NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar realiza ações de sustentabilidade com estudantes em manancial de Bituruna

Publicado em

Duas escolas da cidade de Bituruna estão participando do Programa Sustentabilidade: da Escola ao Rio, criado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) com o objetivo de estimular a conscientização sobre a importância da água e da preservação ambiental. Entre as atividades estão a capacitação de professores, a observação crítica e a análise da água do Rio Herval, manancial da cidade, e a construção de soluções para as situações encontradas.

Nesta semana, alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Santa Bárbara fizeram coletas de água no Herval. Com o kit educativo da Sanepar, os estudantes fazem análise das coletas, considerando padrões físicos, químicos e microbiológicos em pontos diferentes de amostragem.

“Pelo programa, fazemos duas análises, em momentos diferentes, para que os estudantes percebam vários aspectos, como a influência de chuvas nos resultados das análises, por exemplo”, explica a gestora ambiental da Sanepar Luciana Garcia, que coordena as atividades em Bituruna.

Leia Também:  Ratinho Junior apresenta concessões do Paraná na Bienal das Rodovias 2024

Luciana explica que o programa, criado em 2013, relaciona conteúdos estudados nas escolas com atividades práticas essenciais para a mobilização da comunidade em prol dos mananciais e que, após as análises, os participantes também elaboram planos de ação.

“Se observarem lixo descartado incorretamente, por exemplo, os estudantes pensam em soluções práticas para a sua realidade. A escola, como um farol, leva as ideias do programa de modo amplo e envolvente para muitas outras pessoas e instituições movimentando a cidade para a questão ambiental”, afirma.

Em Bituruna, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Cívico-Militar Novo Milênio também participam do Programa Sustentabilidade.

OBRAS – As atividades integram as ações socioambientais ligadas às obras de saneamento em Bituruna. Na cidade, ocorre a ampliação da rede coletora de esgoto, com a implantação da rede para atender 1.375 imóveis nas vilas Mariana e São Vicente, o que representa quase 38% da área urbana do município.

Leia Também:  Novos membros do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais são empossados

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Governador destaca a força do agro paranaense na abertura da Expoingá

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Amep chama movimentos socais para integrar Conselho de Transporte da RMC

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA