NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar treina profissionais para atuarem na instalação de ligação de esgoto

Publicado em

Cerca de 30 profissionais participaram nesta quarta-feira (16) do Curso de Encanador da Sanepar em Missal, que fica na região Oeste Paraná. Os encanadores tiveram a oportunidade de aprimoramento técnico sobre instalações hidráulicas. Os participantes recebem certificado e estão aptos a fazer a ligação do esgoto.

Danielison Pinto, instrutor do curso e fiscal da Gerência de Educação Socioambiental da Sanepar, disse que o treinamento em Missal superou as expectativas. De acordo com ele, o município acolheu a empresa com a obra de quase 55 quilômetros de rede de esgoto e a participação dos profissionais de Missal, em qualidade e quantidade, surpreendeu. “Foi um dos grandes cursos de formação ou capacitação de encanadores e pedreiros que fizemos”, afirma.

O curso foi gratuito e teve o objetivo de preparar os profissionais para executarem de forma segura e correta as ligações dos imóveis dos clientes à rede pública de coleta e tratamento. Isso é fundamental para que o esgoto siga o curso adequado até o sistema de tratamento, sem causar transtornos para os moradores ou danos ambientais por uma instalação inadequada.

Danielison também ressaltou que o curso tem a grande tarefa de fazer com que, por meio da capacitação destes profissionais, a população seja beneficiada com um serviço de coleta e tratamento de esgoto adequado.

Leia Também:  Governo amplia investimentos em programas para agricultura familiar e promoção social

“O curso também trata das instalações hidráulicas e intra-sanitárias e a responsabilidade social em relação ao desenvolvimento destas atividades para a população. Também trata de como a capacitação e a realização correta das obras impactam no processo de coleta e tratamento de esgoto feito pela Companhia e também na sua carreira profissional.

O prefeito de Missal, Adilto Ferrari, destacou a importância da capacitação profissional dos moradores do município.  “Vocês estão conquistando uma qualificação, que além de ajudá-los profissionalmente no mercado de trabalho, também vai auxiliar a conscientizar a população sobre a saúde e o meio ambiente. Os moradores não vão mais precisar esgotar as fossas”, disse o prefeito aos profissionais que participaram do curso.

O conteúdo do curso abrangeu, ainda, as interligações dos imóveis ao sistema de saneamento, a verificação de níveis e de medições, instalação de caixas de passagens e de gordura e a canalização adequada da água da chuva. A importância da instalação e limpeza da caixa de água também foi abordada.

Adelar Avelino Cavalete, mais conhecido como “pedreiro Gringo”, disse que já tem 30 anos de experiência como pedreiro e que agora aprendeu como faz a ligação do encanamento das residências na rede pública. “Foi muito bom para saber como fazer encanamento na parte de fora da casa”.

Leia Também:  Após se recuperar em estrutura do Estado, gato-maracajá é solto em área de preservação

ENCONTRO COM A COMUNIDADE – Além do curso para encanadores, a Sanepar promoveu na terça-feira (15), uma reunião com os moradores da cidade para falar sobre o andamento das obras de implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto e a importância da ligação correta entre os domicílios e a rede pública, além do uso adequado das instalações hidráulicas. Durante o encontro, os moradores tiraram suas dúvidas sobre o andamento das obras.

OBRAS – O curso de encanador e a reunião comunitária fazem parte do Programa de Trabalho Social da Sanepar que segue em paralelo às obras de implantação do sistema de esgoto doméstico.

Na cidade, por meio de convênio entre Sanepar, Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, estão sendo finalizadas as obras de instalação de quase 55 quilômetros de rede coletora, duas unidades de bombeamento e cerca de 12 quilômetros de tubulações que levarão o esgoto coletado até a estação de tratamento. Para essas obras, são investidos R$ 19,44 milhões, que irão beneficiar mais de 2.500 famílias que moram na região urbana de Missal.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Saúde abre consulta pública para nova resolução de critérios da Vigilância Sanitária

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Merendeiras da rede estadual participam de capacitação sobre novas técnicas culinárias

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA