NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar inaugura primeiro Jardim de Água e Mel em parceria com Colombo

Publicado em

A Escola Municipal Isolina Ceccon, em Colombo, foi a primeira do município a receber um Jardim de Água e Mel da Sanepar. A inauguração contou com a presença da comunidade escolar e colaboradores do projeto.

Os Jardins da Sanepar são equipamentos especiais de preservação ambiental instalados em cidades nas quais a Companhia realiza obras de saneamento, como Agudos do Sul, Campo Magro e Colombo, atualmente participantes do projeto dos Jardins da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba. Eles incluem caixas próprias para a criação de abelhas nativas sem ferrão em escolas municipais e outros espaços comunitários.

“Que sejam as nossas escolas uma porta aberta para a gente conscientizar os nossos alunos e a nossa comunidade. Aqui temos 30 mil alunos só na rede municipal. Sabemos que os estudantes são multiplicadores do conhecimento e essa nossa juventude pode cuidar do meio ambiente, pode estar consciente sobre os desafios do futuro”, disse o vice-prefeito e secretário de Educação de Colombo, Alcione Luiz Giaretton, que agradeceu pela parceria com a Sanepar e elogiou a escola e os participantes da iniciativa.

Leia Também:  Mais moderno e quatro vezes maior: governador inaugura novo terminal de Piraquara

A instalação de Jardins também faz parte do “Se Ligue na Rede”, programa da Sanepar sobre redes de esgoto. Outros Jardins de Água e Mel deverão ser instalados pela Sanepar em escolas e outros espaços no próximo ano. As abelhas desempenham um papel fundamental para a vida na Terra e estão ligadas a inúmeros serviços ambientais, incluindo a qualidade da água.

OBRAS – Em Colombo, a Sanepar está realizando a ampliação dos serviços de esgotamento sanitário e serviços socioambientais nos bairros Atuba, Jardim Ana Rosa II, Jardim Eldorado, Jardim Esplanada, Jardim Santa Cruz, Jardim Santa Fé, Jardim Santa Tereza e Parque Embu. O investimento é de cerca de R$ 18 milhões, com o acréscimo de mais de 4.200 novas ligações prediais de esgoto na cidade. No próximo ano, a Sanepar irá investir também em obras de abastecimento em Colombo.

PARCERIA – Além dos Jardins de Água e Mel, a Sanepar está realizando outras ações socioambientais em Colombo, como o curso gratuito de Manutenção Hidráulica para Mulheres, capacitação sobre meliponicultura para professores da rede municipal de ensino e a oficinas de Confecção de Sabão Ecológico, oferecido a merendeiras, zeladores, docentes, agentes comunitários de saúde e moradores.

Leia Também:  Prédios de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu recebem projeção de dança em agosto

Em Colombo, as ações também integram o projeto Conexão Criança Natureza, da prefeitura local, e incluíram atividades como as visitas de escolares ao Museu Planeta Água, em Curitiba, a formação de agentes socioambientais e visitas a estações de tratamento de água e de esgoto.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o secretário municipal de Meio Ambiente, José Vicente de Lima; a produtora Clotilde Zai, pelo Meliponário Doce Paraíso, parceiro local dos trabalhos; e Roselis Augusta de Oliveira Presznhuk, Wilson Dib Junior e Patrícia Mossurunga, técnicos da Sanepar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Com 140 trabalhadores, Sanepar inicia limpeza nas praias do Paraná

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Mais moderno e quatro vezes maior: governador inaugura novo terminal de Piraquara

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA