NOVA AURORA

Cafelândia

Sanepar investe R$ 37,7 milhões para modernizar tratamento de esgoto em Cafelândia

Publicado em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) adotou um novo modelo de tratamento de esgoto em Cafelândia, no Oeste do Paraná, na construção da ETE Iguaçuzinho. Os investimentos foram de R$ 37,7 milhões e garantem índice de coleta de esgoto de 90,5% e 100% de tratamento.

A nova estação utiliza um tratamento moderno, com o uso de lodos ativados por reatores em batelada sequencial (SBR), que alcança alta taxa de eficiência. Neste sistema, o esgoto é tratado por bactérias degradadoras que precisam de oxigênio para decompor a matéria orgânica.

“Além de mais moderna e da alta eficiência de tratamento, a nova estação tem capacidade para tratar 63,23 litros por segundo, o suficiente para atender a uma população de 30 mil pessoas”, afirma o gerente de projetos e obras Aurio Bonilha Junior.  Atualmente, Cafelândia tem cerca de 19 mil habitantes.

Leia Também:  Prefeito de Nova Aurora tem contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado

Na obra, também foram executados cerca de 10 quilômetros de tubulação que faz o lançamento do efluente tratado até o corpo receptor. A ETE Iguaçuzinho permite a desativação das antigas estações de tratamento e bombeamento, atendendo à reivindicação da comunidade.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cafelândia

Operação Blackout: furtos de placas solares e equipamentos de usinas fotovoltaicas nas cidades de Nova Aurora e Cafelandia

Published

on

A Polícia Civil de Nova Aurora com o apoio com a equipe do Grupo de Diligências Especiais – GDE – de Toledo, realizou nesta manhã do dia 11 de julho, operação na cidade de Toledo – Operação Blackout – visando apurar a autoria de furtos de placas solares e equipamentos de usinas fotovoltaicas nas cidades de Nova Aurora e Cafelândia ao longo do último mês.

Após investigações, a equipe de Nova Aurora chegou a suspeitos na cidade de Toledo. Diante disso, o Poder Judiciário expediu mandados de busca e apreensão visando angariar maiores elementos de convicção quanto a autoria dos furtos, aos quais foi dado cumprimento na manhã de hoje.

A PCPR reforça o compromisso em apurar e coibir crimes patrimoniais na região e não medirá esforços a fim de assegurar a repreensão aos autores nos municípios onde atua.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sanepar orienta moradores sobre ligação de esgoto no município de Turvo
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA