NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Agricultura publica calendário de eventos do setor agropecuário

Publicado em

Show Rural, Expoingá, Expolondrina, Expo Umuarama, Festa da Uva, InovaMeat Toledo, Expofrísia e diversos outros eventos importantes relacionados à agropecuária paranaense e programados para 2023 podem ser consultados no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. A porta de entrada para a consulta foi colocada na página de abertura do site para que eles sejam mais facilmente encontrados.

Os eventos estão listados de acordo com a sequência cronológica, mas a plataforma foi preparada para facilitar e otimizar a busca. Dessa forma, após clicar em Mais Eventos na página inicial, há a possibilidade de serem filtrados por cidade, mês ou pelo tipo: Caminhadas da Natureza, Exposições e Feiras, Festas Típicas e Outros Eventos, e Tecnológicos.

Neste primeiro semestre, por exemplo, um dos destaques é o Show Rural Coopavel, de 6 a 10 de fevereiro. Realizado em uma área de 720 mil metros quadrados às margens da BR-277 (km-577), em Cascavel, o Show Rural Coopavel é uma espécie de universidade a céu aberto. Ali é possível encontrar o que há de mais moderno e avançado em soluções para tornar a agricultura e a pecuária ainda melhores. Só na última edição movimentou R$ 3,2 bilhões.

Leia Também:  Professores, pedagogos e funcionários fazem simulado de segurança nas escolas do Paraná

Os Dias de Campo são outro destaque. No primeiro semestre estão programados o Dia de Campo Lar, Dia de Campo Coagru, Dia de Campo Copagril, Dia de Campo Coasul, Dia de Campo Cocari, Dia de Campo Integrada, Dia de Campo Agrária, Dia de Campo Bom Jesus, Dia de Campo Coopertradição e Dia de Campo do Feijão. Essas iniciativas apresentam a produtores inovações tecnológicas, sustentáveis e o trabalho das cooperativas e dos técnicos paranaenses. 

Outras ações ligados ao setor agropecuário do Estado podem ser acrescentados à listagem. Para isso, entre em contato por meio do e-mail imprensa@seab.pr.gov.br com informações do nome do evento, localidade e endereço onde acontecerá, data e horário de início e término, site ou endereço eletrônico onde podem ser encontrados mais detalhes, telefone e/ou e-mail de contato e, caso haja, cartaz de divulgação.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  No Litoral, PMPR apreende 26 kg de maconha em carro conduzido por motorista embriagado

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Pesquisadores conversam sobre relações entre corpo, educação e infância no MUPA

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA