NOVA AURORA

PARANÁ

Secretária da Cultura destaca 140 anos do Guaíra em entrevista à TV Paraná Turismo

Publicado em

A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, participou nesta sexta-feira (12) do jornal “Paraná em Pauta”, da TV Paraná Turismo, e anunciou importantes novidades da área. Entre os assuntos abordados na entrevista, a secretária falou sobre o início das celebrações de 140 anos do Teatro Guaíra, comemorados em 2024, a inauguração dos Núcleos Regionais de Cultura e a vasta programação de férias voltada para o público infantojuvenil nos equipamentos culturais do Estado.

Uma campanha foi lançada nas redes sociais, na primeira semana de julho, como primeira iniciativa nas comemorações pelo aniversário do Teatro Guaíra. A campanha difunde informações históricas, curiosidades, fatos importantes e bastidores deste que é um dos maiores complexos culturais da América Latina.

“É um ano de celebração. São 140 anos do Teatro Guaíra, 70 anos do Guairinha e 50 anos do Guairão. Estamos muito emocionados. Iniciamos a campanha com a marca dos 140 anos e celebraremos ao longo do ano inteiro”, disse Luciana. “A nossa orquestra, o balé do Teatro Guaíra, a Escola de Dança e o G2 farão itinerâncias. Eles têm trabalhado arduamente, com coreografias novas e maestros convidados de todo o Brasil, além de convidados internacionais.”

Leia Também:  Paraná integra campanha nacional para prevenir atropelamentos de animais silvestres nas rodovias

Outra grande novidade é o lançamento de uma série especial de televisão, chamada “O Palco e o Tempo”, que estreia na programação da TV Paraná Turismo na próxima quinta-feira (18) e segue no ar com novos episódios sempre às quintas, às 19h50, até o dia 19 de setembro. A apresentação é do diretor artístico do Teatro Guaíra, Áldice Lopes. ” A série mostrará os bastidores do teatro, as personalidades que ajudaram a construir essa história linda. ‘O Palco e o Tempo’ vale muito a pena assistir”, ressaltou Luciana. 

Luciana falou, ainda, sobre o lançamento de sete Núcleos Regionais de Cultura, inaugurados na primeira semana de julho. Os núcleos têm a função de otimizar o trabalho de descentralização dos recursos de fomento e qualificação por todo o Paraná. “Os Núcleos Regionais são mais do que um escritório da Secretaria de Cultura. Eles são braços direitos, atuando em fomento regionalizado. Vamos trabalhar intensamente na qualificação e no olhar regional, pois somos um estado muito diverso e cada região tem suas características e agora estaremos presentes”, afirmou a secretária. 

Leia Também:  Homem de 30 anos e pego com mais de mil maços do cigarro contrabandeados em Umuarama

“Este não é um trabalho que começa agora. É um esforço contínuo, desenvolvido ao longo dos últimos anos. Essa iniciativa é uma parceria sugerida pelo governador Ratinho Junior, visando a transversalidade com outras áreas.”

A entrevista fechou com destaque para a vasta programação de férias de julho nos equipamentos de cultura do Estado, com foco no público infantojuvenil. Oficinas, mediações, atividades lúdicas, brincadeiras, espetáculos, rodas de leitura e contação de história são apenas algumas das ações promovidas pelos museus e Biblioteca Pública do Paraná durante o período de férias escolares.

Para conferir a agenda completa e acompanhar todas as ações da Cultura Paraná e seus equipamentos, acesse:

www.cultura.pr.gov.br

Instagram: @cultura_parana 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Paraná discute diretrizes para a ciência, tecnologia e inovação em conferência em Brasília

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Paranaense com sangue raro é um dos doadores envolvidos em plano para salvar paciente do Piauí

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA