NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Cultura, Biblioteca Pública e museus recebem doações para vítimas do RS

Publicado em

O Governo do Paraná ampliou os pontos de coleta de doações para as vítimas das chuvas e enchentes do Rio Grande do Sul. Além dos quartéis do Corpo de Bombeiros, das Brigadas Comunitárias e de unidades do Instituto Água e Terra (IAT), a Secretaria de Estado da Cultura também está recebendo donativos pela campanha SOS RS.

As doações podem ser entregues até o dia 22 de maio no Museu Casa Alfredo Andersen, no Museu Oscar Niemeyer, no Museu da Imagem e do Som do Paraná, no Museu Paranaense, na Biblioteca Pública do Paraná e na sede da Secretaria de Cultura. Podem ser doados alimentos não perecíveis, ração animal, água potável, materiais de limpeza e higiene.

GUAÍRA – Além disso, o Teatro Guaíra também vai receber doações uma hora antes das apresentações da Série Ouro da Orquestra Sinfônica do Paraná nesta quinta-feira (9), das 19h30 às 20h30, e no domingo (12), das 9h30 às 10h30. Nestes casos, podem ser doados água potável, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza.

CAMPANHA – Todo o material arrecadado pela campanha SOS RS nos equipamentos culturais do Estado, nas sedes dos Bombeiros e no IAT são repassados à Defesa Civil do Paraná, que faz a separação dos itens e organiza o transporte para as regiões mais afetadas pelas chuvas.

Leia Também:  PCPR prende homem com 315 quilos de maconha em Campina Grande do Sul

A campanha, que é organizada pela primeira-dama Luciana Saito Massa, já enviou cerca de 1 mil toneladas de alimentos e mantimentos ao Rio Grande do Sul. O Paraná também enviou cinco caminhões-pipa da Sanepar para ajudar as vítimas das chuvas que estão sem acesso à água potável.

Além das doações, o Paraná tem prestado apoio às cidades gaúchas com forças de segurança e equipamentos de resgate. 32 policiais militares, oito viaturas, helicóptero e embarcação foram encaminhados para auxiliar as forças de segurança do Rio Grande do Sul, evitando roubos e saques. A Polícia Científica também enviou profissionais e equipamentos.

Pelo Corpo de Bombeiros, uma nova equipe foi enviada na quarta-feira (8), com 37 bombeiros militares em substituição à equipe paranaense que já atuava na região desde o dia 1º de maio.

VOLUNTÁRIOS – Por conta do grande volume de doações, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil precisam também do auxílio de voluntários para organização dos materiais recebidos para posterior envio ao estado gaúcho. Para se tornar voluntário, a pessoa pode enviar uma mensagem para a Defesa Civil Estadual via WhatsApp para o número (41) 3281-2510, informando nome completo e endereço, que o órgão cuida da sistematização a encaminhará para a unidade que mais precisa próxima de localidade.

SITUAÇÃO – No boletim divulgado na manhã desta quinta-feira (9), o governo do Rio Grande do Sul confirmou que 107 pessoas morreram vítimas dos temporais, 136 estão desaparecidas e 374 ficaram feridas. 67,5 mil pessoas estão em abrigos e 164,5 mil estão desalojadas, nas casas de familiares ou amigos.

Leia Também:  Com apoio do Estado, Cascavel irá construir Centro de Inovação e Tecnologia

Locais e horários de arrecadação:

Secretaria de Estado da Cultura

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

Biblioteca Pública do Paraná

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h; Sábados, das 8h30 às 13h.

Museu Casa Alfredo Andersen

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco – Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 17h.

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 18h.

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba

Terça a sexta-feira, das 10h às 19h; Sábados e domingos, das 10h às 18h.

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289 – São Francisco – Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 17h30.

Teatro Guaíra

Rua XV de Novembro 971, no Centro – Curitiba

Quinta-feira (09/5), das 19h30 às 20h30, e domingo (12/5), das 9h30 às 10h30.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  De olho no crescimento do Sul, BRDE inicia operações no mercado de capitais

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Núcleo da UENP responsável por terapia com cavalos atende 105 pessoas em Bandeirantes

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA