NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar produziu 4,2 bilhões de litros de água e recolheu 560,8 toneladas de lixo na temporada

Publicado em

A presença da Sanepar no Verão Maior Paraná, no Litoral, ocorreu em três frentes: reforço no abastecimento de água; limpeza diária nas praias; e atividades lúdicas de educação socioambiental.

De 17 de dezembro a 26 de fevereiro, a Companhia produziu 4,2 bilhões de litros de água para abastecer moradores e veranistas nas cidades do Litoral. A média diária foi de 59 milhões de litros. O pico do consumo – de 93 milhões de litros – foi registrado no primeiro dia do ano. A data da virada do ano, que historicamente concentra o maior consumo, ocorreu sem nenhum problema de abastecimento.  

Nos dias de Carnaval a produção foi de 227 milhões de litros, 60% a mais do que a média dos dias normais. Mesmo nos dias mais quentes e de maior consumo, a Sanepar atendeu com regularidade a demanda da temporada.

O atendimento da Sanepar ao grande aumento da população nas praias foi feito com uma superestrutura pessoal e operacional. Além do reforço pessoal da equipe de trabalho, a Companhia instalou reservatórios-contêineres em áreas estratégicas dos balneários. Também foram instalados 33 geradores de energia elétrica nas estruturas de fornecimento de água e de coleta de esgoto a fim de manter a operação dos sistemas em caso de queda no fornecimento de energia.

Leia Também:  Timão retoma pré-temporada após pausa para o Natal

LIMPEZA NAS PRAIAS – Em parceria com os municípios do Litoral, a Sanepar fez a limpeza diária das praias durante a temporada. Ao longo do período foram coletadas 560,8 toneladas de lixo. Equipes terceirizadas percorriam diariamente os 48,6 quilômetros da orla de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná fazendo varrição, coleta e separação de resíduos sólidos.

O material reciclado foi destinado às associações de coletores dos municípios e o orgânico, aos aterros municipais. A limpeza das praias é feita pela Sanepar há 12 anos nas temporadas de verão.

ESTAÇÃO SANEPAR – Outra ação desenvolvida foi a Estação Sanepar. Uma van equipada para fazer atendimento comercial e, principalmente, atividades lúdicas dirigidas a crianças e adultos com foco em saneamento e sustentabilidade, percorreu as praias de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e em Morretes.

Nesse período, foram registradas 44.118 interações com o público de veranistas e moradores, que receberam brindes como squeeze infantil, funil para coleta de óleo de cozinha e um jogo ludo de ímã de geladeira. Quem baixou o aplicativo Sanepar Mobile também ganhou um para-sol para colocar no para-brisa do carro e pôde emprestar guarda-sol para ir à praia.

Leia Também:  Programa Compra Direta recebe 27 toneladas de alho apreendidas pela Receita Federal

A Sanepar também ampliou as opções de eventos para os veranistas com o Circuito de Corridas de Rua. O calendário com provas de 10 e 5 quilômetros, além das modalidades caminhada e infantil, teve corridas de rua em Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. As corridas fazem parte das comemorações dos 60 anos da Companhia.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Administração Municipal realiza entrega de caixas d’água para famílias do Município de Nova Aurora

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Estado vai estudar incorporação do Centro Universitário de União da Vitória pela Unespar

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA