NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar lança edital de seleção de proposta para tratamento de lodo da maior estação de água

Publicado em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou nesta segunda-feira (20) um edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para selecionar propostas de implantação, operação e manutenção de Estação de Tratamento de Lodo (ETL) na Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, em Curitiba. Todas as informações sobre este chamamento público estão publicadas neste site

A ETA Iguaçu é a mais antiga e a maior estação de tratamento da Companhia, com capacidade de 3.200 litros de água por segundo, sendo estimada a geração de 9,5 toneladas diárias de lodo (massa seca). As propostas devem contemplar soluções técnicas, econômicas e ambientais para todo o processo de tratamento de lodo, indicando obras e investimentos necessários, operação e manutenção do sistema, redução da umidade, transporte e destinação ou aproveitamento do resíduo.

Podem concorrer pessoas físicas e jurídicas, que têm prazo de 45 dias para o credenciamento. Nas etapas seguintes, a Sanepar divulgará o resultado dos que estiverem aptos a concorrer. Também está prevista uma reunião virtual, por videoconferência, com todas as empresas e pessoas cadastradas oficialmente no processo. Nesta reunião, a Sanepar apresentará o escopo do PMI de forma mais detalhada, e a sua expectativa com este chamamento público.

Leia Também:  Referência mundial, Santuário de Bandeirantes recebeu 20 mil pessoas nesta sexta-feira

Em seguida, após um período de questionamentos, os concorrentes terão o prazo de 90 dias para entregar os cadernos com as soluções técnicas e Plano de Negócios para o Sistema de Tratamento de Lodo da ETA Iguaçu. As propostas serão avaliadas por uma comissão multidisciplinar das áreas de operação, investimento, financeira, administrativa e de meio ambiente da Companhia, que irá considerar critérios de experiência prévia, abrangência da proposta, eficiência do sistema, viabilidade econômica e aspectos ambientais.

VISITA VIRTUAL Na elaboração da proposta, os concorrentes podem considerar o aproveitamento de todas as instalações existentes na planta atual da Estação de Tratamento de Lodo. Os credenciados poderão visitar virtualmente as instalações de toda a região da ETL que foi objeto de modelagem BIM (Modelagem de Informação da Construção, em português), com captura de imagens por drones e scanner3D. As áreas destinadas para as obras e ampliações estarão delimitadas nos elementos técnicos.

CONTRATAÇÃO – A partir do projeto selecionado, a Sanepar poderá abrir processo licitatório de empresa para executar a proposta, o que inclui a operação e a manutenção de toda a fase sólida da ETA, a partir da descarga de lodo dos filtros e decantadores. O autor do projeto selecionado será remunerado pela empresa que irá executá-lo. A modalidade PMI permite ainda que o próprio autor do projeto selecionado participe, direta ou indiretamente, do processo licitatório de contratação da execução.

Leia Também:  Paraná tem a maior representatividade industrial da região Sul, aponta IBGE

COMPANHIA A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que completou 60 anos em janeiro deste ano, está entre as principais empresas do setor no País. Atende 345 municípios do Paraná, além de Porto União, em Santa Catarina. O índice de atendimento com água potável é de 100% da população urbana. Quase 80% da população tem acesso à rede coletora de esgoto, que é 100% tratado.

Além de ter indicadores acima da média nacional, a Sanepar destaca-se por sua política de valorização da inovação na busca por soluções mais competitivas que tragam resultados significativos na ampliação e melhoria do atendimento, contribuindo com a saúde da população. A inovação é utilizada pela Sanepar como ferramenta de promoção de sustentabilidade, competitividade e garantia da eficiência de processos.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

R$ 77 milhões: Governo divulga resultado preliminar do Compra Direta Paraná 2025

Published

on

By

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta sexta-feira (04) a classificação preliminar da Chamada Pública do Programa Compra Direta Paraná 2025. Por meio dele serão contratados gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e hospitais filantrópicos, entre outros.

Também serão atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estes poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.

Para esta edição deverão ser contratadas 185 Associações e Cooperativas, de todas as regionais do Estado, totalizando um investimento de R$ 77 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Nos próximos 12 meses serão entregues 63 gêneros, de 10 grupos: arroz, complementos, farinhas, feijão, frutas, hortaliças, legumes, ovos, pão, polpas e sucos, totalizando 8.300 toneladas.

Leia Também:  Centrais de Relacionamento da Sanepar funcionam até as 11h30 nesta sexta-feira

Os projetos preliminares foram encaminhados a todas as organizações para conferência e eventuais ajustes, como desistência de grupos, municípios a serem atendidos e valor limite do contrato. Neste caso o grupo passa automaticamente para o próximo classificado, que deverá se manifestar sobre o interesse no fornecimento por email.

Na próxima semana deverá ser divulgada a classificação final, com início da formalização dos contratos. Estima-se que o início do fornecimento ocorra na segunda quinzena de abril.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA