NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar promove cursos de manutenção hidráulica a mulheres e encanadores em Maria Helena

Publicado em

A Sanepar está capacitando moradores de Maria Helena, no Noroeste do Paraná, com cursos de manutenção hidráulica. No sábado, 4 de fevereiro, o curso será exclusivo para mulheres, que vão aprender de forma simples a identificar e consertar pequenos vazamentos.

Com a formação, elas estarão preparadas para realizar pequenos reparos internos, limpeza de caixa d’água e fazer a interligação do imóvel à rede coletora de esgoto, quando a ligação estiver liberada, de acordo com os padrões técnicos exigidos pela Sanepar.

As inscrições para esse curso podem ser feitas gratuitamente, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Bom Sucesso, 408. A atividade acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com início às 9 horas.

No sábado seguinte, dia 11, o curso será destinado aos encanadores e profissionais autônomos que atuam no município. Além das informações sobre o uso racional da água, processos de tratamento de água e esgoto e de orientações socioambientais, os profissionais vão ser capacitados para verificar e identificar vazamentos nos imóveis, para fazer as instalações hidrossanitárias e receber orientações de limpeza de caixa-d’água.

Leia Também:  Receita Federal e Polícia Federal deflagram operação Folia de Batedores

Os interessados devem procurar a Secretaria de Indústria e Comércio de Maria Helena, na Avenida Paraná, 1471, para fazer a sua inscrição. O curso será ministrado na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, com início às 9 horas.

SOCIOAMBIENTAL – Desde 1999, a Sanepar promove cursos para encanadores dentro do programa de intervenção socioambiental em obras. A nova proposta, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem como objetivo incluir as mulheres, atendendo ao ODS 5, que trata da Igualdade de Gênero.

“O objetivo também é formar disseminadores de boas práticas em favor da preservação dos recursos hídricos, dos sistemas operacionais de água e esgoto, da qualidade ambiental e da saúde da população”, destaca a gestora ambiental da Sanepar, Andréa Fontes.

AGENTES COMUNITÁRIOS – A primeira turma de agentes comunitários de educação, saúde e assistência social de Maria Helena recebeu treinamento, na quinta-feira (26). Esses profissionais podem atuar como multiplicadores das informações técnicas e ambientais dos benefícios e funcionamento do sistema de esgoto sanitário da cidade.

Leia Também:  Com mais de 5 mil participantes, encerra a 1ª etapa dos Jogos de Aventura e Natureza

O conteúdo do curso está pautado no saneamento básico, abordando informações dos recursos hídricos, do esgoto, saúde, qualidade ambiental, resíduos sólidos, drenagem urbana, manejo das águas pluviais e sustentabilidade.

Outra equipe será capacitada na terça-feira (31), às 8h30, na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, na Rodovia Moacyr Loures Pacheco, 629-771.

Os cursos são gratuitos, realizados em parceria com a prefeitura de Maria Helena e serão ministrados pelos técnicos da Sanepar Andrea Fontes, gestora ambiental, e João Paulo Pansanato, tecnólogo ambiental. 

Serviço:

04/02/2023 – Curso de manutenções hidráulicas para mulheres

Horário: 9h

Local: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Rua Bom Sucesso, 408

11/02/2023 – Curso de capacitação para encanadores

Horário – 9h

Local: Escola Municipal Nossa Senhora das Graças – na Rodovia Moacyr Loures Pacheco, 629-771

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Sanepar e Tecpar entregam ao MP relatório com resultado da análise da água dos rios

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado e prefeitura investem R$ 5,5 milhões para revitalizar ruas de Apucarana

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA