NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Inovação e Invest Paraná apresentam projetos a prefeitos dos Campos Gerais

Publicado em

A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e a Invest Paraná apresentaram projetos de inovação para oito prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), nesta quinta-feira (24), em Palmeira. As palestras foram ministradas pelo secretário da Inovação, Marcelo Rangel, e pelo diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

Estiveram presentes os prefeitos de São João do Triunfo, Abimael do Valle; Palmeira, Sergio Belich; Piraí do Sul, Henrique Carneiro; Telêmaco Borba, Dr. Márcio Matos; Tibagi, Artur Butina; Porto Amazonas, Elias Gomes; Ortigueira, Ary Mattos; e Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.

Entre os projetos apresentados, estiveram a entrega de óculos com inteligência artificial para alunos cegos da rede estadual de ensino. As primeiras unidades já foram distribuídas em Curitiba e nas próximas semanas, os alunos dos demais municípios do Paraná serão contemplados com a tecnologia inclusiva.

Na linha de inclusão social, também foi apresentada a instalação de salas multidisciplinares para crianças neurodivergentes. O primeiro modelo IUP6D já foi implementado em Carambeí, sendo uma iniciativa do Governo do Paraná.

Leia Também:  Estado atualiza Plano de Atenção para Diagnóstico e Tratamento do Câncer

Outra ação que está avançando é o projeto Wi-Fi Paraná Inovador. Serão instalados serviços de conexão gratuito à internet em municípios do Paraná, em especial nas áreas com menor desenvolvimento. As tratativas já foram iniciadas para que o projeto seja desenvolvido em São João do Triunfo.

“Estamos viajando muito pelo Paraná e para mim é muito gratificante trabalhar com inovação em uma região onde prefeitos já são inovadores”, afirmou Rangel.

O prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, que também é vice-presidente da AMCG, enalteceu as ações do Estado em conjunto com os municípios. “Foi muito importante receber o secretário da Inovação com a apresentação de vários projetos. Além do interesse do município no projeto do Wi-Fi, também já estamos em tratativas com a Invest Paraná para modernização dos nossos serviços”, afirmou.

Leia Também:  Copel anuncia migração de serviços de TI para a nuvem do Google

CITYMATCH – A Invest Paraná apresentou o projeto Citymatch, vitrine digital das cidades, que é um software para ajudar as prefeituras e empresas a cadastrarem oportunidades na área de industrialização e desenvolvimento econômico. As prefeituras que quiserem adquirir o produto têm 50% de subsídio, custeado pela Secretaria da Inovação.

De forma simples, o software promove um “match” entre o setor público e privado. No caso dos municípios, são cadastradas informações como incentivos fiscais, disponibilidade de terrenos e galpões para instalação de empresas, o nível de qualificação da mão de obra da cidade, entre outras. Já as empresas registram na ferramenta as suas necessidades para operar, como quantidade de empregados, o tamanho do imóvel que precisa para se instalar, entre outras.

“Esse projeto é uma maneira de atrairmos investimentos localmente, colocando as ferramentas que nós já usamos na Invest Paraná dentro dos municípios. Isso faz com que a gente tenha uma proximidade maior das cidades. É um marco para modernização”, explcou Giancarlo Rocco.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com valor de entrada do Estado, 96 famílias de Londrina adquirem imóveis próprios

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR atende em Curitiba 1,2 mil pessoas em ação de prevenção ao uso de drogas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA