NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar oferece cursos sobre a importância do saneamento em Campo Magro

Publicado em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está capacitando professores, merendeiras, pais e mães de estudantes e moradores de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, sobre a importância do saneamento, com o curso de Formação de Agentes Socioambientais. O treinamento está relacionado às obras da Companhia no município e integra as atividades prévias para a instalação e a manutenção de jardins de água e mel em escolas e numa praça da cidade.

Os jardins terão caixas com colmeias de abelha nativa sem ferrão. O trabalho refere-se também à recomposição da mata ciliar e à preservação do Rio Custódio. A criação, a importância e o cuidado com as abelhas, indispensáveis para a manutenção da vida no planeta, também fazem parte das capacitações que a Companhia deve promover na cidade.

CAPACITAÇÃO – O mais recente treinamento da Sanepar foi nesta terça-feira (12), junto à comunidade da Escola Municipal Bom Pastor, atendendo a 25 pessoas. O conteúdo foi dado de forma prática, com a visita a um meliponário local e à Barragem Passaúna. Em agosto, os participantes haviam recebido a parte teórica do treinamento.

Leia Também:  Com legislação rígida e investimento, Paraná alcança nível mais alto da qualidade do ar

Em Campo Magro, as comunidades das escolas municipais João Menegusso Filho, José Valenga e Jardim Pioneiro também participaram de capacitações em outras datas. Todas as quatro escolas receberão kits didáticos para a criação de jardins de água e mel, além de orientações para a instalação de espaço apropriado para caixa de abelha nativa sem ferrão.

“A abelha é responsável por 70% do processo de polinização que propicia o crescimento de flores, frutos e mesmo de novas árvores. As árvores fazem um processo de filtração da água e compõem a mata ciliar, essencial para a preservação dos rios e da boa qualidade da água”, explica o engenheiro ambiental contratado pela Sanepar, Filipe Xavier de Oliveira, um dos capacitadores dos treinamentos em Campo Magro.

MOBILIZAÇÃO – Além das escolas municipais, moradores de Campo Magro participam das ações socioambientais. Em agosto, foram desenvolvidas oficinas sobre compostagem e outros temas ambientais para alunos do Projeto Piá Ambiental e trabalhadores da manutenção de áreas verdes da cidade. Em novembro, a Sanepar também coordenou a supressão da vegetação exótica invasora do Rio Custódio, preparando o espaço para o jardim de água e mel da praça no Boa Vista 1, nas proximidades.

Leia Também:  Desmatamento no Paraná reduziu 42% em 2022, aponta relatório do MapBiomas

OBRAS – Em Campo Magro, a Sanepar executa obras de abastecimento público de água que vão colocar em operação sete poços na sede e assentar sete quilômetros de adutoras de água bruta, fazendo a interligando dos poços ao sistema de tratamento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Escola de Trânsito do DER/PR em Cascavel é reinaugurada após reforma

Published

on

By

A Escola Prática Educativa de Trânsito (EPET) do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) em Cascavel, na região Oeste, realizou nesta quinta-feira (03) um evento de reinauguração de sua sede, após ampla reforma.

A Mini Malha Viária onde são realizadas atividades práticas passou por revitalização com adequação das rampas de acessibilidade, inclusão de pisos podo-tátil e reforço da sinalização. Já a escola teve reformas de sala de aula, recepção, sala de apoio pedagógico, gerência, almoxarifado, cozinha, refeitório, banheiros, inclusive com construção de banheiro adaptado, além de nova pintura da estrutura.

A EPET é voltada para a promoção da educação para o trânsito, atuando principalmente com o ensino fundamental das redes pública e privada de Cascavel e municípios vizinhos, com o curso “Aprendendo e… Vivendo”, destinado a estudantes do 5º ano, na faixa etária de 9-10 anos, com aulas teóricas e atividades práticas.

Leia Também:  Sanepar completa 60 anos de história em prol da saúde e do desenvolvimento do Paraná

Ela também desenvolve projetos voltados à educação infantil, reservas indígenas, jovem no trânsito, terceira idade, pessoas com mobilidade reduzida e a capacitação de professores.

Este ano a EPET Cascavel completará 36 anos de atividades – foi fundada em 7 de agosto de 1989. Ela já atendeu 225.274 estudantes de 5º ano e 105.116 pessoas com os demais projetos, em um total de 330.390 atendimentos.

O DER/PR conta com EPETs também em Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e Londrina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA