.

Leia Também:  Estado e municípios definem composição da Secretaria Geral das Microrregiões de Saneamento

Na avaliação do presidente do Consepir, Saul Dorval, com a criação da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial o conselho passa a compartilhar a responsabilidade de promoção de políticas públicas de igualdade racial. “O Consepir passa a ter uma pasta específica para atender as demandas da sociedade civil. No comando da secretária Leandre e da professora Clemilda, vemos fortalecidas as preocupações das minorias”, afirmou. 

CONSEPIR – O Consepir tem por finalidade deliberar, executar, promover e desenvolver políticas públicas que promovam a igualdade racial para combater a discriminação étnico-racial. Ele é composto por 28 membros, sendo 50% de Secretarias de Estado e ou de entidades da administração indireta do Estado, que desenvolvam políticas afins, e 50% de representantes de entidades da sociedade civil organizada com atuação na promoção da igualdade racial no Estado do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

Leia Também:  Fórum debate políticas públicas para desenvolvimento do agro no Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Com investimento de R$ 24 milhões, governador inaugura Colégio Agrícola de Goioerê

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Projeto Óculos Amigo é vencedor de prêmio nacional de inovação no setor público

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA