NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar inicia vistoria de 35 mil ligações de esgoto em Ponta Grossa

Publicado em

A Sanepar inicia nesta segunda-feira (19), em Ponta Grossa, uma nova etapa de Vistorias Técnico Operacionais (VTOs) nos imóveis. Ao todo, serão verificadas 35 mil residências na cidade, ao longo de três anos. Nesta semana, a ação será direcionadas aos imóveis na região da Colônia Dona Luiza.

O trabalho tem como objetivo assegurar o bom funcionamento do serviço de coleta e tratamento de esgoto, que repercute diretamente na prevenção de doenças, na preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente.

Todos os bairros de Ponta Grossa serão abrangidos, com enfoque especial nas áreas com maior indício de ligação irregular de água de chuva na rede de esgoto, verificada por meio de refluxos e transbordamentos.

Durante a visita, os técnicos verificam se as instalações hidrossanitárias dos imóveis foram feitas de acordo com as normas da Sanepar e a legislação ambiental, orientando as adequações que forem necessárias nos pontos de lançamento do banheiro, da cozinha, da lavanderia e de pontos do imóvel onde há captação de água de chuva, como ralos.

Leia Também:  Carnaval seguro: Polícia Militar inicia operação para garantir tranquilidade no Litoral

Para os testes, são utilizados corantes à base de água. O acesso ao imóvel para a vistoria é feito mediante consentimento do morador.

Para que esteja ligado corretamente, o esgoto do imóvel precisa ser lançado na rede coletora da Sanepar e a água de chuva, na galeria pluvial. Também é necessário possuir caixa de gordura e não ter fossas ou sumidouros se houver rede coletora de esgoto disponível.

“Estando tudo de acordo, o morador receberá um certificado de regularidade do imóvel. Nos casos em que houver irregularidade, a equipe de vistoria vai orientar as adequações por meio de uma notificação, com um prazo de 30 dias para regularização e uma nova visita”, explica o gerente regional da Sanepar em Ponta Grossa, Danilo Raffo.

As vistorias serão feitas pela empresa terceirizada Engezzi Engenharia, com profissionais capacitados e fiscalizados pela Sanepar. Eles estarão uniformizados, portando crachá e identificados com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a companhia pelo telefone 0800 200 0115.

Leia Também:  Mais de R$ 108 milhões podem ser resgatados por 1,3 milhão de contribuintes do Nota Paraná

EXEMPLO – A importância desse trabalho de vistoria, desenvolvido regularmente pela Sanepar, pode ser observada no Lago de Olarias, o mais novo cartão-postal da cidade. Para que fosse possível a formação do Lago, a Sanepar somou esforços com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a despoluição do Arroio de Olarias, realizando mais de 15 mil vistorias para regularizar as ligações de esgoto dos imóveis abrangidos pela bacia do Arroio.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com apoio da Sanepar, mulheres de União da Vitória fazem sabão ecológico

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com investimento de R$ 1,2 milhão, Estado inicia recuperação da PR-492 em Tamboara

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA