NOVA AURORA

PARANÁ

Saúde promove ações em todo o Paraná de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis

Publicado em

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) realizará nesta sexta-feira (01) uma série de ações em Curitiba e no Interior para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids e o início da campanha nacional Dezembro Vermelho, de mobilização contra o vírus HIV e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). Depois de 42 anos dos primeiros casos, a Aids, que representa o estágio avançado da infecção pelo vírus do HIV, já levou à morte mais de 35 milhões de pessoas no mundo. O vírus pode ser transmitido por via sexual, sanguínea e de mãe para filho (transmissão vertical).

Em Curitiba, na Praça Rui Barbosa, serão ofertados testes rápidos para o diagnóstico do HIV, distribuição de preservativos internos e externos, autoteste e informações sobre prevenção. Os profissionais estarão no local, das 9 às 16 horas, para atendimento, testagens e orientações.

Junto com as secretarias municipais, o Programa de DST/Aids da Secretaria Estadual preparou uma extensa programação para marcar a data em todo o Estado. As Regionais de Saúde estão acompanhando o desenvolvimento das ações de prevenção junto aos municípios, com diversas pautas como seminários, ações nas escolas, divulgação nas mídias, nos conselhos de saúde, ações de testagem, dentre outras.

Em 2022, o Brasil registrou 434.803 casos de HIV (infecção pelo vírus, sem o desenvolvimento da doença) e 11.238 óbitos por Aids. No Paraná, também no ano passado, foram notificados 941 casos de Aids, com 558 óbitos pela doença. Também foram 2.261 casos de HIV diagnosticados. Com dados ainda preliminares, em 2023 o Estado teve 655 casos de Aids, 124 mortes e 1.950 casos de HIV.

Para a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti Lopes, a epidemia ainda continua sendo um desafio para a saúde pública, por isso a importância de levar informação e sensibilizar a população geral e, especialmente, os jovens, sobre a prevenção e cuidado, em relação às infecções sexualmente transmissíveis.

“Ofertamos a testagem, pois o diagnóstico precoce e o tratamento imediato são muito importantes para evitar o adoecimento e também para que as Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV) manter a carga viral indetectável, ou seja, intransmissível”, explica. Ela reitera, ainda, que o diagnóstico precoce deve ser oportunizado para que a terapia com antirretroviral seja iniciada o quanto antes, evitando que a pessoa adoeça por Aids, podendo manter um estilo de vida saudável.

Leia Também:  Governador sanciona lei que garante reajuste no Piso Salarial do Paraná

OUTRAS AÇÕES – A Sesa realiza de forma permanente diversas campanhas de prevenção com ações direcionadas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis para toda a população. Durante todo o ano são feitas capacitações junto às 22 Regionais de Saúde e municípios sobre diagnóstico em tempo oportuno, prevenção e promoção da saúde. Desde 2019, a Secretaria da Saúde vem fortalecendo a Profilaxia Pré-Exposição (da PrEP), que é um método de prevenção indicado para pessoas que podem ter maior chance de contato com o vírus do HIV.

A chefe da Divisão de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Sesa, Mara Franzoloso, reforça que o Paraná oferta, ainda, o acesso gratuito ao diagnóstico dessas doenças, com a realização de testes rápidos para detecção de presença do vírus do HIV/Aids, sífilis e hepatite viral em toda rede pública e saúde do Estado. “Os resultados desses exames ficam prontos em cerca de 30 minutos. Além disso, realizamos de forma regular a distribuição de insumos preventivos aos 399 municípios do Estado”, aponta.

TRABALHO CONJUNTO – Junto com as secretarias municipais de Saúde, o Programa de DST/Aids da Secretaria Estadual preparou uma extensa programação, para marcar em todo Estado o Dia Mundial de Luta contra a Aids e o início do Dezembro Vermelho. As Regionais de Saúde estão acompanhando o desenvolvimento das ações de prevenção junto aos municípios, com diversas pautas envolvendo a temática, como seminários, ações nas escolas, divulgação nas mídias, nos conselhos de saúde, ações de testagem, dentre outras.

Confira a programação de ações no Paraná:

3ª Regional de Ponta Grossa

São João do Triunfo – Divulgação nas mídias, redes sociais e UBS de informativos sobre o tema.

Leia Também:  Com R$ 900 milhões em caixa, Sistema de Financiamento aos Municípios atualiza gestão

5ª Regional de Guarapuava

Turvo – dia 13/12/23, à tarde, na Praça 31 de Outubro, haverá barraca para testes rápidos, distribuição de preservativo e além divulgação do autoteste de HIV.

Candói – Tenda da Saúde, na Avenida Antunes Fabrício – BR 373, nos dias 30/11 e 01/12, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Teste rápido será ofertado à população. 

Prudentópolis – Campanha Fique Sabendo com divulgação de informação. Testagem de HIV, sífilis e hepatites, na UBS Dr Geraldo de Carvalho e nas Estratégias Saúde da Família.

8ª Regional de Francisco Beltrão

Boa Esperança do Iguaçu – No dia 7 de dezembro, coleta, testes para toda a população, das 8h às 20h, na Unidade de Saúde da Família

Flor da Serra do Sul – Realização de testes rápidos de HIV, nos dias 4,5 e 6 de dezembro, das 17 às 19h, na Unidade Básica de Saúde. 

Capanema – Divulgação e realização de testes HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C nas UBSs.

15ª Regional de Maringá

Maringá – No dia 05 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Central dos Estudantes – Universidade Estadual de Maringá (UEM), a partir das 8h30, os estudantes poderão acompanhar o I Seminário de HIV/Aids – Interfaces do cuidado ampliado e as perspectivas e estratégias nacionais para a resposta global de eliminação do vírus. Nesta sexta-feira (1º), na Universidade Cesumar, bloco 6, às 8h, será realizada palestras para profissionais da área da saúde sobre o Dia Mundial contra a Aids. As inscrições deverão ser encaminhadas para:  saúde_cecaps@maringa.pr.gov.br

17ª Regional de Londrina

Londrina – 3º Simpósio de HIV – Aids no Auditório do Hospital Universitário, das 8 às 18 horas.

Rolândia – Durante todo o mês de dezembro serão feitos testes, ofertados na vigilância epidemiológica municipal, além da realização de palestras, distribuição de preservativos e materiais informativos nas maiores escolas do município para estudantes do segundo grau

21ª Regional de Telêmaco Borba

Telêmaco Borba – Testes rápidos e orientações nos dias 2 e 3 de dezembro, das 8 às 12h, na UBS do Centro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para a 2ª jornada do programa de formação da Educação

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Governador libera recursos para reforçar estruturas de segurança da região Noroeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA