NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Cultura lança edital para gestão do Museu Oscar Niemeyer

Publicado em

A Secretaria estadual da Cultura publicou o edital de convocação pública destinado a organizações sociais para gestão do Museu Oscar Niemeyer (MON).  As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira (28) no Sisprofice e vão até o dia 31 de maio.

Este modelo de parceria com entidade privada, previsto na lei estadual complementar 14/2011 e decreto de regulamentação 4951/2012, já é adotado pela Secretaria para gestão do museu desde 2014 e tem garantido a missão institucional de uma gestão qualificada, ágil e com capacidade de ampliar o acesso do público ao usufruto do equipamento cultural, ampliar o acervo e, concomitantemente, apoiar o desenvolvimento do Sistema Estadual de Museus no Estado do Paraná (Sisem-PR). 

O edital tem como objetivo selecionar a melhor proposta de entidade de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social do Estado do Paraná na área da Cultura, que tenha interesse em realizar, por meio de Contrato de Gestão, em estreita cooperação com a Administração Pública Estadual, a gestão MON com apoio ao Sisem-PR.

Esta contratação, para além de aperfeiçoar a prestação dos serviços à sociedade, possibilitará o acesso aos editais de fomento, incentivo e apoio aos museus, tanto em âmbito nacional quanto internacional, contribuindo para a preservação da cultura, além da parceria técnico-institucional com diferentes entidades e organizações.

Leia Também:  Secretaria de Saúde do Paraná reforça importância da vacinação no Dia Mundial de Combate à Poliomielite

Podem participar proponentes pessoa jurídica que comprovem experiência técnica há mais de dois anos na gestão de equipamentos culturais, que tenham como objetivo a promoção de atividades artísticas e/ou culturais e gestão de equipamentos culturais e que sejam qualificados como Organização Social para a Cultura no Estado do Paraná.

As inscrições são gratuitas e devem ser de forma online no sistema Sisprofice. Proponentes que ainda não são cadastrados no sistema podem seguir o tutorial AQUI.

O e-mail para tirar dúvidas é cosem@seec.pr.gov.br com o assunto/título do email: “EDITAL 01/2023 – SEEC”.

O MON é patrimônio estatal, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Inaugurado em 22 de novembro de 2002, está abrigado em prédios icônicos, de autoria do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas cerca de 20 mostras, que atraem um público médio de 360 mil pessoas. O acervo conta com aproximadamente 14 mil obras, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, fazendo dele o maior museu da América Latina.

Leia Também:  Com obras em viaduto e terraplanagem, duplicação da Rodovia das Cataratas avança

Nomes como Poty Lazzarotto, Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro, Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros, além de obras de arte asiáticas e africanas, estão no acervo do MON.

Dicas aos proponentes:

Leia todo Edital – Parâmetros Gerais e o Termo de Referência antes de se inscrever.

Seja objetivo e claro na descrição do projeto e envie todos os documentos e anexos, conforme o Edital – Parâmetros Gerais.

Os documentos e conteúdos obrigatórios para anexação deverão estar em formato PDF, sendo cada arquivo com tamanho de até 5MB.

Não deixe para a última hora e faça uma conferência de todos os documentos e anexos, pois após o envio da inscrição não é possível alterar as informações.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Tradições e cultura: Teatro Guaíra tem apresentação inédita da companhia polonesa Śląsk

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Semana cultural indígena na comunidade Tekoha Ocoy resgata cultura Avá-Guarani

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA